Fort Lauderdale, Flórida, 13 de Outubro de 2002 Ano X  Lição Nº 41


 

Sem Ninguém!

Noberto Marquardt Brasil

Brasileiro, pastor e professor.

Eclesiastes 4:7,8 - Então considerei outra vaidade debaixo do sol; - isto é: um homem sem ninguém, não tem filho nem irmã, contudo não cessa de trabalhar e seus olhos não se fartam de riquezas; e não diz: Para quem trabalho eu, se nego à minha alma os bens da vida? Também isso é vaidade e enfadonho trabalho. Esta mensagem é direcionada especialmente aos solteiros de mais idade, aos descasados ou viúvos. Tenho amigos preciosos que estão na busca de seu grande amor, sentem a necessidade imensa de estarem se relacionando intimamente com seu cônjuge, mas que de uma forma ou outra ainda não conseguiram.  Como casado, digo a eles que são uma classe privilegiada, no sentido de terem todo o seu tempo disponível para eles e para seus projetos sociais. Não estou aqui reclamando de minha condição de casado, mas que a verdade seja dita: o tempo que eu tinha quando solteiro para fazer aquilo que me "dava na telha", não tenho mais, agora me tornei uma pessoa com uma responsabilidade a mais: minha família. Volta e meia alguns desses amigos preciosos reclamam comigo que não suportam passar mais um natal sozinhos, um dia dos namorados sozinhos, um aniversário  sozinho, mas que querem dividir essas alegrias não só com seus amigos, mas principalmente com aquela pessoa que pra eles é especial. Quando chegarmos a idade mais avançada, olharemos para traz e veremos que o que realmente importou nessa vida, foram todas as coisas boas que fizemos. Não ha nada melhor do que olhar para nossos filhos e vê-los fortes, inteligentes, sadios e bem sucedidos. Talvez você esteja solteiro, viúvo ou até mesmo foi casado e teve uma grande decepção em seu casamento, mas quero te dizer que Deus tem o melhor para você, espere com paciência no Senhor, e creia que irá receber a vitória aqui, a recompensa além!
 

Fragilidade

João Luís Cabral Estados Unidos

Angolano, diácono, professor e diretor da Música.

Fragilidade, do latim ‘fragilitate’: instabilidade,  qualidade de frágil, fácil de destruir, quebradiço, pouco vigoroso. Tudo quanto Deus fez era bom e estável, com equilíbrio e perfeição. O sábio Salomão pode compreender a perfeição de Deus e a causa desta instabilidade que assolou a criação divina: Vede, isto tão somente achei: que Deus fez ao homem recto, mas ele buscou muitas invenções. (Ec 7.29) ; sendo uma delas a de transgredir a lei Deus. No original, a palavra recto, é perfeito, pleno, completo. Deus criou todas as coisas perfitas sem fragilidade para louvor da sua glória (Gn 1.31; Sl 39.1-10; Ef 1.6,12; Cl 1.15-20) porém, uma única coisa podia debilitar a criação, o pecado; e o poder de fazê-la frágil, estava nas mão do homem, o qual Deus deu a responsabilidade de cuidar ( Gn 1.26-31; 2.19-20a) ). Agora, o homem pecou e tornou-se frágil, e com ele o resto da criação. A terra está tão frágil que os ecologistas, crêm que em alguns anos esta exterminará seus habitantes por acaso da debilidade gradual da Camada de Ozone, por causa das muitas invenções do homem. Na Bíblia vamos encontrar menções de fragilidades de homens de Deus: Noé, o apregoeiro da justiça , Gn 9.20-29; Abrão, o pai na fé, Gn 12.10-20; Isaque, Gn 26.1-11; Moisés, o amigo de Deus, Nm 20.7-12; Dt 32.48-52; Sansão, Jz 16; Saúl, I Sm 13.8-14; Davi o homem segundo o coração de Deus, II Sm 12.1-14, o qual orou: Faze-me conhecer, SENHOR, o meu fim, e a meditação dos meus dias qual é, para que eu sinta quanto sou frágil. (Sl 39.4); Elias, profeta de Deus, I Rs 19; Tg 5.17; o apóstolo Paulo, o legado aos gentios, com um ministério sem par, afirmou: Miserável homem que eu sou! Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal., Rm 7.7-25; I Tm 1.15; mas apesar de sua fragilidade o verdadeiro cristianismo não deixa de ser vivido, e muitos outros, cujas vidas são um verdadeiro epílogo exemplar para todos quantos abraçaram a fé em Cristo Jesus o Senho. É importante compreender, o porquê da fragilidade de todo crente em Jesus e homens de Deus; porque seus corpos ainda esperam o Dia do Senhor Jesus Cristo para sua redenção e glorificação (Rm 8.22,23). O crente faz frente a fragilidade: santidade, unção, amor, fé, esperança, pieddae e dependência de Deus. Portanto, diz as Escrituras: Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia. 1( Co 10.12).

A FRAGILIDADE DE UM HOMEM DE FÉ

Manuela Barros Estados Unidos

Brasileira, professora e diretora do Evangelismo.

Texto Áureo da Lição

Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado.
 (Romanos 4:8)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: GUIA-ME SEMPRE, MEU SENHOR 141 da Harpa Cristã.

 

1. O crente pode tornar-se frágil
Quando tentado pelo Diabo: Tg 1:3; Mt 4:1.
Quando provado por Deus: 1Pe 1:7; 1Tm 3:10.
 Quando induzido pela carne: Tg 1:14,15; Gl 5:13.
2. Os perigos dos momentos de fragilidade
Amar o mundo: Jz 14:1-3; Mt 5:23; 1Tm 4:10.
Provar do mundo: Jz 16:1; 1Co 5:6; Rm 6:2.
 Sair para o mundo: Jz 16:20; Lc 15:13; 2Tm 4:10.
3. Como sair dos momentos de fragilidade
Renunciar os momentos de fragilidade: Rm 12:13; 2Tm 2:22.
Buscar a fortaleza do Senhor: Sl 31.3,4; Pv 8:17; Sl 31:22-24.
Buscar a direção do Senhor: Pv 11:14; Sl 23:2; Rm 8:14.

Texto da Lição:

Gênesis 12:9-120

  9 Depois, caminhou Abrão dali, seguindo ainda para a banda do Sul. Abrão desce ao Egito
10 E havia fome naquela terra; e desceu Abrão ao Egito, para peregrinar ali, porquanto a fome era grande na terra. 11 E aconteceu que, chegando ele para entrar no Egito, disse a Sarai, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher formosa à vista; 12 e será que, quando os egípcios te virem, dirão: Esta é a sua mulher. E matar-me-ão a mim e a ti te guardarão em vida.
13 Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa, e que viva a minha alma por amor de ti. 14 E aconteceu que, entrando Abrão no Egito, viram os egípcios a mulher, que era mui formosa. 15 E viram-na os príncipes de Faraó e gabaram-na diante de Faraó; e foi a mulher tomada para a casa de Faraó. 16 E fez bem a Abrão por amor dela; e ele teve ovelhas, e vacas, e jumentos, e servos, e servas, e jumentas, e camelos. 17 Feriu, porém, o SENHOR a Faraó com grandes pragas e a sua casa, por causa de Sarai, mulher de Abrão.
18 Então, chamou Faraó a Abrão e disse: Que é isto que me fizeste? Por que não me disseste que ela era tua mulher? 19 Por que disseste: É minha irmã? De maneira que a houvera tomado por minha mulher; agora, pois, eis aqui tua mulher; toma-a e vai-te.
20 E Faraó deu ordens aos seus varões a seu respeito, e acompanharam-no a ele, e a sua mulher, e a tudo o que tinha.

(ARC)