Fort Lauderdale, Flórida, 3 de Novembro de 2002 Ano X  Lição Nº 44


 

Um Incidente que Quase Gerou morte

Rev. Eronides DaSilva USA

Brasileiro, pastor, professor e conferencista.

Trezentos anos de perseguição, motim, segregação, terminou com a maligna estratégia orquestrada pelo bispado de Flavius Valerius Aurelius Constantinus! Tentando recuperar o império dividido e perdido de Roma, oferece uma grande porta para amenizar o sofrimento da Igreja! Durante os sangrentos, porém áureos dias da Igreja Primitiva sobre a terra, confessa Tertuliano: somos apenas de ontem, e já deixamos os vossos templos pagãos e sinagogas vazias. Que afirmação, aleluia! Apóstolos, doutores, profetas, evangelistas e pastores nasciam a cada dia nos horrendos guetos da Macedônia e nos sepulcros vivos das catacumbas romanas — era a Igreja santa, separada do Estado, do intelectualismo vão, da confissão positiva, da quarta dimensão negociada, do mundanismo corruptor, dos aputrefados e vis costumes, da super fé, da prosperidade interesseira, da política partidária eclesiástica e do anelo pela ignóbil fama! Com um toque ecumênico, Constantino fez soar os sinos pacifistas dos campanários, dizendo: a igreja do Deus Vivo não sofrerá mais fome, humilhação, segregação e perseguição! Pelo contrário, será hóspede de sua Corte, assentar‑se‑á nos congressos, comporá as colunas dos representantes legais dos Fóruns e dos abomináveis secretariados romanos! A Noiva do Cordeiro trocou suas vestes brancas por um enegrecido manto de uma virgindade traída! Que maldita armadilha! Que falta fazia as graves cartas Paulinas; que falta, por certo fez, nas noites sombrias das masmorras da Babilônia mariolátrica, as deprecações de Pedro; que falta de um grito de alerta! Somos historicamente conscientes que a chamada divina é feita a homens, e não a um sistema eclesiástico qualquer. Deste naufrágio doloroso, somente foram resgatados os escombros da Igreja nos idos de 1750! Por longos quatorze séculos as cinzas da Igreja ficaram inertes nos altares de um fétido sistema, de uma Igreja Estado, chamada pela Bíblia de morada de demônios E ouvi uma outra voz do céu que dizia: sai dela, povo meu, para que não sejas participantes dos seus pecados (Ap 18.4)! Sim, não há união entre Deus e Baal; entre o material e o espiritual; entre a Igreja e o Estado!

 

Melquisedeque

Paulo Renato Alves USA

Brasileiro,  presbítero, professor e membro da diretoria.

O nome em hebraico significa rei de justiça. Este era rei de Salém, o nome antigo de Jerusalém. Não se sabe muitos detalhes a respeito da pessoa de Melquisedeque, pois até  mesmo a Bíblia não fornece tantas informações, mas se pode extrair deste enigmático rei e sacerdote do Deus altíssimo, um tipo prefigurado da pessoa de Jesus. Melquisedeque um rei e sacerdote sem genealogia, não tinha princípio de dias nem fim de vida, sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre (Hb7:3). Esse sacerdote que provavelmente era descendente de Cão, por ser rei em Salém, cidade dos jebuseus, conquistada por Davi é considerado e recebe o título de rei, exercendo um sacerdócio totalmente independente, que segundo as leis sacerdotais deveria ser da tribo de Levi. Um selemita que, nas escrituras sagradas, não há registro da sua família, de onde veio e qual foi o seu fim. Jesus é descrito como sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque. Um ponto particular que a carta aos Hebreus refere, é da ampla relação da pessoa de Melquisedeque e a da pessoa de Cristo: cada um deles era sacerdote, não segundo a ordem levítica, tendo superioridade sobre o patriarca Abraão; considerado como rei de paz e justiça. Abraão reconhecendo este ofício ligado a pessoa de Melquisedeque, prestou a homenagem de lhe entregar o dízimo dos despojos, e este o abençoou (Hb7:6). A  pessoa e ministério de Melquisedeque se caracterizam pela justiça e pela paz. Igualmente em Cristo, mais de modo perfeito, ele permanece sacerdote para sempre (Hb7:3b).

A LIÇÃO DE MELQUISEDEQUE

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira, missionária, professora e secretaria da Igreja.

Texto Áureo da Lição

E sendo ele consumado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem, chamado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.  (Hebreus 5.8,9)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: MEU TESTEMUNHO 87 da Harpa Cristã.

 

1. Melquisedeque — prefigura a genealogia de Cristo  
No mistério de sua encarnação: Gl 4.4,5; Jo 1.14; Lc 1.31-33.
No poder de sua morte: Hb 9,13,14; Fp 2.7,8; Jo 10.17,18
Na glória de sua ressurreição: At 2.24,27; Jo 20.17
2. Melquisedeque — prefigura o sacerdócio de Cristo
Morreu para perdoar: Lc 5.14; Hb 7.26,27; 2Co 5.21.
Ressuscitou para abençoar: Hb 4.14-16; 1Co 15.20,22; Lc 24.30-33.
 Vive para interceder: Hb 7.25; 5.10; Rm 8.34.
3. Melquisedeque — prefigura o reinado de Cristo
Um reino eterno: Sl 145.13; Dn 7.27; 2.44; Hb 1.8.
Um reino inabalável: Hb 12.28; Sl 46.4,5; Mt 16.18.
Um reino conquistador: Ap 5.9; 11.15; Sl 103.19; Jo 18.36.

Texto da Lição:

Gênesis 14:18-24; Hebreus 7.1-6,24,25

 Gn 14.18 E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e este era sacerdote do Deus Altíssimo.
19 E abençoou-o e disse: Bendito seja Abrão do Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;
20 e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E deu-lhe o dízimo de tudo. 21 E o rei de Sodoma disse a Abrão: Dá-me a mim as almas e a fazenda toma para ti. 22 Abrão, porém, disse ao rei de Sodoma: Levantei minha mão ao SENHOR, o Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra, 23 e juro que, desde um fio até à correia dum sapato, não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu; para que não digas: Eu enriqueci a Abrão; 24 salvo tão-somente o que os jovens comeram e a parte que toca aos varões que comigo foram, Aner, Escol e Manre; estes que tomem a sua parte.

 Hb 7.1 Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou; 2 a quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça e depois também rei de Salém, que é rei de paz; 3 sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas, sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.
4 Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos.
5 E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham descendido de Abraão.
6 Mas aquele cuja genealogia não é contada entre eles tomou dízimos de Abraão e abençoou o que tinha as promessas. 24 mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo. 25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
(ARC)