Fort Lauderdale, Florida, 10 de Junho de 2001 Ano IX  Nº 24


 

Saia da Folia!

Rev. eronides DaSilva E.U.A.

Brasileiro, pastor, professor, escritor e conferencista

Muito providencial aos interesses de Momo a veiculação da campanha do Ministério da Saúde do Brasil, para a prevenção da AIDS durante o carnaval. O gingle proclama: "o meu anjo falou e o diabo concordou", numa alusão clara à promiscuidade sexual desenfreada, desde que devidamente protegida. Infelizmente até os órgão governamentais se curvam ante a perversidade dos foliões entenebrecidos pela ditadura momesca. Quem não cai na folia não está conforme a norma usual e não sabe aproveitar a vida, o que é um absurdo sem tamanho. Embriagar-se, promiscuir-se, prostituir-se e degenerar os padrões éticos é aproveitar a vida? Bem afirmou o Apóstolo Pedro em Atos 2:40 — "Salvai-vos desta geração perversa." Devemos tomar muito cuidado com as sutilezas do inimigo que tenta investir de historicidade folclórica toda a carnalidade e permissividade hedonista que paira sobre a festa carnavalesca. O vínculo com o ocultismo e com a feitiçaria, os ritmos embalados pelo Candomblé, as baianas representando as mães-de-santo e as coreografias que simulam a possessão demoníaca, bem como o grande número de Escolas de Samba que abordarão temas esotéricos são prova clara de que o carnaval não é uma simples festa popular, mas sim uma tentativa de infiltrar nas pessoas o sincretismo religioso e a veneração ao diabo. Amados jovens, igreja de Cristo, saia da folia! Não se permita a assistir desfiles nem por curiosidade. Não permita que seus filhos saiam às ruas para ver, mesmo que inocentemente, os blocos, fanfarras ou desfiles. Toda essa festa é fantasiosa e tem o objetivo claro de minimizar o satanismo e levar a igreja a subestimar o inimigo de nossas almas. Subestimar o poder de satanás é prova de que perdemos a percepção de quem é Jesus Cristo, “E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o” (Marcos 5.6-8). Vivemos um tempo no qual o diabo não tenta fazer-nos desacreditar de Jesus. Sua estratégia é nos levar a subestimar o seu poder e sua atuação no mundo, impondo à igreja um conformismo devastador e uma conivência com o mundanismo suicida. Devemos sonhar e orar pelo dia quando a igreja não precisará colocar o bloco na rua para a evangelização durante o carnaval. Devemos sonhar acordados quando a Igreja não se deixará influenciar por essa ou aquela bestial mania eclesiástica, mas levantar-se-á como um despertado gigante que fará os governos, mentores religiosos de quaisquer facções dizerem: “E eis que enchestes Jerusalém dessa vossa doutrina” (At 5:28). Devemos sonhar e orar pelo dia em que as Escolas de Samba, os Blocos, as Marchas político-religiosas não encontrarão foliões, adeptos, avenidas ou sambódromos para seus desfiles, porque o Cristo, Senhor da igreja, em resposta às nossas orações, fará os crentes declararem com onipotente autoridade: "Sai desse homem, espírito imundo"! Acabou a folia!

Dependência de Deus

Vania DaSilva E.U.A.

Brasileira, professora e diretora de Missões

 

Dependência quer dizer estar sujeito, subordinado, uma pessoa que na maioria das vezes não pode prover sua subsistência. Uma pessoa dependente do Senhor compreende três importantes fatores sobre Deus: 1º Sua soberania, 2º Sua provisão e 3º Sua filiação. Sua soberania, pois entendemos que fomos criados por Deus, o único criador daquilo que é visível e invisível ( Cl 1.16). Como criaturas somos dependentes dele pelo ar que respiramos, pela terra que vivemos, e pela vida que temos (At 17.28). Por isso ele é chamado na Bíblia de Elohim (Sl 99.1). Sua provisão, pois entendemos que todas as coisas subsistem por causa de Deus. Tudo o que temos e tudo o que somos, vem dele, do Pai das luzes, em quem não há sombra de variação (Tg 1.17). Quando dependemos de Deus, sabemos que ele tem toda a provisão para as nossas necessidades, sejam elas espirituais, materiais, emocionais, físicas ou financeiras. Por isso ele é chamado nas Escrituras de Jeová-Jiré, o Deus provedor! Sua filiação, pois entendemos que uma vez salvos, passamos do estágio de simples criaturas, para um relacionamento mais íntimo com o nosso Deus, que nos adotou por filhos através do sacrifício de Cristo Jesus (Jo 1.12). Como filhos somos submissos ao Pai e recebemos dele: amor, correção, sustento, cuidado, ensino, instrução e disciplina. Além de filhos, Deus nos reconhece ainda como discípulos, como amigos e como servos. Como discípulos somos dependentes dele em nosso aprendizado, pois o discípulo aprende do Mestre (Mt 23.8,10). Como amigos somos dependentes dele em nossa caminhada, pois todos precisamos de sua proteção, como disseram os discípulos de Emaús: “Fica conosco, porque já é tarde”. (Lc24.29). Salomão em sua época sabia dar valor ao braço amigo quando dizia: “Melhor é serem dois do que um... porque se um cair, o outro levanta” (Ec 4.9-12). Como servos somos dependentes dele em nosso serviço, pois o servo não é maior do que o seu Senhor (Jo 15.20); somos dependentes no uso de nossos talentos, pois é ele que nos dá segundo a capacidade que em nós há, a qual também é concedida por ele (Mt 25.15; 2 Co 3.5). Por isso, temos ousadia de chamá-lo de Abba Pai, pelo espírito de adoção que recebemos, para não andarmos mais em temor, mas sim em novidade de vida (Rm 8.15; 6.4).

O Padrão da Dependência Divina

Maria Aparecida Ghigliotty E.U.A.

Brasileira, professora e seminarista

 

Texto Áureo da Lição

"Porque aquele que pede recebe; e o que busca encontra; e, ao que bate, se abre" (Mateus 7.8). 


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: COM TUA MÃO SEGURA — 33 da Harpa Cristã.

 

1. Estratégias da Dependência Divina

  • Pedindo com confiança: Is 59:1; Mt 7:11; 21:22; 1Jo 3:21,22.
  • Buscando com perseverança: Nm 32:11,12; Jr 29:13: Mt 7:8b; Ef 6:18.
  • Batendo com paciência: Sl 31:24; 40:1; Mt 7:8c; Fp 4:6.

2. Abrangência da Dependência Divina

  • Todos os aspectos da vida secular: Mt 6:25; 9:21; 1Tm 6:17; Tg 4:13-15.

  • O núcleo familiar: Mc 9:17, 21-24; At 10:2,24,44; 16:31; Sl 37:5.

  • Os constantes desafios ministeriais: 2Tm 1:7-12; 2:14,15; 1Pe 5:1,4,6,7.

3. Resultados da Dependência Divina

  • Conhecimento da sua vontade: Jó 19:25; 42:2; 1Co 2:7-13.
  • Maturidade espiritual: Ef 4:14; 1Co 13:11; At 21:13; 2Tm 1:12b.
  • Esperança nas suas promessas: Sl 145:18,19; Hb 10:23,35-37; 11:27.

 

Texto da Lição:

 

Mateus 7:1-6

 7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. 8 Porque aquele que pede recebe; e o que busca encontra; e, ao que bate, se abre. 9 E qual dentre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra?
10 E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? 11 Se, vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? 12 Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.

 
  (ARC)