Fort Lauderdale, Florida, 15 de Julho de 2001 Ano IX  Nº 29


 

Confiando no Senhor

Paulo Roberto Barbosa Brasil

Brasileiro, seminarista e professor.

"Vai ao mar: lança o anzol. Tira o primeiro peixe que  subir e, abrindo-lhe a boca, encontrarás  um  estáter:  toma-o,  e dá-lho por mim e por ti" (Mateus 17.27). Numa  classe  de  crianças  foi  contada  a   impressionante história de Jesus e de Pedro, resolvendo um  problema  sobre pagamento de impostos, através de uma  moeda  encontrada  na boca  de  um  peixe. O  pequeno  Raul  ficou  cheio    de esperanças,  lembrando-se  da  multiplicidade  de  problemas financeiros que envolviam sua pobre mãe viúva. Quanto mais o menino pensava na maneira como se desenrolou a história que ouvira, mais ele ia se convencendo de que Jesus poderia hoje  fazer  coisa  semelhante  por  eles.  E  tanto insistiu nesse pensamento que, esvaziando o seu  cofrezinho, juntou as poucas moedas que havia economizado e foi correndo à peixaria mais próxima. Ali, ele se dirigiu  ao  rapaz  que atendia aos fregueses, pedindo-lhe: Quero comprar um peixe dos maiores que houver. O moço, gentilmente, explicou que os peixes maiores custavam bastante mais caros. Vendo, então, que o dinheiro que levava não seria  suficiente,  Raul  pensou  um  pouco  e  por  fim acrescentou: Moço, na verdade eu preciso apenas de uma cabeça de peixe. Ah, isso se arranja facilmente, disse  o  peixeiro, e posso lhe conseguir uma bem grande, por  um  preço  bastante pequeno! Efetuando a compra, o garotinho saiu radiante de alegria, na certeza de estar dando os passos finais na solução de tantas dificuldades. Correu, levando pra casa  a  cabeça  do  peixe embrulhada num pedaço de jornal. Na cozinha, ele  a  colocou sobre a mesa e foi procurar a mãe,  para  agora  lhe  contar sobre a história que ouvira a respeito de  Jesus.  Relatou-a com todos os detalhes e por fim, exclamou: mamãe, pode estar certa de que agora vamos pagar todas  as nossas dívidas! Logicamente não havia nenhuma moeda na boca do  peixe,  como esperava o pequeno órfão. Esse fato  veio  abalar  a  fé  da criança  naquele  momento.  Porém,  ao  limpar    a    mesa, casualmente a mãe deparou com o seu nome impresso no  pedaço de jornal que  embrulhava  a  cabeça  do  peixe.  Lendo  com atenção, ela tomou conhecimento de  que  se  tratava  de  um anúncio que certo advogado fizera publicar, convocando-a  ao seu escritório, a fim de lhe comunicar  a  respeito  de  uma herança que lhe fora deixada por um parente que  acabara  de partir. Inacreditável! Surpreendente! O milagre esperado pelo menino acabou acontecendo, embora de forma diferente. De joelhos, mãe e  filho  deram  graças  ao Senhor pelo socorro que tão oportunamente lhes enviava. Nem sempre Deus responde às nossas súplicas de  maneira  que esperamos, nem por vias tão diretas ou processos semelhantes a outros já acontecidos, porém,  felizes  e  venturosos  são aqueles que nele confiam.

Moisés

Paulo Alves Renato E.U.A.

Brasileiro, presbítero, professor e membro da Diretoria.

  Moisés era filho de Anrão e Joquebede (Ex 6.20), da tribo de Levi. Ele nasceu no tempo em que Faraó, rei do Egito, decidiu matar todos os meninos recém-nascidos, devido ao número de judeus que crescia grandemente. Joquebede para o proteger, colocou-o num cesto de juncos aborda do Rio Nilo. Salvo pela filha de Faraó, a qual o adotou dando-lhe o nome de Moisés, que significa: "tirado das águas", ela o educou no palácio, o qual foi instruido em toda a ciência dos egípcios (At 7.22). Na qualidade de libertador e legislador dos judeus, Moisés foi fiel no seu ministério. Apesar de ter tido uma criação egípcia, no entanto ele era consciente de sua hereditariedade judaica, ao ponto de defender um dos judeus que estava sendo ferido por um egípcio, matando-o e o escondendo na areia (Ex 2.11,12). Fugindo deste episódio para a terra de Midiã, casou-se com Zípora, filha de Jetro (Reuel), e tornando-se pastor dos rebanhos de seu sogro (Ex 2.21). Desta união, Moisés teve dois filhos, aos quais nomeou de Gerson (peregrino fui em terra estranha) e de Eliezer (o Deus de meu pai foi minha ajuda) (Ex 18.3,4). Moisés como porta-voz de Deus, recebeu a ordem de livrar o povo de Israel do Egito, que vivia numa escravidão constante. De uma raça escrava e sob as maiores dificuldades, Deus forma uma nação poderosa que se destaca no Antigo Testamento como nação escolhida por Deus (Dt 8.15). Moisés era um homem cujas obras eram acompanhadas de sinais e maravilhas e cujas palavras eram confirmadas pelo Senhor - um verdadeiro profeta de Deus. A Bíblia nos relata que nunca se levantou em Israel profeta como Moisés, com quem o Senhor falava face a face. Este que por mandato do Senhor, fez na terra do Egito, a Faraó, a todos os seus oficiais e aos olhos de todo Israel, grandes e terríveis feitos (Dt 34.10-12). A vida de Moisés pode ser estudada em três etapas de 40 anos: 1º Os anos no Egito; 2º Os anos em Midiã; 3º Os anos com Israel no deserto. Após guiar o povo de Israel pelo deserto, Moisés se despede do povo que fica à entrada de Canaã com seu último canto (Dt 32), e sobe por mandado do Senhor, ao cume do Monte Nebo (Pisga). Dali, o Senhor mostra toda a Terra Prometida, a qual mana leite e mel, que apesar de almejá-la, não teve o direito de entrar, devido ao conflito em Cades-Barnéia, quando feriu a rocha (Nm 20.10-12; Dt 3.25-28). Aos 120 anos, Moisés morre e seu corpo é tomado pelo Senhor (Jd 1.9).

Cristo, Superior a Moisés

Domingos Tito SacatatoE.U.A.

Angolano, professor e evangelista.

 

Texto Áureo da Lição

Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou.” (Hb 3:3)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: BEM-AVENTURANÇA DO CRENTE — 126 da Harpa Cristã.

 

1. Cristo, o Profeta Supremo

  • Anunciado pelos profetas: Dt 18:15,18; Is 19:20; Jo 1:45; Lc 24:25-27; At 3:22.
  • Ungido pelo Espírito Santo: Is 61:1,2; At 210:38; 2:22; Lc 4:18,19.
  • Reconhecido pelos homens: Lc 7:16; Jo 6:14; 7:40; 4:19.

2. Cristo, o Sumo-Sacerdote Perfeito

  • Provido por Deus: Jo 1:29; 3:16; 2Co 5:18.
  • Tirado dentre os homens: Hb 5:1; 2:17,18.

  • Tentado mas sem pecado: Hb 4:15; 2:18; Is 53:3; Mt 4:1.

3. Cristo, O Libertador Esperado

  • Por Israel veio para o que era seu: Jo 1:11; At 3:26; Mt 10:5,6; 15.24.
  • Pelos gentios tenho outras ovelhas: Jo 1:12; 10:16; Is 55:5; Mt 12:21; Ag 2:7.
  • Pela Igreja voltarei para vós: Jo 10:28; 6:37-39; 14:1-4.

Texto da Lição:

Hb 3.1-8,12,14

 1 Pelo que, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão, 2 sendo fiel ao que o constituiu, como também o foi Moisés em toda a sua casa. 3 Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou. 4 Porque toda casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus. 5 E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar; 6 mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão-somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim. 7 Portanto, como diz o Espírito Santo, se ouvirdes hoje a sua voz, entramos no repouso, tal como disse: Assim, jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo. 8 não endureçais o vosso coração, como na provocação, no dia da tentação no deserto. 12 Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. 14 Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim.  (ARC)