Fort Lauderdale, Flórida, 11 de Janeiro de 2004 Ano XII  Lição Nº 02


 

O Lavrador

Rev. Eronides DaSilva   Estados Unidos

Brasileiro, pastor, conferencista, articulista e professor.

Eu sou a videira verdadeira e meu pai é o  lavrador… vós sois as varas.”  O discurso de Jesus registrado no capítulo quinze do Evangelho de João trás à luz o mais profundo relacionamento entre o Pai, Ele e nós, numa hierarquia muito natural e divina! Enquanto nós dependemos totalmente de Cristo, este depende do Pai para que a obra em nós iniciada seja fecunda até o fim. Simplesmente maravilhoso – “Cristo em vós, esperança da glória.” (Cl 1.17).  Todo esse projeto é divino: a videira veio à vida pelo beneplácito do Pai; frutificou pelo seu eterno poder; se mantém pela sua divina sabedoria. “Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto.”  Depois de trinta e três anos, o machado do Lavrador cortou o tronco pela raiz, desta tenra vinha para ser plantada noutro lugar. Suas raízes, tronco e galhos foram transplantados para um melhor e fértil terreno celestial. O oráculo do filho amado de Jacob espelhou o que haveria de acontecer com ela: “José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte; seus ramos correm sobre o muro.” (Gn 49.22). Plantada junto aos ribeiros de água da vida, em regiões celestiais, estendeu seus galhos por toda a longínqua terra, espalhando seus frutos às mãos cheias, numa rica e próspera colheita – “Bendito o Deus e pai (o lavrador) de nosso Senhor Jesus Cristo (o tronco), o qual nos abençoou (os galhos) com todas as bênçãos (os frutos) em lugares celestiais em Cristo.” (Ef 1.3). O Pai é o lavrador, o proprietário, o responsável pelo desenvolvimento da Vinha no todo! A clássica afirmação do texto por si já confere isto: “toda a vara (galho) em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.” (João 15.2). Este é o sublime mistério de estar em Cristo: se frutificamos, sofremos o corte do podador, através das muitas provações e renúncias diárias a nós impostas com amor; se não frutificamos, vivemos uma vida de mil maravilhas neste mundo, apenas com um profundo sentimento de alienação do corpo, por estarmos cortados! Querida família Betânia, que o Lavrador a todos nos guarde, e se pequenos ou grande frutos estamos dando para ele, que estejamos dispostos à pagar o preço, dando mais, e com abundância! Pois, “os que estão plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus”

Novo Nascimento

Pedro Marques Pereira   Estados Unidos

Português,  professor e membro da Diretoria.

Nascimento é o ato de nascer, é o princípio de todo ser. Apesar de muitos ensinos contrários e heréticos no mundo,  o homem só pode nascer fisicamente uma vez, segundo à luz das Sagradas Escrituras e da Ciência. Quando Nicodemos, mestre em Israel, foi ter com Jesus de noite, inquirindo-lhe que “Ele era Mestre vindo de Deus”, Jesus lhe respondeu que quem não é nascido de novo, não pode ver o Reino de Deus (Jo 3.1-3). Jesus colocou uma condição para todos aqueles que desejam pertencer ao Reino de Deus – têm que ter um novo nascimento. Novo Nascimento? Foi exatamente a pergunta de Nicodemos, que não compreendeu como é que alguém sendo velho poderia nascer de novo? Porventura voltaria a entrar no ventre de sua mãe?! Mas Jesus não falava de um nascimento físico, mas da transformação pela qual o crente passa ao aceitar a Jesus como seu salvador: Ele é justificado, perdoado, regenerado, adotado e santificado. O seu espírito que estava morto, fruto do pecado original do Éden, é agora vivificado. Quando Adão decidiu por livre arbítrio comer da arvore da ciência do bem e do mal, que a mulher, Eva, lhe ofereceu, ele colocou em perigo todo o futuro da humanidade (Rm 5.12). Mas é neste preciso momento na queda do homem, que o nosso grande Deus, rico em misericórdia (Lm 3.22), o Deus criador de tudo o que existe (Cl 1.16,17), o El-Shaddai – Todo-Poderoso, Onipotente e Onisciente que perante tão grande desgraça, faz uma promessa de redenção: Que da semente da mulher viria um, que traria salvação para esta mesma humanidade caída (Gn 3.15; Rm 3.23). E o seu nome é Yeshua, que significa Salvador em hebraico, o Deus-Filho encarnado que se humilhou e tomou a forma de homem (Fp 2.6-8), trazendo a missão de redimir o mundo do jugo do pecado. Este mesmo Jesus, afirmou a Nicodemos: “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do espírito é espírito” e “aquele que não nascer da água e do espírito não pode entrar no Reino de Deus”. E também, “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna”. Portanto, não há razão para que ninguém se perca, bastando para isso crer (Hb 11.6) e ter um novo nascimento que lhe abrirá as portas do caminho para a vida eterna.

 

NOVO NASCIMENTO E BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO

EXPERIÊNCIAS DISTINTAS

Manuela Barros Estados Unidos

Brasileira, Professora, Tesoureira da Igreja e Diretora de Evangelismo.

 

Texto Áureo da Lição

 “E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam”  (Atos 19.6).


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: MEU TESTEMUNHO, número 87 da Harpa Cristã.

 
1. A TEOLOGIA DOS TRÊS BATISMOS
Batismo em Cristo - regeneração: Rm 6.3-6; At 2.38; Gl 3.26,27
Batismo nas Águas - confissão: At 8.36-38; 10.47; Cl 2.12; Mc 16.16
Batismo no Espírito Santo - poder: Jl 2.28,29; Lc 24.49; At 2.4,6; Is 44.3
2. a experiÊncia do novo nascimento
Gerado pelo arrependimento: At 3.19; 2.37,38; Lc 15.17-19
Evidenciada pela confissão: Rm 10.9,10; At 8.36,37; Mc 5.33,34
 Consumada pela regeneração: Jo 3.5; 2Co 5.17; Mc 5.15,20; Lc 19.8-10
3. A experiÊncia do batismo nO ESPÍRITO SANTO
A necessidade de crer: Mt 3.11; Lc 3.16; At 19.1-6; 2.38,39
A perseverança em buscar: Lc 24.49; At 2.1
O gozo em receber: At 2.3,4; 10.45,46

Texto da Lição:

Atos 2.37-41; 19.1-6

37
Ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos?
38
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.
39
Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar.
40
E com muitas outras palavras isto testificava e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.
41
De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas.

19.1
E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos,
2
disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.
3
Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados, então? E eles disseram: No batismo de João.
4
Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.
5
E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.
6
E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam.

(ARC)