Fort Lauderdale, Flórida, 10 de Novembro de 2002 Ano X  Lição Nº 45


 

Um Incidente que Quase Gerou morte

Rev. Eronides DaSilva USA

Brasileiro, pastor, professor e conferencista.

Trezentos anos de perseguição, motim, segregação, terminou com a maligna estratégia orquestrada pelo bispado de Flavius Valerius Aurelius Constantinus! Tentando recuperar o império dividido e perdido de Roma, oferece uma grande porta para amenizar o sofrimento da Igreja! Durante os sangrentos, porém áureos dias da Igreja Primitiva sobre a terra, confessa Tertuliano: somos apenas de ontem, e já deixamos os vossos templos pagãos e sinagogas vazias. Que afirmação, aleluia! Apóstolos, doutores, profetas, evangelistas e pastores nasciam a cada dia nos horrendos guetos da Macedônia e nos sepulcros vivos das catacumbas romanas — era a Igreja santa, separada do Estado, do intelectualismo vão, da confissão positiva, da quarta dimensão negociada, do mundanismo corruptor, dos aputrefados e vis costumes, da super fé, da prosperidade interesseira, da política partidária eclesiástica e do anelo pela ignóbil fama! Com um toque ecumênico, Constantino fez soar os sinos pacifistas dos campanários, dizendo: a igreja do Deus Vivo não sofrerá mais fome, humilhação, segregação e perseguição! Pelo contrário, será hóspede de sua Corte, assentar‑se‑á nos congressos, comporá as colunas dos representantes legais dos Fóruns e dos abomináveis secretariados romanos! A Noiva do Cordeiro trocou suas vestes brancas por um enegrecido manto de uma virgindade traída! Que maldita armadilha! Que falta fazia as graves cartas Paulinas; que falta, por certo fez, nas noites sombrias das masmorras da Babilônia mariolátrica, as deprecações de Pedro; que falta de um grito de alerta! Somos historicamente conscientes que a chamada divina é feita a homens, e não a um sistema eclesiástico qualquer. Deste naufrágio doloroso, somente foram resgatados os escombros da Igreja nos idos de 1750! Por longos quatorze séculos as cinzas da Igreja ficaram inertes nos altares de um fétido sistema, de uma Igreja Estado, chamada pela Bíblia de morada de demônios E ouvi uma outra voz do céu que dizia: sai dela, povo meu, para que não sejas participantes dos seus pecados (Ap 18.4)! Sim, não há união entre Deus e Baal; entre o material e o espiritual; entre a Igreja e o Estado!

 

Isaque

Pedro Marques Pereira USA

Português,  seminarista e diretor da sonotécnica.

O seu nome significa riso, porque Sara, sua mãe, sorriu quando o anjo anunciou a Abraão sobre seu nascimento. A promessa do nascimento de Isaque levou 25 anos a ser cumprida; Abraão tinha 100 anos de idade e Sara 90 anos (Gn 21.5). Isaque é o filho da promessa que Deus fez a Abraão, da nação que sairia de seus lombos - "Far-te-ei uma grande nação" (Gn 12.2). Isaque casou aos 40 anos com Rebeca, e dela teve 2 filhos gêmeos, Esaú e Jacó, depois de muito orar ao Senhor, pois ela era estéril (Gn 25.21). Este último enganou a seu pai e comprou a primogenitura ao seu irmão e dele descendem as 12 tribos de Israel. Isaque tinha como ocupação a de cavar poços e viveu até aos 180 anos. Durante o período de fome, Isaque se refugiou em Gerar, com o Rei Abimeleque. Ele cometeu o mesmo erro que seu pai Abraão quando esteve no Egito, dizendo que sua esposa era sua irmã (Gn 26.7). Isaque também é um tipo de Jesus. Ele é um dos personagens ou figuras do Velho Testamento que prediz ou aponta para a vinda, ministério, morte e ressurreição de Cristo, o Salvador. Quando Deus manda Abraão sacrificar Isaque em holocausto no monte Moriá, isto apontava para a obra da redenção que iria ser realizada na cruz do Calvário por Jesus. Isaque ao perguntar a seu pai pelo cordeiro, Abraão responde: "Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto" (Gn 22.8).

A RECOMPENSA DA FÉ

Dorcas Copque Estados Unidos

Brasileira, professora e secretaria de Missões.

Texto Áureo da Lição

E creu ele no Senhor, e foi-lhe imputado isto por justiça.  (Gênesis 15.6)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: BEM-AVENTURANÇA DO CRENTE 126 da Harpa Cristã.

 

1. A necessidade da fé na vida cristã  
Para agradar ao Criador: Rm 8.8; Sl 147.11; Rm 5.1; Hb 11.6-8
Para fortalecimento espiritual: Ef 6.10; 1Co 16.13; Rm 10.17; Lc 17.5
Para firmeza na caminhada: 1Co 10.12; Rm 11.20; 2Co 1.24; 5.7
2. Guardando a fé
Crendo em Deus: Gl 2.16; Rm 4.3; Mc 11.22; Gn 15.6
Confiando no seu poder: 2 Tm 4.7; 1 Jo 5.4; Jd 1.3
 Esperando em suas promessas: Hb 6.18,19; 11.1; Rm 4.18-20
3. A fé que tráz segurança
Segurança de sua proteção: Rm 8.38,39; 1 Tm 1.18,19; 1 Ts 1.6-11; Mc 11.21-24
Segurança de sua fidelidade: Sl 119.90; Lm 3. 22,23; Rm 4.16
Segurança de salvação: At 15.11 ; Rm 5.2; 8.16

Texto da Lição:

Gênesis 15.1-15

 Gn 15.1 Depois destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão. 2 Então, disse Abrão: Senhor JEOVÁ, que me hás de dar? Pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer. 3 Disse mais Abrão: Eis que me não tens dado semente, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro.    4 E eis que veio a palavra do SENHOR a ele, dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de ti será gerado, esse será o teu herdeiro. 5 Então, o levou fora e disse: Olha, agora, para os céus e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua semente. 6 E creu ele no SENHOR, e foi-lhe imputado isto por justiça.
7 Disse-lhe mais: Eu sou o SENHOR, que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te a ti esta terra, para a herdares. 8 E disse ele: Senhor JEOVÁ, como saberei que hei de herdá-la? 9 E disse-lhe: Toma-me uma bezerra de três anos, e uma cabra de três anos, e um carneiro de três anos, e uma rola, e um pombinho. 10 E trouxe-lhe todos estes, e partiu-os pelo meio, e pôs cada parte deles em frente da outra; mas as aves não partiu.
11 E as aves desciam sobre os cadáveres; Abrão, porém, as enxotava. 12 E, pondo-se o sol, um profundo sono caiu sobre Abrão; e eis que grande espanto e grande escuridão caíram sobre ele.
13 Então, disse a Abrão: Saibas, decerto, que peregrina será a tua semente em terra que não é sua; e servi-los-á e afligi-la-ão quatrocentos anos. 14 Mas também eu julgarei a gente à qual servirão, e depois sairão com grande fazenda. 15 E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado.

(ARC)