Fort Lauderdale, Florida, 19 de Agosto de 2001 Ano IX  Nº 34


 

Um Disforme Carvalho!

Waldir José da Silva África do Sul

Brasileiro,  pastor e professor.

Se você estiver passando por problemas muito grandes, comporte-se como o carvalho. Todas as vezes em que deparamos com problemas na vida, observamos o quanto somos frágeis. As alegrias se vão, só fica a verdade de que somos impotentes para lidar com as adversidades que surgem no decorrer de nossa existência. Deus nos deixa lições interessantes em sua criação, para nos mostrar que o homem foi criado forte e que essa força pode ser aumentada e absorvida de situações adversas. Existe uma árvore com o nome de carvalho. Essa árvore é usada pelos botânicos e geólogos como um medidor de catástrofes naturais. Quando querem saber sobre tempestades que ocorrem numa determinada floresta, eles observam logo o carvalho. É a árvore que mais absorve as conseqüências de temporais. Quanto mais temporais e tempestades o carvalho enfrenta mais forte fica! Suas raízes naturalmente se aprofundam mais na terra e seu caule se torna mais robusto, sendo quase impossível uma tempestade arrancá-lo do solo! Mas não pense que os cientistas precisam fazer estas análises todas para saber isso! Basta apenas eles olharem para o carvalho. Pelo fato dele absorver as conseqüências das tempestades, a robusta árvore, às vezes, assume uma aparência disforme, como se realmente tivesse feito muita força, ficando às vezes até com uma aparência triste. Para um carvalho, cada tempestade é mais um desafio a ser vencido e não uma ameaça. Numa grande tempestade muitas árvores são arrancadas, mas o carvalho permanece firme! Devemos tirar proveito das situações contrárias à nossa vida e ficar mais fortes, mesmo que às vezes um pouco marcados, com a aparência abatida, mas fortes, com raízes bem firmes e profundas na terra! Podemos com isso compreender o que o nosso Pai maravilhoso quis nos ensinar, quando disse que "Podemos todas as coisas naquele que nos fortalece" (Fp. 4:13) e, também, a confiança do rei Davi, quando cantou: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal algum, porque Tu estás comigo" (Sl 23.4). Por isso, quando você olhar pela janela o lindo alvorecer, lembre-se que não há o temer com os infortúnios do dia, porque Deus sempre está com você. Ele protegê-lo-á! Se você estiver passando por problemas muito grandes, comporte-se como o carvalho. Certamente, será só mais uma tempestade que poderá torná-lo ainda mais forte!

Mediador

Mbaxi Divaldo Cabral USA

Angolano, músico  e seminarista

 

Nas Escrituras Sagradas, o substantivo acima referido é relatado quatro vezes no Novo Testamento (na primeira carta a Timóteo e na epístola aos Hebreus). No Velho Testamento o termo em questão faz-se concernente aos Sacerdotes (Ex 28:1; Num 16:40). Por exemplo: Arão, seu filho Eleazar, e outros mais que intercediam entre Deus e os homens; assim como também os profetas (Dt 18:18-22). Podemos mencionar Ezequiel, Daniel, Isaías, Jeremias  entre outros profetas maiores e menores que traziam a mensagem de Deus para o povo. Mediador é todo aquele que intervém para estabelecer um acordo, ou seja uma reconciliação entre duas ou mais pessoas. No entanto, Cristo não é um mediador humano qualquer, mas sim o Advogado (I Jo 2:1) de cada salvo e Mediador (I Tm 2:5) entre Deus Pai e os homens, o Sacerdote perfeito (II Cor 5:18) superior a Arão, da ordem de Melquisedeque, e profeta mais excelente do que Moisés. Embora que esta palavra não seja mencionada muitas vezes nas Escrituras Sagradas, no entanto, podemos encontrar o sujeito subentendido da segunda pessoa da Trindade antes da sua encarnação, na qualidade de verbo vivo; oferecido como sacrifício antes da fundação do mundo (Jo 1:1-2). O Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo é denominado como: a) Mediador entre Deus e os Homens (I Tm 2:5); b) Mediador de um melhor concerto (Hb 8:6); c) Mediador da Nova Aliança (Hb 9:5). Ele, o fundamento da Igreja, exerce o papel de mediador no processo salvívico e redentor da humanidade (Jo 3:16-17; Rm 3:24-25). Por isso, todo louvor e  adoração seja dada ao Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Este que continua salvando e exercendo a função de Mediador no perdão dos pecados de todo aquele que for regenerado (Jo 14:6; Rm 5:2; Ef 2:18). Em síntese, Cristo,  a imagem de Deus invisível, é o Mediador dos mediadores que levou sobre si as nossas culpas e pelos seus intercede, porque ele é amor. (Is 53:4,5,12). Jesus Cristo o sublime mediador teve duas linhagens: a) Linhagem Vertical, em que o mesmo é cognominado por Filho Unigênito (S. Jo 3:16) que é o proprio Verbo Vivo (S. Jo 1:1) e o Messias prometido (Dn 9:26) como havia sido revelado ao profeta Daniel. b) Linhagem Horizontal, retrata sobre Jesus de Nazaré o Rei do Judeus que veio da raiz de Davi (Mt 1:1-16; S. Jo 19:19) que se fez pecado sendo justo trazendo a justiça para todo aquele que nele crer.

Ao estudarmos o Antigo Testamento, constataremos que Deus fez vários concertos com o homem como podemos citar com Noé após o dilúvio (Gn 9:1-19), com Abraão que foi lhe ordenado por DEUS que fosse a uma terra que ele não conhecera e lhe prometera ser pai de uma grande nação  e muitos outros homens de DEUS (Gn 15:17-21). Até mesmo na dispensação da lei, Deus instituiu leis e mandamentos mas o homem nunca cumpriu a lei, por esta razão Deus enviou a Jesus “Mediador de uma nova aliança” que em tudo foi tentado mas não houve nele pecado, por esse motivo ele é o Mediador sublime e perfeito em seu sacrifício, seu sangue puro e excelente obra sacertodal. De acordo com a teologia sistemática, a segunda pessoa da trindade é o unico mediador que liga o homem a DEUS, em sua encarnação ele honrou a divindade não se esquecendo de sua deidade(Jo 10:33,36) e de sua missão( Jo 4:32). As três dispensações ministeriais de Jesus Cristo, o mediador, tem uma grande relação com as três ofertas dadas pelos magos em seu nascimento: Ouro inerente a o seu reinado milenial (I Tm 6:14-16), incenso ao seu ministério sacerdotal (Ef 5:2) e mirra que se refere a ele como profeta (Mt 21:11).

Cristo, Mediador de uma Melhor Aliança

Paulo Renato AlvesUSA

Brasileiro, presbítero, professor e membro da diretoria

 

Texto Áureo da Lição

Porque este é o concerto que, depois daqueles dias, farei hcom a casa de Israel, diz o Senhor: porei as minhas leis no seu entendimento e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo. (Hebreus 8:10)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: A TEUS PÉS! — 434 da Harpa Cristã.

 

1. Cristo, a figura da Antiga Aliança

  • Através do tabernáculo: Hb 8:1,2,5; 9:1,9,11.
  • Através do sacerdócio: Zc 6:13; Hb 6:20; 7:23,24,26-28.
  • Através do sacrifício: Hb 10:1,9-12; 1Pe 1:19,20.

2. Cristo, uma melhor e perfeita aliança

  • Cumpriu seu ministério: Hb 7:26-27; 8:6,7; Jo 19:28.
  • Tornou-se mediador perfeito: Hb 4:15; 7:28; 8:6; 9:15; 1Tm 2:5.

  • Distinguiu-se como intercessor eterno: Rm 8:34b; Hb 7:24,25.

3. Resultado dessa Nova Aliança

  • Um perdão absoluto: Jo 1:29; Mq 7:19; Rm 8:2.
  • Um santuário celestial: Hb 9:24; Jo 14:1-3; 2Co 5:2.
  • Uma salvação eterna: At 4:12; Hb 5:9; 9:11,12; Jo 5:24.

Texto da Lição:

Hb 8:1-4,6-13

1 Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à
destra do trono da Majestade,
2 ministro do santuário be do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.
3 Porque todo sumo sacerdote é constituído para coferecer dons e sacrifícios; pelo que era necessário que este também tivesse alguma coisa que oferecer. 4 Ora, se ele estivesse na terra, nem tampouco sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei,  6 Mas agora alcançou ele eministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor concerto, que está confirmado em melhores promessas. 7 Porque, se aquele primeiro fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para o segundo. 8 Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, em que com a casa de Israel e
com a casa de Judá estabelecerei um novo concerto,
9 não segundo o concerto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; como não permaneceram naquele meu concerto, eu para eles não atentei, diz o Senhor.
10 Porque este é o concerto que, depois daqueles dias, farei hcom a casa de Israel, diz o Senhor:
porei as minhas leis no seu entendimento e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo.
11 E não ensinará cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior. 12 Porque serei misericordioso para com as suas iniqüidades e de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais. 13 Dizendo novo concerto, lenvelheceu o primeiro. Ora, o que foi tornado velho e se envelhece perto está de acabar.
(ARC)