Fort Lauderdale, Florida, 25 de Fevereiro de 2001 Ano IX  Nº 09


 

Tiremos a Máscara!

  Rev. Marcos Amazonas dos Santos Portugal

Brasileiro, Professor e Pastor de Igreja Batista em Portugal.

Estamos a viver no grande teatro da vida. É comum usarmos máscaras para esconder nosso verdadeiro “eu.” Somos mascarados. Vivemos a representar e já não sabemos mais quem somos. A busca pelo prazer nos faz fantasiar. Queremos tudo sem perder tempo. Morley afirmou: “O desejo de gratificação instantânea, contudo, tomou o lugar da espera pelo tempo em que podemos pagar em dinheiro por aquilo que queremos. Hoje os homens são consumidos por desejo de comprar coisas de que não precisam, com dinheiro que não têm, para impressionar pessoas de quem não gostam”. Fingimos ser o que não somos. Jesus utilizou o termo correto para esta atitude. Ao ver os mascarados dos seus dias, chamou-os de hipócritas. Como Jesus nos chamaria hoje? O que devemos fazer para tirar a máscara? A Bíblia afirma: “Examine-se o homem a si mesmo” (1 Cor 11.28). Devemos começar com uma auto-avaliação. Procurar que tipo de máscara estamos a utilizar. Temos que nos arrepender. A Bíblia declara: “Lembra-te pois donde caíste, arrepende-te e pratica as primeiras obras” (Ap 2.5). É necessário voltar atrás. Começar de novo. Iniciar guardando à Palavra de Deus. Como diz o salmista: “Escondi a tua Palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” (Sl 119.11). É mister obedecer ao Senhor. Devemos nos sujeitar a Ele e permitir que Ele resplandeça em nós e através de nós (1 Cor 4.6). Temos que procurar realizar à vontade de Deus que é boa, perfeita e agradável (Rm 12.2). É muito difícil reconhecer este fato. Não gostamos de assumir nossos erros. Contudo, a pior máscara que temos é a do orgulho, que como disse Lewis: é o grande pecado. Habita em nós, no mais profundo do nosso ser. Mas, se tivermos coragem, podemos tirá-lo e ficar livres, sem máscara. Tiremos a máscara e diga como Paulo: “Mas todos nós, com cara descoberta, reflectindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor” (1 Cor 3.18). Eu quero viver sem máscaras!

A Igreja

Dorcas Copque E.U.A.

Brasileira, Professora e Membro da Diretoria.

Traduzida do grego Ekklesia, que é formada de duas palavras raízes, ek (fora de) e kaleo (chamar), e que quer dizer:  “chamar para fora” ou “convocação”. A maior parte das ocorrências feitas no Novo Testamento, se referem a uma congregação local de cristãos e jamais a um edifício. O termo Ekklesia, equivalente ao hebráico kahal,  também foi usado entre os judeus, na Septuaginta, para significar a congregação de Israel, que foi constituída no Sinai, e se reunia na presença do Senhor por ocasião das festividades (Dt 4:10; Mt 18:20 e At 7.38). No sentido cristão, a igreja aparece pela primeira vez em Jerusalém, após a ascensão de Jesus. Ela é universal no sentido espiritual, porque todos os filhos de Deus de todas as nações fazem parte dela (At 2.47 - 9.31). Ela é local através de seus membros vivos e ativos, e sua administração congregacional, para que o mundo possa ver seu amor e constatar suas boas obras (I Pe 2.12; Fp 2.15,16). Suas práticas distintivas incluíam o batismo nas águas, tendo como modo a imersão, Mc 16:16; efetuado na autoridade do nome de Jesus, At 2:38; e tendo como fórmula, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, Mt 28:19. Esta ordenança era feita com freqüência regular e instrução fornecida pelos apóstolos, além da Santa ceia e a comunhão em bases familiares (At 2.41-46). A primeira liderança da igreja se compôs dos doze apóstolos de Jesus, mas logo cedeu lugar à liderança dos anciãos, na maneira judaica regular, tendo Tiago, irmão do Senhor, como presidente (Gl 2.9; At 15.6).

A Igreja, Sua Natureza e Missão

Dorcas Copque E.U.A.

Brasileira, Profesora e Membro da Diretoria

 

Texto Áureo da Lição

Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. (Mateus 16:18)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: VEM, À ASSEMBLÉIA DE DEUS — 144 da Harpa Cristã.

 

1. A definição da igreja

  • Ela é o corpo Cristo — místico: 1Co 12:27; Cl 1:4.

  • Ela é o corpo local — visível: Rm 16:1; Gl 1:2,22; Cl 4:16.

  • Ela é o corpo universal — invisível: Ef 3:10,21; Hb 12:23; Ap 14:4. 

2. A missão da igreja

  • Pregar —  aos perdidos: Mc 16:15; At 10:4,45; Rm 10:14.

  • Ensinar —  aos convertidos: Mt 28:19; Lc 24:47; Rm 10:18; 15:4.

  • Batizar — aos discipulados: Mc 16:16; At 2:38; 10:47,48.

3. A natureza da igreja

  • Ela é um organismo vivo: At 2:47; Rm 14:17,18; 1Jo 5:11.

  • Ela é uma congregação santa: Cl 3:10,12; 1Ts 4:3,7,8; 1Tm 4:5.

  • Ela é um corpo doutrinado: At 2:42; Cl 3:17; 1Tm 4:16.

Texto da Lição:

Atos 2:41-47

 41 De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas. 42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. 43 Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. 44 Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo nem comum. 45 Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade. 46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, 47 louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor tà igreja aqueles que se haviam de salvar.

Efésios 1:22

22 E sujeitou todas as coisas a seus pés e, sobre todas as coisas, o constituiu como cabeça da igreja.

Colossenses 1:18,24

18 E ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência, 24 Regozijo-me, agora, no que padeço por vós e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja. (ARC)