Fort Lauderdale, Florida, 04 de Março de 2001 Ano IX  Nº 10


 

Os Amuletos e a Fé Cristã!

  Rev. Airton Evangelista da Costa Brasil

Brasileiro, Professor, Conferencista e Pastor.

A Enciclopédia Britânica diz que AMULETO é "designação genérica de diferentes objetos aos quais se atribui a virtude mágica de guardar ou proteger quem o porta. Usados tradicionalmente para afastar o azar e trazer sorte". Enfim, amuleto é qualquer objeto portátil a que supersticiosamente se atribui virtude sobrenatural para livrar seu portador de males materiais e espirituais, e para propiciar benefícios nessas áreas. Ao aceitarmos o senhorio de Jesus, recebemos o Espírito Santo (1Co 6.19 Ef 1.13); nossos pecados são perdoados (Atos 10.43; Rm 4.6-8); somos recebidos como filhos de Deus (Jo 1.12); se somos filhos, logo somos também herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo (Rm 8.17); passamos da morte espiritual para a vida espiritual (1 Jo 3.14); somos novas criaturas (2 Co 5.17); o diabo se afasta e não nos toca (Tg 4.7; 1 Jo 5.18); não estamos mais sujeitos às maldições (Jo 8.32,36); podemos usar o nome de Jesus para curar enfermos e expulsar demônios (Mc 16.17-18); estamos livres da ira vindoura (Rm 5.91 Ts 1.10), além de fazermos jus a outras promessas. O uso de qualquer objeto, seja no corpo, seja em nossa casa, não melhora em nada a nossa condição de filho, de herdeiro, de abençoado, de isento das investidas do diabo. Objetos não expulsam demônios, não quebram maldições, não substituem o poderoso nome de Jesus. O nome de Jesus não pode ser substituído por um objeto ou um produto industrializado. O uso de amuletos evidencia não uma atitude de fé, mas de falta de fé. Deus não opera por esse meio, sejam cordões, pulseiras, pirâmides, cristais, velas ou qualquer outro produto. A atitude de fé é o esperarmos no Senhor e nEle confiarmos. Os amuletos, longe de serem veículos de bênçãos, podem trazer maldições, porque a fé não está centralizada exclusivamente em Deus. Podemos ler Isaías 13.1 assim: “Ai dos que confiam no poder místico dos amuletos, mas não atentam para o Santo de Israel, nem buscam ao Senhor.” O Espírito que em nós opera não nos permite colocar coisas impuras diante de nossos olhos (Salmos 101.3). O que transmite fé, o que proporciona fé, o que dá origem à fé, é a palavra de Deus (Rm 10.17). O uso de amuletos é incompatível com a vida cristã e não proporciona prosperidade material ou espiritual a ninguém. Quem deseja viver uma vida de paz e de abundância deve buscar "primeiro o reino de Deus e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mt 6.33; Jo 10.10). Para viver a sua fé o cristão não precisa de figas, de cordão de ouro, varinha mágica, porque as maldições não prevalecem contra nossas vidas. Do Egito já viemos. Das superstições já nos libertamos. Do jugo do opressor já estamos livres. Cristo quebrou na cruz todas as amarras, grilhões, embaraços; quebrou os fortes laços que nos prendiam ao mundo das trevas (Gl 3.13). A Bíblia nos dá a receita certa: "Submetei-vos, pois a Deus. Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" (Tg 4.7). "Cristo nos libertou para que sejamos de fato livres. Estai, pois, firmes e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da escravidão" (Gl 5.1).

O Batismo no Espírito Santo

Domingos Tito Sacataco E.U.A.

Angolano, Evangelista e Professor.

O batismo no Espírito Santo é uma das doutrinas fundamentais das Sagradas Escrituras. A respeito dela, a Bíblia nos ensina o seguinte: quanto à sua promessa, ela foi feita muito antes do Novo Concerto - NT (Pv 1.23); recalcada neste (Mt 3.11; At 4.1-8); e cumprido no dia de Pentecostes (At 2.1-4). Ser batizado no Espírito Santo significa receber a promessa (Lc 24.49; At 1.14), receber a virtude (At 1.8), ser cheio do Espírito (At 2.4), ser revestido de poder (Lc 24.49), para testemunhar com ousadia (At 1.8; 2.41), ter poder sobre as enfermidades (At 3.8,9), renúncia pessoal ou poder  para sofrer por Cristo (At 7), poder para vencer o mundo e para conhecer os mistérios de Cristo (I Jo 2.14,20,27).  O Batismo no Espírito Santo é uma obra distinta e à parte da salvação, uma experiência subsequente à outra, porém ambas efetuadas por Jesus. O falar em línguas estranhas é a evidência deste batismo (At 2.4; 10.46). O homem ou a mulher (crente) será batizado no Espírito Santo, se tiver sede (Sl 42.2; Is 41.17,18), se crer (Jo 14.12-15), se for à pessoa certa - Jesus (Is 55.1; Mt 11.28). A promessa diz respeito aos convertidos (Jo 7.37), aos sedentos (Is 44.3), aos novos e antigos crentes (At 10.44-48; 2.1-4), aos de longe, e a tantos quanto nosso Senhor chamar (At 2.39). "E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito" (Jl 2.28,29).

O Dom do Espírito Santo

Manuela Barros E.U.A.

Brasileira, Professora e Diretora do Evangelismo

 

Texto Áureo da Lição

E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. (Atos 2:38)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: FOGO DIVINO — 122 da Harpa Cristã.

 

1. O que o Dom do Espírito não é:

  • Conseqüência direta para salvação: At 10:44-47; 19:1-4; 18:24,25.

  • Elemento direto para regeneração: Mc 16:16; Jo 3:5-8; Gl 5:22.

  • Ato independente da salvação: Jo 8:17-23; 14:17; At 2:38,39. 

2. O que o Dom do Espírito é:

  • Cumprimento da promessa do Pai: Pv 1:23; Jl 2:28,29; Mt 3:11; At 1:5.

  • Revestimento de poder e autoridade: Lc 24:49; At 1:8; 4:8,31; 6:5,7-10.

  • Agente edificador da igreja: Jo 16:13; 1Co 14:2,4; Gl 5:16.

3. Como obter o Dom do Espírito Santo:

  • Perseverando na Palavra: Jo 14:23; At 10:44; 2:42.

  • Perseverando na oração: At 1;14; Rm 12;12; 1Ts 5:12.

  • Perseverando na : Hb 10:38,39; 2Ts 2:13,14; Jd 1:3.

Texto da Lição:

Atos 2:14-18; 37-41

 14 Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras. 15 Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo esta a terceira hora do dia. 16 Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: 17 E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos; 18 e também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias, e profetizarão; 37 Ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos? 38 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. 39 Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar. 40 E com muitas outras palavras isto testificava e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. 41 De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas. (ARC)