Fort Lauderdale, Flórida, 20 de Abril de 2003 Ano XI  Lição Nº 16


 

Quando a palavra de deus não é a verdade

Dr. Anibal Pereira dos Reis    Brasil

Brasileiro, ex-padre, professor e escritor.

    E pode ser isso? Quando a Palavra de Deus não é a verdade? O que significa: Não é a verdade? Quer dizer: Mentira? Então? E a Palavra de Deus pode ser mentira? Isso é blasfêmia!!! É blasfêmia, sim! Mas, acontece. E muito! Elias, o grande profeta, ao ser perseguido por Jezabel, a ímpia rainha de Israel, refugiou-se na casa da paupérrima viúva de Zarefate. Prodigiosamente o Senhor multiplicara-lhe o pão e o azeite tendo em vista o sustento do ministério de Elias. Enfermara o filho da pobre viúva, vindo a morrer. Aflitíssima, a mãe reclamou do profeta: “Que tenho eu contigo, homem de Deus? Vieste tu a mim para trazeres à memória a minha iniquidade, e matares a meu filho?” (1Rs 17.18). Clamou ao Senhor Elias e o rapaz ressuscitou. Ao contemplá-lo redivivo, em grande júbilo, a mãe exclamou: “Nisto conheço agora que tu és homem de Deus, e que a Palavra do Senhor na tua boca é verdade.” (1Rs 17.24). Na boca de Elias a Palavra de Deus é a Verdade. Na boca de Moisés, de Abraão, de Davi, de Daniel, de Isaías, de Jeremias, de João Batista, de Paulo a Palavra de Deus é a Verdade. Na boca de Jesus Cristo, o próprio Verbo Divino, a própria Verdade, a Verdade por excelência, a Palavra de Deus é a Verdade. Porém, a Palavra de Deus na boca do diabo ao induzir Eva, ao investir contra o Mestre, ao tentar os pobres mortais, é mentira. A Palavra de Deus na boca dos escribas e fariseus, conhecedores das Escrituras, é mentira. Na boca de Herodes, de Judas Iscariotes, dos falsos profetas, de Anás e Caifás, do médium espírita, do pastor mercenário, do missionário curandeiro, do sacerdote católico, na boca do diabo é mentira. A Palavra de Deus na boca de quem contrafaz a mensagem divina é mentira. Em si mesma, em sua intrincidade, a Palavra de Deus sempre é a Verdade! Torna-se mentira quando contrafeita, quando deturpada, quando inquinada, quando infectada, quando poluída, quando podada, quando enxertada, quando forçada, quando subjugada a maus propósitos, quando avacalhada por seus falsos e hipócritas seguidores. Enquanto os espíritas e macumbeiros querem encontrar nos Evangelhos um Cristo dando “passes”, os padres querem encontrar nos gestos de Jesus Cristo a base para suas benzeduras e sacramentos, obras de feitiçaria. O Evangelho é o Poder de Deus! É o poder de Deus em favor de quem? De todo aquele que crê. Para quem não crê deixa de ser o poder de Deus. Para o incrédulo, o ímpio, o contrafeitor, torna-se em mentira.

Manuscrito

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira, missionária, professora e secretária da Igreja.

Manuscrito é uma cópia de um texto feita à mão. Antes da invenção da imprensa nos anos 1400, todos os livros eram copiados à mão. A pessoa que realizava esta tarefa era chamada de escriba. Os manuscritos eram escritos sobre papiros ou pergaminhos. Os manuscritos do Antigo e Novo Testamento existentes hoje são cópias dos documentos originais. Em 1947 uma grande descoberta foi feita na região do Mar Morto, nas ruínas de Qumran, à 8 milhas ao sul de Jericó. Um pastor beduíno em busca de sua ovelha lançou uma pedra para dentro de uma caverna, na esperança de encontrá-la. Para sua surpresa, a pedra quebrou um recipiente de barro dentro da caverna. Pensando que havia encontrado um tesouro, o pastor trouxe seu primo para juntos explorarem a descoberta. Jum’a Muhammed e Muhammed edh-Dhib, ao entrarem na caverna encontraram outro tipo de tesouro, três rolos: o Livro de Isaías, um Manual de Disciplina e um Comentário do livro de Habacuque. Desinteressados pelo achado, os dois primos levaram aqueles rolos para um mercado de antiguidade para os vender. Nas semanas que se seguiram outros quatro rolos foram encontrados intactos. Entre 1947-1960, excavações foram realizadas na região de Qumran, e 11 cavernas foram descobertas contendo 60,000 fragmentos de 800 diferentes manuscritos, dentre eles, 170 são fragmentos de todos os livros do Antigo Testamento, exceto o Livro de Ester. O achado mais importante e mais preservado foi o do Livro de Isaías, contendo seus 66 capítulos quase intactos. Atualmente, só o rolo de Isaías tem um valor acima de $40,000. Os manuscritos encontrados no Mar Morto foram escritos ou copiados entre os anos 200 a.C. e 70 d.C. por um grupo de Essênios, um dos quatro grandes grupos religiosos judaicos. Os Essênios viviam separados dos demais grupos religiosos, em um estilo monástico. Devido a invasões e perseguições, esta comunidade essênia dedicada à interpretação e cópia das Escrituras, mantinha seus manuscritos em recipientes de barro (jarros) dentro de diferentes cavernas. Estes manuscritos do Mar Morto são as cópias mais antigas existentes do Antigo Testamento e 60% delas já foram publicadas. As excavações arqueológicas do Qumram vieram confirmar a autenticidade das Escrituras. Após 1900 anos de existência dentro de cavernas, Deus permitiu que essa descoberta viesse provar mais uma vez ao homem, que Ele próprio zela pela sua Palavra para a cumprir e a preserva (Is 55.11).

 

A CREDIBILIDADE E A INSPIRAÇÃO DO ANTIGO TESTAMENTO

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira,missionária, professora, e secretária Igreja.

Texto Áureo da Lição

 Buscai no livro do Senhor e lede; nenhuma dessas coisas falhará, nem uma nem outra faltará; porque a sua própria boca o ordenou, e o seu espírito mesmo as ajuntará
 (Isaías 34.16)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: AS PALAVRAS DE JESUS, número 505 da Harpa Cristã.

 

1. Provas da Inspiração da Bíblia  
Sua inerrância: Is 34.16; Pv 30.5; Ap 22.6; Jo 10.35; 1Tm 1.15
Seu poder: 1Co 1.18; Lc 5.5; Rm 1.16
Seu cumprimento: Lc 24.44; Mt 5.18; 1Rs 8.56; Is 55.11
2. Provas da Autenticidade da Bíblia
Prova bíblica: Jo 17.17; Sl 68.11; Sl 19.7-9; Mc 13.31; 2Sm 23.2
Prova histórica: 2Rs 22.8; Pais da Igreja; Arqueologia; Rolos do Mar Morto
 Prova cientifica: Is 40.22; Lc 17.34-37; Jn 2.3-6; Jó 26.7; Jó 38
3. Provas da Operação da Bíblia
Ela discerne: Hb 4.12; Sl 119.105
Ela transforma: Jo 5.39; 1Ts 2.13; Sl 119.11,50; Jo 5.24
Ela instrui: 2Tm 3.15,17; Sl 119.99,100,104; Mt 22.29

 

 

Texto da Lição:

2 Timóteo 3.14-17; Deuteronômio 4.2; 12.32; Provérbios 30.5,6

2Tm 3.14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido.
15 E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
16 Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça,
17 para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.

Dt 4.2 Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, que eu vos mando.

Dt 12.32 Tudo o que eu te ordeno observarás; nada lhe acrescentarás nem diminuirás.

Pv 30.5 Toda palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele.
6 Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda, e sejas achado mentiroso.

(ARC)