Fort Lauderdale, Flórida, 30 de Março de 2003 Ano XI  Lição Nº 13


 

Exercício da Prudência

Geraldo Bonadio Brasil

Brasileiro, professor e articulista.

    Nem todos os dias são dias de Sol. É indispensável ao equilíbrio da natureza que, em determinadas ocasiões, ele se oculte atrás de grossas nuvens e tenhamos dias em que a temperatura cai e só de raro em raro a luz chega até nós, filtrada pela plúmbea cortina de um céu nublado. Em seu viver, há dias iluminados, em que todos os objetivos podem ser percebidos claramente. Em tais ocasiões é fácil avançar, vencer resistências, contornar obstáculos e chegar à vitória. Inversamente, há outros momentos em que a luminosidade diminui, o cenário se obscurece e torna-se difícil perceber o rumo a tomar. O Deus Eterno não permite essa alternância de condições ao acaso. Na situação em que se torna difícil discernir o caminho, oculta-se um apelo do Pai no sentido de que você perceba que a audácia e a prudência são igualmente necessárias ao seu agir, que se dê conta de que viver não é representar um monólogo, com as luzes do palco incidindo permanentemente sobre o único ator, mas encetar um diálogo permanente com seus irmãos em humanidade. (Ec 7:14). Coopere com o seu próximo nos dias ensolarados da vida, quando os triunfos se sucedem. E saiba buscar a orientação sábia dos experimentados, quando a luz parece desaparecer e os contornos do caminho se desfocam. Assim fazendo, vivenciará a solidariedade nos dias de triunfo, e a prudência nos momentos de dificuldades. E tanto numa como noutra ocasião, reforçará os laços de cooperação e respeito que o unem aos seus semelhantes. "Fazer planos sozinho não é bom; peça conselhos a outras pessoas sábias antes de enfrentar qualquer batalha." (Provérbios 20:18).

Intercessão

Adriana DaCosta Estados Unidos

Canadense, professora e membro da Diretoria.

 

"Eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração, e rogos, e jejum, e pano de saco, e cinza". Dn 9.3 Pode-se definir a intercessão como a oração contrita e reverente, com fé e perseverança, mediante a qual o crente suplica a Deus em favor de outra pessoa ou pessoas que extremamente necessitem da intervenção divina. A oração de Daniel no cap. 9 é uma oração intercessória, pois ele ora contritamente em favor da restauração de Jerusalém e de todo o povo de Israel. A Bíblia nos fala da intercessão de Cristo e do Espírito Santo, e de numeroso santos, homens e mulheres do antigo e do novo concerto. Jesus, no seu ministério terreno, orava pelos perdidos, os quais Ele viera buscar e salvar (Lc 19.10). Chorou, quebrantado, por causa da indiferença da cidade de Jerusalém (Lc 19.41). Um aspecto permanente do ministério de Cristo é de interceder pelos crentes diante do trono de Deus... "Quem os condenará? Pois é Cristo  quem morreu ou, antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual esta à direita de Deus, e intercede por nós" (Rm 8.34). O Espírito Santo também está empenhado na intercessão. Paulo declara: "não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis" (Rm 8.26). Portanto, Cristo intercede pelo crente, no céu, e o Espírito intercede dentro do crente, na terra! Sabemos que, Jesus, "pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles" (Hb 7.25).

Com Deus Sempre Haverá um Final Feliz

Neusa Rocha Estados Unidos

Brasileira,  professora e Diretora do Apoio.

Texto Áureo da Lição

 E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou a Jó outro tanto em dobro a tudo quanto dantes possuía. (Jó 42:10)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: GRATO A TI, número 370 da Harpa Cristã.

 

1. Através de sua restauração  
Restauração espiritual: Jó 42:1,6; Jr 30:17,22; Jó 23:10
Restauração física: Jó 42:10; Lc 8:17; 13:11,12
Restauração social: Jó 42:11,13,14; Lc 5:14,15; 1Pe 2:9,10
2. Através de sua fidelidade
Através do seu amor: Jó 13:1; Rm 5:8
Através do seu perdão: 1Jo 1:9; 2:1; Jó 42:6
 Através de suas promessas: Fl 1:6; Gn 17:1,4; Hb 10:35,36
3. Através de suas bênçãos
Quando somos obedientes: Jó 19:25; Cl 3:23,24; Mc 14:36
Quando somos fieis: Dn 7:18; Jó 37:5; Ap 3:8,10
Quando somos dependentes: Jó 42:5,6; Mt 14:27,28; 1Co 10:13

 

 

Texto da Lição:

Jó 42:10-17

Jó 42:10 E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou a Jó outro tanto em dobro a tudo quanto dantes possuía.
11 Então, vieram a ele todos os seus irmãos e todas as suas irmãs e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele pão em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram de todo o mal que o SENHOR lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro, e cada um, um pendente de ouro. 12 E, assim, abençoou o SENHOR o último estado de Jó, mais do que o primeiro; porque teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois, e mil jumentas. 13 Também teve sete filhos e três filhas. 14 E chamou o nome da primeira, Jemima, e o nome da outra, Quezia, e o nome da terceira, Quéren-Hapuque. 15 E em toda a terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos. 16 E, depois disto, viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos e aos filhos de seus filhos, até à quarta geração. 17 Então, morreu Jó, velho e farto de dias.

(ARC)