Fort Lauderdale, Flórida, 13 de Junho de 2004 Ano XII  Lição Nº 24


 

Nossos Desviados!

Rev. Ricardo César Brasil

Brasileiro, pastor, professor e articulista.

Eu de muito boa vontade gastarei e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado." (Coríntios 12.15). O princípio do mundo é alegrar-se com a queda do outro, mas o caráter de Cristo, em nós, naturalmente deve nos incomodar a restaurar o nosso irmão, sempre que ele cair. Por isso, um cristão maduro jamais deve agir precipitadamente, sob pena de faze-lo por si só, e não pelo Espírito Santo. Seja qual for o motivo da queda, nosso primeiro passo não deve ser confrontar ou desprezar quem caiu, ou pior, fazer de conta que não é conosco. Não há nada mais anti-cristão do que a indiferença. Todo crente é também um restaurador! Restaurar vidas caídas é lutar pelo que acreditamos pertencer a Deus. É zelo e amor pelo que Ele mesmo separou para Si. É jamais olhar um "irmão pecador" como se ele não fosse mais irmão; é enxergá-lo como um irmão que precisa deixar o pecado. Só nos pautando pelo amor divino podemos ajudá-lo a render-se à força do arrependimento para que prove do perdão do Senhor, que é capaz de anular qualquer peso do pecado. Não podemos trocar a oportunidade de ser bênção, pela comodidade de viver falhando. No "Corpo de Cristo", falha quem não faz nada! Jesus não nos chamou para Si com o propósito de nos dar o Céu e esperá-lo em estado de "eterna férias espirituais", mas para vivermos como, de fato, espirituais, refletindo o Seu caráter. É bom "lembrar" das nossas falhas pessoais, e da forma como Jesus nos tratou, apesar delas. Ele tem nos perdoado diariamente, muitos pecados que somente Ele e nós conhecemos. Pense nisso antes de se posicionar diante de um irmão temporariamente desviado! Se estamos de pé, é por pura misericórdia; se conseguimos andar, é unicamente movidos por Deus. Além do Espírito Santo, não há nada em nós que nos firme! Sem Ele, somos como papel sujo, mesmo que de seda, somos seda suja. Quem somos nós, para olhar o caído como uma caso perdido? A vida Cristã é uma semeadura constante: semeamos a Palavra, que gera Vida, que brota nos corações dos que são dele. Daí para frente, nos tornamos como que "jardineiros" uns dos outros, do Seu Jardim (a Igreja), para cuidarmos das plantinhas que nascem da Boa Semente.  Enquanto "jardineiro", cuide dedicadamente do jardim (Igreja) como um todo. O alvo da nossa caminhada é a santificação, tanto pessoal como coletiva. Deus não descarta ninguém que antes tenha resgatado. Nosso papel é confiar, insistir, persistir, suportar, e até brigar, se for preciso, pelos nossos fracos na fé, pelos nossos desviados, dentro ou fora da congregação!

Divórcio

Mbaxi Cabral Estados Unidos

Angolano, músico e seminarista.

Palavra proveniente do latim “Divortiu”, que significa dissolução legal do casamento. As palavras sinônimas tais como separação, desunião, desavença e desinteligência, expressam o ato de divorcio em diferentes hábitos. A Bíblia Sagrada no Velho Testamento relata situações na qual o divorcio é aceitável: 1) Acusação falsa de infidelidade por parte de um dos cônjuges (Dt 22.13-19); 2) fornicação (Dt 22.28,29); 3) adultério; 4) bestialidade e 5) agressão física. Como seres humanos sempre existem  desentendimentos entre duas pessoas que vivem juntas por diferentes razões: mentalidade, ponto de vista, caráter diferente. Mas mesmo assim, o divorcio não é a solução para resolver qualquer tipo de problema entre os casados, muito pelo contrário, é a ultima opção. O Novo Testamento aborda um fato muito importante, em que JESUS ensina que o único motivo que permite a separação entre cônjuges é o adultério. Qualquer pessoa que separa-se do seu cônjuge por outra qualquer razão e junta-se com outra pessoa, ou casa-se com ela, está vivendo em adultério (Mt 5.32, Mc 10.2-12; 1 Co 7.2). É importante salientar que Jesus vai mais a fundo em suas palavras Mt 5.28 - “Eu porém, vos digo que qualquer numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela”. Por este motivo, quando Deus dá as tábuas da lei a Moisés no monte Sinai, Ele ordenou que não cobiça-se a mulher do seu esposo (Ex 20:17). Em síntese, Deus em sua lei moral dada a Moisés nos mostra sua santidade, pela severidade da lei que dizia que se alguma mulher fosse encontrada adulterando seria apedrejada. (Jo 8:3).

O DIVÓRCIO À LUZ DA BÍBLIA

Rev. Eronides DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, pastor, conferencista, professor e escritor.

Texto Áureo da Lição

“Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem”.  (Mt 19.6)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: COM TUA MÃO SEGURA, 33 da Harpa Cristã.

 

1. O CONCEITO DO DIVÓRCIO  NAS ESCRITURAS
No Antigo Testamento: Dt 24:1; Mt 19:8.
Nos Evangelhos: Mt 19:6; 5:32.
 Nas Epístolas: Rm 7:1-3; 1Co 7:10,12,13.
2. AS EXCESSÕES DO DIVÓRCIO NAS ESCRITURAS
Por defamação moral: Dt 22:13-19.
Por violação física: Ex 22:16,17; Dt 22:28-30; 1 Co 7.15.
 Por infidelidade matrimonial: Lv 20:10; Mt 19.9.
3. AS SEQÜELAS DO divórcio NAS ESCRITURAS
Traumas nos conjuges: Gn 38.13-18
Frustrações dos filhos: 2 Sm 13.11
Deterioração da família: 1 Rs 11.4

 

Texto da Lição

 

Mateus 19.3-12

  3 Então, chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?
4 Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que, no princípio, o Criador os fez macho e fêmea
5 e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher, e serão dois numa só carne?
6 Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem.
7 Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio e repudiá-la?
8 Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza do vosso coração, vos permitiu repudiar vossa mulher; mas, ao princípio, não foi assim.
9 Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.
10 Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar.
11 Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido.
12 Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos por causa do Reino dos
céus. Quem pode receber isso, que o receba.
(ARC)