Fort Lauderdale, Flórida, 26 de Outubro de 2003 Ano XI  Lição Nº 43


 

Uma Inquestionável Posição!

Rev. Eronides DaSilva   Estados Unidos

Brasileiro, pastor, professor, conferencista e articulista

  “Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo pata todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns” (1 Co 9.22). Como ser um homem ou uma mulher de inquestionável posição no meio de uma geração incrédula e materialista? Um obreiro cristão tem a solene tarefa de aprender ser um homem ou mulher de Deus, de excelente valor e inequívoco testemunho, no meio de uma multidão de sentidos e valores vãos, como a qual convivemos, mas não conivemos! Nunca devemos protestar a Deus, dizendo: se tão-somente estivéssemos num diferente lugar ou posição, seria tudo mais fácil! O povo de Deus, apesar da sua íntima e peculiar dificuldade, é povo ordinário, porém, que foi feito extraordinário para uma extraordinária finalidade pelo próprio Deus. A menos que tenhamos finalidades intelectualmente corretas em nossas mentes e propósitos amoráveis em nossos corações, estaremos correndo o risco iminente de nos desviarmos do propósito ser útil a Deus. Nós não servimos ao Senhor pela nossa própria escolha, mas foi ele mesmo que nos escolheu e nos elegeu: “Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele, e não nós, que nos fez povo seu e ovelhas do seu pasto”. (Salmos 100.3); “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto”. (Romanos 8.28). Algumas pessoas escolhem deliberadamente ser trabalhadores do Evangelho, mas não possuem nos seus objetivos a graça Divina e a virtude de sua Palavra — por isso fracassam! O coração, a mente, e a alma inteiros de Paulo foram consumidos com o propósito grande e nobre do Evangelho em que Jesus veio anunciar, e nunca perdeu de vista esse objetivo: “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. (Filipenses 3.14,15). Nas adversidades da vida, nós como obreiros da Grande Seara, devemos sempre lembrar: “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda.” (João 15.16). Mantenha estas palavras como uma forte lembrança  em sua teologia: não foi você que se chegou  a Deus, mas foi ele que lhe alcançou com sua divina graça! Até hoje, meu caro irmão minha cara irmã, ele não se esqueceu nem se cansou de nós, muito pelo contrário, segue, arduamente, trabalhando em nós, até que o vaso sirva de honra em sua casa, no seu Reino! Não arrisque ser um trabalhador do Evangelho, mas uma vez que Deus colocou a chamada sobre seus ombros, sofra para que nunca se desvie “de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda...” (Deuteronômio 28.14). Contemple neste mundo perverso, que foi de lá que Deus lhe tirou, e fez de você o que agora neste momento é — uma nobre pessoa numa inquestionável posição neste mundo! Deixe-o ser o Oleiro, e permita você mesmo ser o vaso!

Tricotomia

Manuela Barros Estados Unidos

Brasileira, professora, Tesoureira da Igreja

A dissociação linguística da palavra tricotomia revela sua significação: divisão em três partes. Foi assim que aprouve  a Deus à sua semelhança, criar o homem. Um Deus trino criou um homem triuno — espírito (em heb. rüah; em grego pneuma), alma (em heb. nephesh; em grego psyche) e corpo ( grego sõma) (1 Ts 5.23). Estas três divisões se diferenciam em natureza e funcionalidade uma da outra, ainda que estejam interligadas entre si. Com o  seu corpo o homem é perfeitamente capaz de se comunicar com o mundo físico exterior que o cerca, nomeadamente através de seus cinco sentidos (audição, olfato, tato, paladar e visão). Através da alma o homem sente impulsos advindos de ambos corpo e espírito; é através dela que ele se alegra ou entristece, provoca sentimentos ou reações psicológicas (Sl 42.11). O espírito do homem como o nome já sugere é de natureza espiritual, portanto mesma natureza da divindade. Como fatal consequência do pecado o homem passou a ser vitimado pela morte: física, através da deterioração de seu corpo e espiritual, uma vez que o espírito de Deus se separou do espírito do homem. Mas para o autor da criação não há impossibilidade quanto à redenção do ser total humano. O espírito é automaticamente regenerado pela presença do próprio Espírito Santo quando no ato da conversão. A alma do homem é atingida pela Palavra de Deus e caminha paralela ao espírito que recebeu a santificação imediata (hagios), e é pela Palavra mantida em santificação até o dia da regeneração total do homem ( Hb 4.12; 1 Tm 4.5). A alma é portanto o elemento volitivo que determinará a salvação ou perdição do homem “A alma que pecar, essa morrerá” (Ez 18.20). Finalmente o corpo que é o último a ser atingido pela regeneração a obterá quando for glorificado, revestido da incorruptibilidade, no momento da ressurreição ( 1 Co 15.50-54).

A TRÍPLICE MORDOMIA CRISTÃ - CORPO, ALMA E ESPÍRITO

Rogério da Silva Feital Estados Unidos

Brasileiro, pastor, missionário e professor.

Texto Áureo da Lição

 “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo, e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”  (1 Ts  5.23).


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: Ó, Desce Fogo Santo, número 5 da Harpa Cristã.

 
1.  A CONSTITUIÇÃO DO HOMEM — TRICOTOMIA
A origem do corpo — soma: Gn 3.19; Hb 10.5; Sl 139.14-16.
A função da alma — psuche: Mt 26.38; Pv 20.27; Jo 12.27.
A constituição do espírito — pneuma: Ec 12.7; Lc 23.46; 1 Co 14.4,14.
2. OS CUIDADOS COM O CORPO — ANTROPOLOGIA
Ele é templo do Espírito: Mt 6.25; 1 Co 3.16,17; 6.19,20.
Ele é instrumento a serviço da Divindade: Rm 12.1; 2 Co 5.10; 1 Co 4.10.
 Ele, por fim,  será transformado: Rm 8.23; 1 Co 15.42-44; 2 Co 5.1,2.
3. A CONSERVAÇÃO DA ALMA — PSICOLOGIA
Subjulgando-a à vontade de Deus: Mt 6.22,23; Gl 5.16-18.
Levando-a a produzir frutos do Espírito: Jo 5.16; Gl 5.22.
Disciplinando-a nos seus sentidos: Fl 4.8,9; Cl 3.5; 2 Co 10.5.

 

Texto da Lição:

1 Tessalonisences 5.18-23

18
Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
19
Não extingais o Espírito.
20
Não desprezeis as profecias.
21
Examinai tudo. Retende o bem.
22
Abstende-vos de toda aparência do mal.
23
E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

Hebreus 4.12

12
Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

(ARC)