Fort Lauderdale, Florida, 22 de Julho de 2001 Ano IX  Nº 30


 

Quando o Dinheiro é Pouco!

Rev. Hernandes Dias Lopes Brasil

Brasileiro, pastor na Primeira Igreja Presbiteriana

porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui."  Não é fácil lidar com o dinheiro, principalmente quando o dinheiro é pouco e os gastos são muitos. A pressão da sociedade consumista e o apelo do visual que se renova a cada dia para atrair a atenção dos compradores, geram nas pessoas necessidades e até mesmo uma compulsão por coisas supérfluas e não essenciais. Daí muitas pessoas ficarem insatisfeitas e até frustradas por não conseguirem acompanhar essa ciranda louca do mundo comercial. O cristão precisa ter alguns princípios elementares que devem reger a sua vida: (a) Deve aprender a viver contente em toda e qualquer situação - Nosso contentamento deve estar em Deus e não nas coisas materiais. O dinheiro e as coisas que ele pode nos dar não nos satisfazem. Tendo o que comer e vestir, diz Paulo, com isto devemos estar contentes. (b) Deve viver dentro do seu orçamento - O cristão deve envidar todos os esforços para não gastar mais do que ganha. Ele precisa ser criterioso no seu orçamento. Não podemos começar um projeto sem antes calcular o seu custo. Não podemos viver num padrão acima das nossas possibilidades. O mundo moderno tenta nos levar a comprar o que não precisamos, com o dinheiro que não temos, para impressionar as pessoas que não conhecemos. (c) Não contrair dívidas desnecessárias - Paulo diz: “A ninguém fiqueis devendo nada, exceto o amor”. Devemos ser muito cuidadosos para não nos envolvermos com dívidas, pois contraí-las sem saldá-las integralmente, no tempo devido, é comprometer o nosso nome, bem como a honra do Evangelho, além de causar transtornos para quem nos socorreu na hora da aflição. Especialmente num mercado financeiro, onde os juros são abusivos, nosso cuidado deve ser redobrado para não cairmos na rede de compromissos financeiros impagáveis. (d) Fazer um cuidadoso exame em nossa escala de valores - É bem provável que muitas pessoas já embutiram em seus orçamentos coisas absolutamente dispensáveis e desnecessárias. Precisamos ter um estilo de vida mais simples, mais modesto. Muitas vezes gastamos muito em nossos próprios deleites, enquanto investimos tão pouco nas causas nobres do Reino de Deus. Às vezes, chegamos ao ponto de contrairmos dívidas, que vão se tornando uma bola de neve, para mantermos certos itens no nosso orçamento, que bem poderiam ser cortados, sem nenhum prejuízo para nós. (e) Dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus - Como cristãos temos deveres para com o Estado e para com Deus. Não podemos sonegar o que lhes é devido. A Bíblia diz que reter mais do que é justo é pura perda. A fidelidade abre sobre nós as janelas do céu, pois a bênção de Deus enriquece e com ela não traz desgosto. A grandeza de uma pessoa não está no ter, mas no ser. O bom nome vale mais do que as riquezas. Que Deus nos ajude a administrar com sabedoria os recursos que Ele colocou em nossas mãos.

Repouso

Domingos Tito Sacatato Angola

Angolano, evangelista, e  professor.

  Ato ou efeito de descansar. Esta palavra que ocorre 108 vezes na Bíblia Sagrada, descreve o concerto estabelecido por Deus com seu povo através do Sábado (Ex 20.8-11). A Lei insistia no repouso no dia do sábado, quer na aradura ou na sega (Ex 34.21). Neste dia era proibido quaisquer tipo de trabalho, mesmo que fosse acender fogo ou apanhar lenha (Ex 35.3), correndo o risco de pena, aqueles que o fizessem (Nm 15.32-36). Com o passar do tempo, o sábado (o dia do repouso), foi perdendo o sentido e propósito pelo qual Deus o estabeleceu (Is 1.13). O dia de repouso no sábado foi dado por Deus como um sinal de separação do seu povo. Era uma lei cerimonial, e por isso, da mesma maneira que as festas, os sacrifícios, e as ofertas cessaram em Cristo, também a guarda do sábado, por serem todos eles um sinal que apontava para algo maior que viria - o Messias (Ez 20.12). Jesus disse: Não vim para destruir a Lei, mas para a cumprir (Mt 5.17). O próprio Senhor tinha o costume de ir a Sinagoga aos sábados (Mc 6.2; LC 4.16), e com autoridade, operava milagres neste dia (Mt 12.8,13). Ele mostrou que ali estava quem era maior que Davi, maior que os sacerdotes, maior que o templo, e maior que o sábado (Mt 12.1-8). Nos tempos do apóstolo Paulo, o legado dos gentios, depois de lhe ter sido revelado os mistérios do céu, ele esclarece dizendo: “O sábado é sombra dos bens futuros” (Cl 2.16-17). Olhando o Novo Testamento, descobrimos um povo zelozo de boas obras (Tt 3.14) chamado Igreja. Povo oriundo de judeus e gentios (Rm 10.11), chamados por um decreto (Rm 8.28), alistado para uma milícia (I Tm 2.3-4), combatendo contra o mal, contra os inimigos da cruz de Cristo (Fp 3.18), e a favor dos salvos (Cl 3.12). Paulo nos seus ensinos exorta aos fiéis a permanecerem firmes, esperando a cidade de repouso, onde Deus limpará toda lágrima dos que sofrem aqui na terra, por amor a Cristo (Fp 3.20; Ap 21.4).

Repouso para o Povo de Deus

Adriana Guimarães da CostaE.U.A.

Canadense, professora e membro da Diretoria

 

Texto Áureo da Lição

Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus. (Hebreus 4:9)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: SAUDOSA LEMBRANÇA — 2 da Harpa Cristã.

 

1. Uma Promessa Feita

  • Feita para Israel: Ex 31.15; Js 23.1; 1Cr 22.9; Ex 34. 11; Ex 6.2-5.
  • Feita para os Gentios: Mt 11.28-29; Jo 3.16-18.
  • Feita para a Igreja: Ap 14.13; Jo 16.33; Gl 3.22.

2. Um Repouso Abrangente

  • Para o espírito: Ex 33.14; Sl 37.7; 1Sm 16.23; Mt 15. 28.
  • Para a alma: Mt 11.29; Jer 6.16; Rm 5.1; Sl 42.5.

  • Para o corpo: Is 57.2; Mc 14.41; Mt 26.45.

3. Um Repouso Acessível

  • Através da obediência a Palavra: Jo 11.17-18; Sl 15.1-3; Dt 1.36-37;Hb 11.6.
  • Através do exercício da fé: At 7.56-60; Rm 4.16-17; Hb 11.1.
  • Através da comunhão com Cristo: Mt 11.28-29; Jo 14.2; Ef 2.14; Jo 5.24.

Texto da Lição:

Hb 4:1-16

 1 Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fique para trás. 2 Porque também a nós foram pregadas as boas-novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram. 3 Porque nós, os que temos crido, 4 Porque, em certo lugar, disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia. 5 E outra vez neste lugar: Não entrarão no meu repouso. 6 Visto, pois, que resta que alguns entrem nele de que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas-novas não entraram por causa da desobediência, 7 determina, outra vez, um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração. 8 Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria, depois disso, de outro dia. 9 Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus. 10 Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas. 11 Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência. 12 Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. 13 E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar. Cristo é superior aos sumos sacerdotes do antigo pacto 14 Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. 15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. 16 Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.  (ARC)