Semeador Title 

 

Fort Lauderdale, Flórida, 13 de Dezembro de 2009 Ano XVII  Lição Nº 50


 

O PROPÓSITO ÚLTIMO DA HERMENÊUTICA

Daniel Grubba Brasil

Brasileiro, Seminarista, Professor



Para todo aquele que ama as Escrituras Sagradas e deseja uma completa transformação por intermédio da Palavra, o estudo da hermenêutica bíblica é imprescindível. Não somente porque a hermenêutica lida com os princípios técnicos para a correta compreensão e interpretação das Escrituras, mas principalmente porque incluiu em sua proposta fundamental a aplicação da Palavra à vida, sendo este, o propósito último de todo labor hermenêutico. Devemos afirmar que a interpretação bíblica não é um fim em si mesmo, mas um meio que visa a um fim. O verdadeiro objetivo do estudo da Bíblia não é informar; é transformar. A informação neste caso, só passa a ter valor à medida que nos transforma, pois caso o contrário vira tão somente um processo mental cognitivo, sem valor existencial e espiritual. A redução da revelação bíblica a um depósito de informações corretas é um conhecimento que ensoberbece (1 Co 8.1). Toda esta ênfase central do processo hermenêutico se propõe a estabelecer certos cuidados, a saber: preocupar-se de menos com a aplicação bíblica ou se preocupar de mais. No caso em que a aplicação das Escrituras é negligenciada, o estudo bíblico fica reduzido ao academicismo vazio. Por outro lado, a pressa em aplicar o texto sem nenhuma preocupação com a correta interpretação dá margem a aplicação incorreta da Bíblia. A Bíblia nos exorta a termos o coração aberto para deixarmos que o conhecimento da revelação transforme nossa realidade. Tiago, em sua carta, nos alerta quanto ao engano de ouvir a mensagem e não praticar. Ele diz: “E sede cumpridores da palavra, e näo somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e näo cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, näo sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.” (Tg 1.22-25). Esta idéia não é original de Tiago, ele certamente aprendeu com Jesus. Pois assim diz o Mestre: “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;” (Mt 7.24); “E aquele que ouve estas minhas palavras, e näo as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;” (Mt 7.26). Este é o propósito magno das Escrituras que a hermêutica assevera!

 

CULTO AO SENHOR

Manuela Costa Barros Estados Unidos

Brasileira, Deã Acadêmica do Seminário Teológico Betânia


O termo culto, no Antigo Testamento (‘abad) e no Novo Testamento (latreuo), têm o mesmo significado. Em ambos os casos, culto significa servir, serviço; portanto, um serviço sagrado, separado ao Senhor. Desde os mais primórdios personagens bíblicos (cronologicamente), encontra-se a presença do culto ao Senhor. Adão encontrava-se com Deus diariamente (Gn 3.8). Logo depois da queda (pecado), a Bíblia relata seus dois filhos, Caim e Abel, oferecendo ofertas, uma forma de culto ao Senhor (Gn 4.3,4). A Bíblia revela que no culto oferecido por Jó, ainda desconhecedor do Pacto da Lei que haveria de ser entregue por Moisés ao povo de Israel, ele se santificava juntamente com seus filhos, levantava-se de madrugada (primazia), oferecia holocaustos (sacrificios para perdão dos pecados) e o fazia continuamente (Jó 1.5). A Lei veio concretizar, formalizar e padronizar o culto do povo de Deus. Todos os seus procedimentos e rituais figuravam de alguma maneira um futuro pacto, um Novo Testamento, que seria feito no sangue do Cordeiro Perfeito, o Filho de Deus (1 Co 11.25). Os rituais e cerimônias do Antigo Pacto (Lei) foram cumpridos em Jesus, o qual estabeleceu a Igreja (Mt 16.18), a qual é o corpo de Cristo, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido (1 Pe 2.9). Esta igreja foi inaugurada no dia de Pentecostes e a partir de então, cumpria a Lei que agora estava escrita nos seus corações (Jr 31.33). O culto ao Senhor era e é a parte intrísica da Igreja. Ainda que não mais em antigos ritos, mas na mesma virtude que sempre esteve presente naqueles que temem a Deus; desde Abel, Jó, Moisés, Davi, João Batista, os doze apóstolos e todos os que pela fé em Jesus Cristo foram salvos. “E, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade” (2 Co 2.17). Os princípios básicos do culto ao Senhor podem ser resumidos nos seguintes: a) Adoração à Deus e unicamente à Ele, através de cânticos espirituais, hinos, salmos e ofertas; b) Leitura e estudo da Palavra de Deus, com reverência e temor; c) Liberdade espiritual, dando vazão ao Batismo no Espírito Santo e aos dons; d) Pregação do Evangelho; e) Oração pelos enfermos; f) Testemunhos da operação de Deus na vida dos crentes, bem como no alcance aos inconversos. O culto ao Senhor é parte da vida da Igreja, no qual ela deve ser firme e constante. Sempre que o povo de Deus deixou as abominações, idolatrias e tornou-se a cultuar em sinceridade e temor ao seu Deus; Ele permaneceu fiel em abundar bênçãos, tanto materiais, como as espirituais, para edificação da Igreja.

 

DAVI E A RESTAURAÇÃO DO CULTO A JEOVÁ

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira, Professora do SWM, Membro da Diretoria

 

Texto Áureo da Lição

Tributai ao SENHOR a glória de seu nome; trazei presentes, e vinde perante ele; adorai ao SENHOR na beleza da sua santidade. (1 Crônicas 16.29) 

 
1. RESTAURANDO O CULTO A DEUS
  Na separação dos levitas: 1 Cr 15.2,3,14,15; 16.4; 2 Cr 29.34
  Na preparação do louvor: 1 Cr 6.31,32; 15.16; Sl 33.2
  Na consagração dos utensílios: 2 Sm 6.17-18; 1 Cr 15.1; 2 Cr 29.16
2. A ESSÊNCIA DO CULTO A DEUS
  Adoração à Divindade: 1 Cr 16.29; Sl 29.2
  Manifestação do Espírito de Deus: At 4.31; 19.10-12
  Comunhão dos santos: At 2.42,46; 18.8-11
3. O VERDADEIRO CULTO A DEUS
  É um ato de rendição: Sl 95.6; 2 Cr 29.30
  É um ato de gratidão: Sl 116.12-14; Cl 3.15
  É um ato de exaltação: Sl 149.1; 22.22,25

Texto da Lição

1 Crônicas 16.7-14

 

1 Cr 16.7 -  Entäo naquele mesmo dia Davi, em primeiro lugar, deu o seguinte salmo para que, pelo ministério de Asafe e de seus irmäos, louvassem ao SENHOR;

8  Louvai ao SENHOR, invocai o seu nome, fazei conhecidas as suas obras entre os povos.

9  Cantai-lhe, salmodiai-lhe, atentamente falai de todas as suas maravilhas.

10  Gloriai-vos no seu santo nome; alegre-se o coraçäo dos que buscam ao SENHOR.

11  Buscai ao SENHOR e a sua força; buscai a sua face continuamente.

12  Lembrai-vos das maravilhas que fez, de seus prodígios, e dos juízos da sua boca;

13  Vós, semente de Israel, seus servos, vós, filhos de Jacó, seus escolhidos.

14  Ele é o SENHOR nosso Deus; os seus juízos estäo em toda a terra.

(ARC)  

©1996-2009 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved