Fort Lauderdale, Florida, 16 de Dezembro de 2001 Ano IX  Nº 51


 

O Ídolo EU!

Rev. Eronides DaSilva U.S.A.

Brasileiro, pastor, professor, conferencista  e escritor.

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me" (Mateus 16.24).  A História da Índia nos conta que Mamude, de Ghazni, triunfou sobre as dinastias locais, estabelecendo a sua autoridade e domínio até o norte da Índia. Ele era um homem extremamente ganancioso, portador de uma avidez excepcional e um predador invasor, porém, um notável chefe militar. Uma das façanhas praticadas por Mamude era a de destruir todos os ídolos encontrados em cada cidade que conquistava. Chegou o tempo em que sitiou a grande cidade de Gujarate. Rompendo entrada no mais suntuoso santuário dos brâmanes, viu-se à frente de um gigantesco ídolo que media aproximadamente cinco metros de altura. Ordenou imediatamente que o ídolo fosse destruído. Ao ouvir tão absurda ordem, os sacerdotes brâmanes do templo imploraram, prostrados aos pés de Mamude, que não destruísse o seu deus porque dele dependia o progresso e a ventura daquela cidade. Mamude porém, depois de uma rápida pausa, encarando os sacerdotes, declarou que preferia ser conhecido como destruidor a vendedor de ídolos. Dizendo isto, arremessou em seguida o seu machado de guerreiro contra a fria imagem. Seus soldados o acompanharam e em poucos momentos o ídolo estava reduzido a pó. Durante a destruição, eles verificaram que o ídolo era oco e que no seu interior haviam sido escondidas milhares de pedras preciosas. Essas pedras foram caindo aos pés do desbravador à medida que destruía o ídolo. O nosso ego — nosso EU—  é semelhante a esse ídolo, julga nunca precisar de ninguém. Ele se julga superior ao ponto de desprezar todos aqueles que se aproximam. Ele suplica prometendo que, se o deixarmos intacto, terá recompensas fantásticas para nos deleitar a qualquer momento e em qualquer circunstância. O EU, esse ídolo desprezível, passará anos e anos até, quem sabe, toda uma vida tentando escapar das mãos do Senhor. Entretanto, se deixarmos de dar atenções à sua capciosa súplica, isto é, se renunciarmos à vontade e aos caprichos do nosso EU, entregando-o à completa destruição, é que vamos descobrir o verdadeiro tesouro que enriquecerá as nossas vidas. Quando destruido, preciosas jóias, do mais alto valor, cairão aos pés daqueles que aprendem o segredo de renunciar por amor de Cristo. ( Isaías 45:3).

Honra

Manuela Barros U.S.A.

Brasileira, professora e Diretora do Evangelismo.

Os estudos sociológicos declaram que este é um valor pivô nas sociedades antigas. Como um nome, honra traz idéia de estima, respeito ou boa reputação. Honrar é reconhecer com palavras ou ações o valor de alguém. Honrar aos pais (Ex 20.12), entre outros, envolve providenciar para eles o sustento em suas necessidades materiais, para que a pobreza deles não lhes seja motivo de vergonha. Honrar também pode significar premiar alguém com os devidos sinais de respeito (2 Cr 16.14; Et 6.8-11). Os antigos viam todas as ações e interações humanas como ocasião para dar honra, ou seja, elevar o valor de alguém aos olhos públicos. "a quem honra, honra" ensinava o apóstolo Paulo aos romanos. A Bíblia Sagrada está repleta de ensinos acerca daqueles que são dignos de honra. Aprende-se das Escrituras que devem ser honrados os pastores, os profetas e os obreiros que se ocupam na obra do Senhor. A demonstração da verdadeira honra, não hipócrita ou interesseira, orquestra ação de destaque dentro da Igreja, onde todos são honrados (Rm 12.10)! Sem nenhuma dúvida, é grande a alegria de um trabalhador que é honrado pelo seu empregador, ou de um filho que é honrado pelo seu pai, mas não há maior alegria do que a de um crente em ser honrado pelo próprio Deus como foi Jó (1.8) e como em breve será a Igreja "Ao que vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus..." Ap 3.12. Por toda honra seja sempre Deus glorificado!

Os Falsos Mestres

Vania DaSilvaU.S.A.

Brasileira, professora e membro da Diretoria.

Ouça a mensagem da semana no Púlpito!

Texto Áureo da Lição

  Assim como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo: se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. (Gálatas 1:9)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: GUIA-ME SEMPRE MEU SENHOR — 141 da Harpa Cristã.

 
1. Características dos Falsos Mestres
 
Trazem os adeptos a si: At 20:29,30; Mt 23:15.
Não respeitam a autoridade eclesial: Jd 4,7-8; Tt 3:1.
Negam a  eficácia da Palavra: 2Pe 2:1; 2Tm 3:2-5; Gl 1:9.
2. Mensagem dos Falsos Mestres
 
Enganam com suas palavras: 2Pe 2:3; Cl 2:4; Pv 1:10; Ef 4:14.
Iludem com suas promessas: 2Pe 2:19; At 8:9-11.
Aprisionam com suas seduções: Cl 2:8,18; 2Tm 3:6; Jd 18-19.
 
3. Desmascarando os Falsos Mestres
Seus erros com a verdade: 1Jo 4:6, 2Tm 3:8; 2Co 13:8.
Seus ensinamentos com a doutrina: 2Tm 4:1-3; 1Tm 4:16; Tt 1:9; 2:7.
Suas práticas com a santidade: 2Tm 2:19,21; Ef 5:11-13.
 

Texto da Lição:

 

1Pedro 2:1-3,9,10,17-19

1 E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores,
que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo
sobre si mesmos repentina perdição.
2 E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade;
3 e, por avareza, farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita. 9 Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos e reservar os injustos para o Dia de Juízo, para serem castigados, 10 mas principalmente aqueles que segundo a carne andam em concupiscências de imundícia e
desprezam as dominações. Atrevidos, obstinados, não receiam blasfemar das autoridades;
17 Estes são fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento, para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva; 18 porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne e
com dissoluções aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro,
19 prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo.

(ARC)