Fort Lauderdale, Florida, 17 de Junho de 2001 Ano IX  Nº 25


 

Valores Trocados!

Rev. Clói Marques Pereira Brasil

Brasileiro, pastor e professor.

"O que vos parece"? É a pergunta de Jesus sobre o fato de um homem deixar noventa e nove ovelhas reunidas, e ir em busca de uma que se extraviou. Esta pergunta a meu ver, requer reflexão de nossa parte, pois em nossa prática como líderes cristãos temos ficado junto às noventa e nove e pouca preocupação temos tido com as extraviadas. A nossa atitude ainda se torna mais grave, diante das revelações destes textos de Mateus e Lucas, que nos apresentam o Deus Pai e o Deus Filho aprovando a atitude do homem deixar as noventa e nove para ir em busca da que se perdeu. Os argumentos dessa aprovação são indiscutíveis; "o filho do homem veio buscar e salvar o perdido". ( Mateus 18:11). "E quando a encontra ( a ovelha perdida), em verdade vos digo que maior prazer sentirá por causa desta, do que pelas noventa e nove que não se extraviaram". (Mateus 18:13). "Digo-vos que, assim, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento". ( Lucas 15.7). Até quando, estaremos fazendo o contrário? Ficamos sempre cuidando de uma minoria reunida, enquanto a maioria encontra-se perdida e dispersa. Se o homem citado por Jesus, preocupou-se com uma somente, o que diremos de nós, líderes da igreja de Cristo? O que estamos fazendo para encontrarmos aquelas ovelhas que Jesus afirmava ter, mas que ainda não estavam no aprisco? ( João 10:16). O que temos feito em favor dos perdidos nos envergonha diante da pergunta de Jesus, e, continuará a nos envergonhar enquanto não tivermos o senso de valorização correta que estes textos nos apresentam. Até quando, as ovelhas reunidas exercerão a primazia de nossa atenção e desgaste? Na maioria de nossas igrejas, gastamos 99% de tempo, dinheiro e serviço com as noventa e nove que ficam, e, somente 1% com a extraviada ou desgarrada. "O que vos parece?" Sinceramente, tenho vergonha de responder esta pergunta de Jesus, pois minha prática como líder cristão prioriza as "reunidas" , enquanto o Pai e o Filho priorizam as "perdidas" de acordo com os textos em exposição. As noventa e nove reunidas, "não necessitam de arrependimento" , mas nós líderes precisamos nos arrepender de não estarmos preocupados com as perdidas e não estarmos ensinando as reunidas a respeito dessa preocupação. Por fidelidade de alguns em nosso meio, em buscar os perdidos "o júbilo no céu continua" mas, a inquietante pergunta continua: "Que vos parece?"

Integridade

Domingos Tito Sacatato E.U.A.

Angolano, evangelista e professor

 

Integridade deriva-se do latim, denotando o estado de algo com todas as suas partes intactas. Uma pessoa integra demonstra através de seus atos e palavras interessa, rectidão, imparcialidade, inocência, pureza e castidade. A citação de Génesis 2:7, esclarece que o homem foi criado do pó da terra; e o sábio Salomão, afirmou que o mesmo haveria de voltar a mesma substância de onde veio (Ec 12:7). Este homem exterior (2Co 4:16), criado do preexistente, é também um ser moral (1Co 6:13; Rm 12:1), criado de uma forma maravilhosa, como expressou o salmista (Sl 139:14). A Bíblia nos ensina que o homem foi criado a imagem e semelhança de Deus (Gn 1:26; 1Co 11:7). Adão era um ser santo, perfeito, justo e integro. A Palavra de Deus é exaustiva em informar por várias referências e inferências que o homem possuía estes atributos antes da queda (Gn 2:19-20). Com a entrada do pecado, o estado físico, social, psíquico, moral e espiritual do homem ficou baixo a condenação. Tendo sua natureza corrompida e suas relações com o Criador interrompidas imediatamente, o homem tornou-se escravo do diabo, do pecado, do mundo e de sua própria natureza (Rm 3:23; Jo 8:34). Todos os valores infundidos pelo Criador são deturpados, e este ser, que foi a coroa da criação de Deus, torna-se agora juntamente com toda a sua descendência, amante de si mesmo, avarento, presunçoso, soberbo, blasfemo, desobediente, ingrato, profano, sem afecto natural, irreconciliável, caluniador, incontinente, cruel, sem amor, traidor, obstinado, orgulhoso, mais amigo dos deleites do que amigos de Deus (2Tm 3:2-5). Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, nos vivificou, através do sacrifício do seu Filho, fazendo-nos um novo povo, zeloso de boas obras, para que ainda hoje pudéssemos exercer e viver uma vida de integridade (Tt 2:14; 1Pe 2:9).

A Transparência da Vida Cristã

Rogério da Silva FeitalPortugal

Brasileiro, pastor e missionário em Portugal.

 

Texto Áureo da Lição

“Por seus frutos os conhecereis. Porventura, colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?” (Mateus 7:16).


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: CONSAGRADO AO SENHOR — 432 da Harpa Cristã.

 

1. A Transparência Cristã Louvada por Deus

  • Através de uma vida transformada: Jo 3:3,21; Sl 1:5.
  • Através de uma vida comissionada: At 5:29; Mt 4:19; Lc 18:29,30; 9:62.
  • Através de uma vida comprometida: Tt 1:1; At 19:15; Dn 3:17,18.

2. A Transparência Cristã Evidenciada no Crente

  • Em sua posição diante de Deus: Am 3:7; Tt 3:8; 1Jo 1:7; Cl 3:1; 1Pe 2:10.

  • Em seu trabalho na Igreja: 1Pe 2:5; Ef 2:21; 4:29; Fp 4:1.

  • Em sua conversão genuína: Lc 8:35; Tt 3:3-7; Ef 4:28.

3. A Transparência Cristã Resultante da Palavra

  • Produz mudanças em nossas vidas: Jo 15:4; 4:14.
  • Produz mudanças em outras vidas: Tt 2:12,13; 2Co 3:3,4; At 11:23,24.
  • Produz mudanças na vida da igreja: 2Rs 4:9; Jo 4:29,39,4.

 

Texto da Lição:

 

Mateus 7:1-6

 15 Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.
16 Por seus frutos os conhecereis. Porventura, colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?
17 Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus.
18 Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar frutos bons.
19 Toda árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.

 
  (ARC)