Fort Lauderdale, Flórida, 20 de Junho de 2004 Ano XII  Lição Nº 25


 

Bênçãos Advindas da Angústia

Paulo Roberto Barbosa   Brasil

Brasileiro, pastor, articulista e presidente doMinistério Refletir.

 

Eu, porém, cantarei a tua força; pela  manhã  louvarei  com alegria a tua benignidade, porquanto tens sido para mim  uma fortaleza, e refúgio  no  dia  da  minha  angústia”. (Salmos 59:16). Conta-se a estória de um pequeno pássaro que foi incapaz  de aprender a melodia  que  seu  mestre  esperava  ansioso  que cantasse enquanto sua gaiola estava exposta  à  luz.  Muitas coisas atraíam a sua atenção. Ele podia ouvir muitas  vozes. Ele escutava uma nota que vinha daqui, outra  que  vinha  de lá, até que fez uma grande mistura dos sons  que  vinham  do pomar junto à casa. O mestre, então, cobriu sua  gaiola  por inteiro, deixando-o em completa escuridão. Foi assim, então, sozinho e no escuro, que ele pôde ouvir atentamente a canção que seu mestre tentava lhe  ensinar.  Quando  a  gaiola  foi novamente descoberto, o pequeno pássaro continuou  a  cantar de maneira graciosa aquela canção, para regozijo do  coração de seu mestre e de todos que, ao passar, podiam escutá-lo. Aprendemos na escola da aflição mais lições que em  qualquer outro  lugar.  De  alguma  maneira,  na  solidão    e    nos sofrimentos, Deus encontra uma forma de nos  ensinar  muitas coisas que nós, ao que parece, somos incapazes  de  aprender fora deles. Jesus, nosso Mestre, tem nos concedido a oportunidade de uma vida  feliz  e  abundante.  Ele  nos  oferece    todos    os ingredientes para que isso seja real e  duradouro  em  nossa caminhada. Mas,   muitas  vezes, deixamo-nos  ofuscar  pelas tentações deste mundo que distraem nossa atenção  e  impedem que sejamos uma bênção para o Senhor e para todos ao redor.

Culto

Pedro Marques Pereira  Estados Unidos

Português, professor, Diretor da Sonotécnica e membro da Diretoria.

 

Homenagem, veneração ou adoração que se presta à divindade – esta é a definição que se encontra descrita em qualquer dicionário curricular ou inclusive na Enciclopédia Bíblica (Dicionário Universal da Língua Portuguesa; Pequena Enciclopédia Bíblica – Orlando Boyer). Entretanto, no “dicionário dos crentes” a palavra culto tem mais do que este sentido! Esta palavra expressa a reunião no santuário, no templo, na congregação ou mesmo debaixo da árvore dos crentes, aqueles que acreditam na existência de um Deus Todo-Poderoso, o criador de todas as coisas, sejam elas materiais ou espirituais (Cl 1.16), aquele que transformou as nossas vidas, através do sangue de Jesus cristo vertido na cruz do calvário, onde obtivemos o passaporte da nossa salvação através do seu sacrifício vicário (Hb 10.10). É nesse culto onde se reúnem os santos de Jeová que O adoramos, louvamos e exaltamos, agradecemos (Jd 25) e nos rendemos a seus pés por todas as maravilhas, milagres e livramentos com que Ele nos tem presenteado nesta nossa curta existência (Tg 4.14). Foi com esse propósito que nós humanos fomos criados, para O cultuarmos (Ef 1.11,12), entretanto o ser humano através da história tem demonstrado a tendência de se esquecer do seu criador, e dar mais importância à criatura (Gn 11.4). Os valores da sociedade atual passam pela glória, exaltação e prepotência humana! Deus tem sido relegado para um 2º plano, e isto, infelizmente não tem acontecido somente fora da Igreja como por vezes dentro das próprias instituições eclesiásticas. Os  cultos passaram de um momento de louvor e adoração a Deus, para serem uma passarela de desfiles, e feira de vaidades!  “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu o ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” (II Cr 7.14), estas foram as palavras de Deus - El Shadai para Salomão na inauguração do Templo, ou seja, Deus pede que o louvemos com os nossos lábios, palavras, atos e pensamentos, e que ao fazermos Ele – Jeová-Jiré cuidará do restante (Mt 6.33).

A IMPORTÂNCIA DO CULTO DOMÉSTICO

Vânia DaSilva Estados Unidos

Brasileira, missionária, professora e Secretária da Igreja.

 

Texto Áureo da Lição

 Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.  (Provérbios 22. 6)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: GLORIOSA PAZ, número 178 da Harpa Cristã.

 

1.  IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOS VALORES
Valores morais: Gn 39.9; Jó 1.5; Rm 6.4. Cl 3.1
Valores eclesiásticos: Ec 5.1; 1 Sm 1.21; Cl 3.1
Valores espirituais: Pv 22.6; Gn 18.19; 2 Tm 1.5
2. IMPORTÂNCIA NA UTILIZAÇÃO DOS TALENTOS
No louvor à Deus: Sl 98.1; 2 Sm 22.4; 1 Sm 16.23
No serviço ao Senhor: Js 24.15; 1 Sm 3.1; At 21.8,9
 No ensino das Escrituras: Dt 6.1; 1 Tm 3.15; Pv 1.8
3. IMPORTÂNCIA NA UNIDADE DA FAMÍLIA
Refletida pelo exemplo: 2 Cr 26.4; At 16.1,2; 1 Tm 4.12
Refletida pela obediência: Et 2.20; 1 Sm 2.25; Hb 11.7
Refletida pelo relacionamento: Gn 26.18; 37.3,4; 45.22-28

   

Texto da Lição:

Salmos 78.1-8



1 Escutai a minha lei, povo meu; inclinai os ouvidos às palavras da minha boca.
2 Abrirei a boca numa parábola; proporei enigmas da antiguidade,
3 os quais temos ouvido e sabido, e nossos pais no-los têm contado.
4 Não os encobriremos aos seus filhos, mostrando à geração futura os louvores do SENHOR, assim como a sua força e as maravilhas que fez.
5 Porque ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e pôs uma lei em Israel, e ordenou aos nossos pais que a fizessem conhecer a seus filhos,
6 para que a geração vindoura a soubesse, e os filhos que nascessem se levantassem e a contassem a seus filhos;
7 para que pusessem em Deus a sua esperança e se não esquecessem das obras de Deus, mas guardassem os seus mandamentos
8 e não fossem como seus pais, geração contumaz e rebelde, geração que não regeu o seu coração, e cujo espírito não foi fiel para com Deus.


(ARC)