Fort Lauderdale, Flórida, 18 de Janeiro de 2004 Ano XII  Lição Nº 03


 

A Pessoa do Espírito Santo

Dr. Carumuru Afonso Francisco   Brasil

Brasileiro, conferencista, articulista e professor.

Para que possamos entender a pessoa e a atuação do Espírito Santo na vida da Igreja e, por conseguinte, de cada um dos crentes, é fundamental que tenhamos um conceito correto a respeito de quem é o Espírito Santo e qual o seu papel no plano da salvação e no relacionamento entre Deus e os homens. A primeira verdade bíblica a respeito do Espírito Santo é a de que Ele é Deus, ou seja, é uma das pessoas da Trindade Divina. É importante salientarmos isto, porque não são poucos os movimentos e ensinadores que, dizendo-se até mesmo evangélicos ou crentes, andam negando e distorcendo esta verdade bíblica, confundindo o Espírito Santo com uma força impessoal, com uma emanação do poder divino, uma influência ou algo similar. A Bíblia apresenta o Espírito Santo logo em seu limiar, quando nos mostra o Espírito de Deus se movendo sobre a face das águas, em meio ao caos que existia antes da criação da luz (Gn.1:2) e mencionará o Espírito Santo até o seu final, quando o revela orando juntamente com a Igreja, pedindo a volta de Jesus (Ap.22:17). Pessoa é uma palavra equívoca, ou seja, que tem diversos significados, significados que são diferentes uns dos outros. Assim, por exemplo, no senso comum, pessoa quer dizer "gente", enquanto que, no direito, pessoa significa "sujeito de direitos e obrigações". Em teologia, pessoa significa ser, ou seja, algo que tem existência própria, uma entidade que se distingue das demais. A Bíblia mostra-nos, com clareza, que o Espírito Santo é uma pessoa, pois menciona atitudes e ações do Espírito que somente uma pessoa pode ter. Mas a Bíblia não mostra apenas que o Espírito Santo é uma pessoa, mas também mostra que esta pessoa é divina. E como podemos saber que esta pessoa retratada na Bíblia é divina? Porque, em primeiro lugar, as Escrituras, expressamente, dizem que o Espírito Santo é Deus (At.5:3,4). A Bíblia também confere ao Espírito Santo atributos que são divinos, que somente Deus tem. A Bíblia, também, dá-nos conta de que o Espírito Santo é, dentre as pessoas da Trindade, aquela que atua diretamente no interior do homem e que zela pela Igreja do Senhor enquanto ela se encontra na dimensão terrena, ou seja, é a pessoa da Trindade que acompanha o cotidiano, o dia-a-dia do cristão. É, aliás, este um dos aspectos mais relevantes da atual dispensação, ou seja, do atual período de tratamento de Deus com o homem. Através da obra expiatória do Filho no Calvário, aceita pelo Pai, temos livre acesso a Deus, acesso este que é mantido e sustentado pelo Espírito Santo. Conhecer a pessoa e a obra do Espírito Santo, portanto, é, simplesmente, termos conhecimento de como Deus orienta e guia o nosso relacionamento com Ele, relacionamento este tornado possível pelo perdão dos nossos pecados mediante o sangue de Jesus.

 

Batismo no Espírito Santo

Mbaxi Cabral   Estados Unidos

Angolano,  diácono, professor e diretor dos jovens.

A etimologia da palavra batismo é definida pelo termo grego ‘bapto’, que segundo a prática neo-testamentária, abordava a realidade do sepultamento do crente para o mundo e vida para Cristo, ao submergir o corpo completamente na água. Entretanto, quando as Escrituras Sagradas mencionam sobre o Batismo no Espirito Santo, elas referem-se ao derramamento do Espírito transbordando na vida do crente em Jesus. Ao estudarmos o Velho Testamento de uma forma sucinta, podemos aprender que nos tempos remotos o Espírito Santo era dado em medida (II Cr 20:14, Jz 6:34), mas Deus Pai deu a promessa ao seu povo através do profeta Joel acerca do derramamento do seu Espírito sobre toda a carne (Jl 2:28,29). Esta mesma promessa foi confirmada pela segunda pessoa da Trindade no Novo Testamento antes de sua assunção, ordenando a seus discípulos a ficarem em Jerusalém até que do alto fossem revestidos de poder (At 1:8). É importante realçar que como crentes em Cristo Jesus devemos ser cheios do Espírito Santo para podermos pregar e evangelizar com graça (At 2; Ef 5:18); para sermos revestidos do poder de Deus para caminhar neste mundo (At 1:8); para recebermos autoridade do Espírito Santo para orarmos com poder (At 2:14-24, 3:8,9); para conhecer os mistérios de Cristo (I Jo 2:20, 27); para vencer o mundo (I Jo 2:14); e para sofrer por amor o Evangelho de Cristo (At 7). O livro de Atos relata sobre servos de Deus pertencentes à igreja primitiva, os quais vivenciaram o poder da terceira pessoa da Trindade em suas vidas. Homens como Pedro, que negou o seu mestre, quando este fora levado para ser crucificado, mas após ser revestido de poder, sua primeira pregação trouxe 3.000 almas aos pés do Senhor (At 2:37-37). Depois de estar perante o Sinédrio, 5.000 almas aceitaram a Jesus (At 4). O fluir do Espírito era tanto, de forma tal que a sombra de Pedro curava os enfermos (At 5:15).  De conformidade com a Bíblia Sagrada, vemos a promessa acerca do derramamento do Espírito Santo dada em diferentes épocas ao seu povo: no ano 961 a.C. à Salomão (Pv 1:23), no ano 727 a.C. ao profeta Isaías (Is 28:11,12), no ano 25 d.C. à João Batista (Mt 3:11), no ano 29 d.C. confirmada por Jesus (At 1:4-8), e cumprindo-se depois de Jesus ter ido aos céus, no dia de Pentecostes - 50 dias depois da páscoa dos judeus. Portanto, o Batismo no Espírito Santo diz respeito a todos aqueles que se converteram ao Senhor (Jl 2:28, Pv 1:23), aos que tem sede do Espírito Santo (Is 44:3), aos velhos convertidos (At 2:1-4), e aos novos convertidos também (At 10:44-48). Em síntese, só pode ser batizado no Espírito Santo todo aquele que foi regenerado, que tiver sede, que crer em Jesus e beber dele (Is 41:17-18, 55:1 Jo 7:37, 14:12-15).

 

 

TODOS OS SALVOS PRECISAM SER BATIZADOS COM O ESPÍRITO SANTO

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira, Professora, Secretaria da Igreja e Diretora de Missões.

 

Texto Áureo da Lição

 “Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e atodos os que estão longe; a tantos quantos Deus, nossso Senhor, chamar”  (Atos 2.39).


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: OS DONS DO CÉU, número 349 da Harpa Cristã.

 
1. O REVESTIMENTO DO ESPÍRITO SANTO
Participantes de sua natureza: Rm 8.5-13; Hb 12.9,10; Gl 5.16,17
Participantes em sua obra: At 13.2,4; 8.29,30; 17.16,17
Participantes de seus designios: Jo 3.8; At 16.7; 15.28
2. A NECESSIDADE DO BATISMO COM ESPÍRITO SANTO
Para ser testemunha eficaz: At 1.8; 4.33; 5.32; 10.39-42
Para aperfeiçoamento do fruto: Lc 8.14,15; Hb 6.12; Tg 3.11,12
 Para recepção dos dons: 1Co 12.4,7,11
3. A CAPACITAçãO ATRAVéS DO BATISMO COM ESPÍRITO SANTO
Capacitando de autoridade:.At 4.13,29,31; 2Co 12.9; Mt 3.11,12
Capacitando de discernimento: At 16.10,18; 13.6-12; 1Co 2.14,15
Capacitando de virtude: Fp 4.8; 1Co 4.20; Lc 5.17; At 10.38

Texto da Lição:

Atos 1.4-14

4
E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.
5
Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
6
Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?
7
E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.
8
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
9
E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.
10
E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco,
11
os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.
12
Então, voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado.
13
E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago.
14
Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com seus irmãos.



(ARC)