Fort Lauderdale, Flórida, 04 de Janeiro de 2004 Ano XII  Lição Nº 01


 

O Lavrador

Rev. Eronides DaSilva   Estados Unidos

Brasileiro, pastor, conferencista, articulista e professor.

Eu sou a videira verdadeira e meu pai é o  lavrador… vós sois as varas.”  O discurso de Jesus registrado no capítulo quinze do Evangelho de João trás à luz o mais profundo relacionamento entre o Pai, Ele e nós, numa hierarquia muito natural e divina! Enquanto nós dependemos totalmente de Cristo, este depende do Pai para que a obra em nós iniciada seja fecunda até o fim. Simplesmente maravilhoso – “Cristo em vós, esperança da glória.” (Cl 1.17).  Todo esse projeto é divino: a videira veio à vida pelo beneplácito do Pai; frutificou pelo seu eterno poder; se mantém pela sua divina sabedoria. “Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto.”  Depois de trinta e três anos, o machado do Lavrador cortou o tronco pela raiz, desta tenra vinha para ser plantada noutro lugar. Suas raízes, tronco e galhos foram transplantados para um melhor e fértil terreno celestial. O oráculo do filho amado de Jacob espelhou o que haveria de acontecer com ela: “José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte; seus ramos correm sobre o muro.” (Gn 49.22). Plantada junto aos ribeiros de água da vida, em regiões celestiais, estendeu seus galhos por toda a longínqua terra, espalhando seus frutos às mãos cheias, numa rica e próspera colheita – “Bendito o Deus e pai (o lavrador) de nosso Senhor Jesus Cristo (o tronco), o qual nos abençoou (os galhos) com todas as bênçãos (os frutos) em lugares celestiais em Cristo.” (Ef 1.3). O Pai é o lavrador, o proprietário, o responsável pelo desenvolvimento da Vinha no todo! A clássica afirmação do texto por si já confere isto: “toda a vara (galho) em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.” (João 15.2). Este é o sublime mistério de estar em Cristo: se frutificamos, sofremos o corte do podador, através das muitas provações e renúncias diárias a nós impostas com amor; se não frutificamos, vivemos uma vida de mil maravilhas neste mundo, apenas com um profundo sentimento de alienação do corpo, por estarmos cortados! Querida família Betânia, que o Lavrador a todos nos guarde, e se pequenos ou grande frutos estamos dando para ele, que estejamos dispostos à pagar o preço, dando mais, e com abundância! Pois, “os que estão plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus”

O Espírito Santo

Pedro Marques Pereira   Estados Unidos

Português,  professor e membro da Diretoria.

O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade através do qual Deus Pai atua, revela sua vontade, capacita as pessoas e manifesta sua presença. Ele possui a mesma honra que Deus Pai e Deus Filho (Mt 28.19). O Espírito Santo é uma Divindade porque tem os Atributos Naturais que só o Deus Trino, Eterno e Uno possui: Onipresença, Onisciência, Onipotência, Imutabilidade, e Eternidade; e Atributos Morais que o caracterizam como personalidade: Inteligência, Livre Arbítrio e Consciência Moral. O termo “Espírito Santo” é encontrado no Antigo Testamento uma só vez no Salmo 51.11, no entanto, as referências sobre sua pessoa são abundantes. O Espírito Santo também é conhecido e chamado na Bíblia Sagrada por outros títulos: Espírito de Deus (Gn 1.2); Espírito (Gl 3.2); Espírito da Verdade (Jo 14.17); Espírito do Senhor (At 8.39); Espírito de Cristo (Rm 8.9); o Consolador (Jo 14.16). Vemos a manifestação do Espírito Santo ao longo da Bíblia: na criação; no deserto ao lado do povo; na vida dos juízes; na vida do Rei Davi; na promessa ao Messias; na promessa para todos; no batismo de Jesus; no momento da tentação; no cumprimento da promessa messiânica; na Igreja Primitiva; e, na presença do Espírito Santo no Trono. Existem vários símbolos na Bíblia que descrevem seu caráter e obra, como fogo, óleo, pomba e vento. O Espírito Santo transforma o caráter e coração do homem após o batizar no corpo de Cristo (Gl 3.27). As manifestações do fruto do Espírito podem ser evidenciadas em todos aqueles que foram verdadeiramente regenerados (Gl 5.22). O Espírito Santo também é o que presenteia o crente com seus dons, após Cristo o batizar com Espírito Santo (1Co 12.1-11), dando-lhes poder e autoridade para serem testemunhas de Cristo (At 1.8). Ele é o que testifica que somos novas criaturas e filhos de Deus (Rm 8.16), mas acima de tudo, Ele é o penhor que Deus Pai nos entregou, para assegurar-nos que um dia Deus Filho virá buscar a sua Igreja (2Co 5.5).

TODOS OS SALVOS TÊM O ESPÍRITO SANTO

Rev. Eronides DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, Pastor da Igreja Pentecostal Betânia - Assembléia de Deus.

 

Texto Áureo da Lição

 “E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.”  (Romanos 8.27).


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: SENHOR, MANAD TEU PODER, número 24 da Harpa Cristã.

 
1. A DIVINA PESSOA DO ESPÍRITO SANTO
Sua soberania: Dn 4.34; Hb 12.2
Sua imutabilidade: Sl 102.27; Tg 1.17
Sua personalidade: At 13.3; Jo 14.26
2. A FUNÇÃO PRIMORDIAL DO ESPÍRITO SANTO
Convencendo o homem: Jo 16.8; 1 Co 14.24-25
Regenerando o homem: Jo 3.5; Tt 3.5-7
 Frutificando no homem: Jo 15.5-8; Gl 5.22
3. A FUNÇÃO DIÁRIA DO ESPÍRITO SANTO
Santificando o salvo: Rm 1.4; 2 Ts 2.13
Capacitando o salvo: Hb 9.14; At 1.8
Consolando o salvo: Jo 14.26; 2 Co 1.7

Texto da Lição:

Romanos 8.1-9,15-16

1
Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam
segundo a carne, mas segundo o espírito.
2
Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
3
Porquanto, o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu
Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne,
4
para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o
Espírito.
5
Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo
o Espírito, para as coisas do Espírito.
6
Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
7
Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em
verdade, o pode ser.
8
Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
9
Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas,
se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
15
Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, estardes em temor, mas recebestes
o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
16
O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
(ARC)