Fort Lauderdale, Florida, 24 de Junho de 2001 Ano IX  Nº 26


 

Na Tranquilidade Está a Vossa Força

Prof. Marcos de Almeida Brasil

Brasileiro, conferencista e professor.

Num mundo de agitação, pensar em sossego parece algo distante. Estamos mais expostos à vida exterior do que a vida interior. O ritmo do dia-a-dia parece não deixar que olhemos para dentro de nós. Como cristão devemos saber que é no interior da pessoa que se encontra a tranquilidade, pois ali habita o Espírito Santo. Perceba o mar, em sua superfície ele é agitado, com ondas, ventos fortes, enfim, sempre com certa turbulência. No entanto, há tranquilidade em seu interior, nas profundezas há calmaria, certeza de que tudo permanece ali. Em Lucas 10:38-42, temos a história de Marta e Maria. Aqui, Jesus é convidado a entrar na intimidade de sua casa e passa a ensinar, e Maria se assenta ao seus pés. Marta, agitada, preocupada com as atividades, deixa passar esse momento tão especial, único. Não há nada de errado em ser ocupado. Exteriormente podemos estar em ação, realizando as atividades, mas interiormente nunca deveríamos abrir mão de estar em comunhão com Deus. A questão é quando a ocupação rouba o cristão de estar aos pés do verdadeiro equilíbrio da vida, o Senhor Jesus. É por isso que Maria escolheu a melhor parte. No exterior podemos ser como Marta, mas no interior devemos ser como Maria. Os problemas acontecem quando a agitação do exterior penetra no interior e perdemos de ouvir a voz do nosso Jesus. Quantas pessoas estão perdendo o controle de suas vidas porque se esqueceram desse princípio tão simples. É nesse ponto que se ouve a seguinte declaração: "Jesus não se importa mais comigo, faço tudo e Ele não vê, não percebe!" Essas pessoas estão sempre se sentindo fracas para continuar a caminhada cristã. Marta havia saído do equilíbrio, e estava agitada demais. A parte que Maria escolheu, a de receber vida, nunca mais lhe seria tirada. "Para progredir na vida cristã, faça sempre exercícios espirituais. “Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa” (1Timóteo 4:8) Quando aprendermos que é a vida interior que deve influenciar nossa vida exterior, então todos os acontecimentos exteriores não nos abalarão mais, teremos certeza de que estamos no caminho certo e a tranquilidade será a força que nos mantém firmes. Por isso, cultive uma vida interior saudável — "Tu, porém, quando orares a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que te vê em secreto, te recompensará." (Mateus 6:6). Por isso, adquira a atitude de sossegar aos pés da Palavra Escrita e Orar sempre à Palavra Viva.

Reino de Deus

Neusa Rocha E.U.A.

Brasileira, seminarista e professora.

 

O próprio Jesus, antecedido por João Batista, proclamaram o âmago do que concerne ao Reino de Deus. A vinda de Jesus veio anunciar o Reino de Deus (Mc 1.38), veio cumprir (Mt 5.17); veio buscar e salvar os perdidos (Lc 19.10); veio servir e dar a sua vida como resgate de muitos (Mc 10.45). A condição necessária e fundamental para se entrar no Reino de Deus é arrepender-se e crer no evangelho (Mc 1.15); é a pregação do evangelho que produz a convicção do pecado, da justiça e do juízo no homem (Jo 16.8-11). No entanto, a permanência no Reino implica na humildade (Mt 5.3), no serviço amoroso (Mt 25.34), na perseverança (Lc 9.62), num real novo nascimento em Cristo (Jo 3.3), no sofrimento (At 14.22), na fé e no amor (Tg 2.5). Uma evidência máxima de que uma pessoa está vivendo o Reino de Deus é viver uma vida de justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Rm 14.17). O Reino de Deus compõe-se tanto de seu aspecto presente como futuro. Há uma realidade no presente (Lc 18.16,17; Cl 1.13; Hb 12.28), e haverá uma manifestação futura — a vinda de Jesus para julgar o mundo (Mt 24.30; Lc 21.27; Ap 29.11-20). Mas em todo o tempo, passado , presente ou futuro, este Reino converge para a pessoa de Jesus Cristo. Pertencer ao Reino de Deus significa desfrutar de todas as suas bênçãos, com a condição de um esforço sincero e constante, um combate de fé aliada a uma obstinada vontade de resistir ao príncipe deste século (Satanás), ao pecado e à carnalidade imposta pela atual sociedade. Mas o Senhor deu ao homem duas alternativas, o que chamamos de livre arbítrio — o Reino de Deus ou o Reino das trevas. "Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela." (Mt 7.13).

Como Tomar Posse do Reino de Deus

Manuela BarrosE.U.A.

Brasileira, professora e Diretora de Evangelismo.

 

Texto Áureo da Lição

"Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela" (Mt 7.13).


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: OS GUERREIROS SE PREPARAM — 212 da Harpa Cristã.

 

1. A Entrada do Reino

  • Em uma nova direção: Ef 4:15,20; Fp 3:16,17; Hb 10:20; 1 Co 3:16.
  • Em uma nova orientação: 2 Co 5:17; Ef 4:28,29; I Tm 1:12,13; Rm 6:17.
  • Em uma nova dimensão: Lc 12:29-31; Rm 6:4; At 20:24; Fp 3:7-9.

2. A Permanência no Reino

  • No caminho estreito: Mt 7:14; 2 Co 6:4-7; Dn 3:14-18; Jo 10:9.
  • No caminho largo: Mt 7:13; 1 Sm 2:15,22; Lc 15:12,13.

  • No caminho passageiro: Tg 4:14; Mt 25:11:13; Mq 2:11a; Jz 21:25.

3. O Alicerce do Reino

  • Um alicerce firme: Hb 6:17-19; Ef 2:20-22; 2Ts 2:2.
  • Um alicerce seguro: Sl 27:1,5; 37:3-5; Hb 12:28; Sl 91:4-7; Pv 18:10.
  • Um alicerce eterno: 2 Co 5:1; Is 26:4; Sl 145:13.

 

Texto da Lição:

MT 7:13,14,21-29

 13 Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; 14 E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
22 Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? 23 E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. 24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. 25 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
26 E aquele que ouve estas minhas palavras e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.
27 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda. 28 E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina, 29 porquanto os ensinava com autoridade e não como os escribas.
 
  (ARC)