Fort Lauderdale, Florida, 07 de Janeiro de 2001 Ano IX  Nº 02


 

Solteirice, uma Paranóia?

  Davi Merkh

Brasileiro, Pastor, Professor, Escritor e Conferencista.

Sem dúvida um dos "problemas" principais que temos enfrentado na vida dos jovens para quem ministramos é a "solteirice". Trata-se de uma preocupação que aflige tanto homens quanto mulheres, embora as jovens talvez fiquem mais desesperadas por causa dos próprios "tabus" culturais. Simplesmente fica mais difícil para a mulher tomar iniciativas que o homem. Alguns fatores agravam a situação:  Comentários feitos pelos próprios "amigos" e parentes, tais como "Você não se casou ainda?" "Não está na hora de você arranjar um namoradinho?" A falta de oportunidades de conhecer outros jovens cristãos, comprometidos com Deus e com Sua Palavra. A propaganda da mídia que deixa a impressão de que, se você não tiver a aparência de "estrela" de Hollywood, não vai conseguir atrair ninguém, ou que algo está errado com você! A perspectiva bíblica é diferente, e esta perspectiva precisa ser resgatada. Conforme o apóstolo Paulo, ser (ou estar) solteiro não é como ter cólera ou a praga bubônica! De fato, em termos de serviço para o Reino de Deus, é preferível continuar livre das preocupações conjugais e familiares para poder se dedicar de corpo e alma à obra de Deus (1 Co. 7:8). O apóstolo acrescenta um "porém", que é justamente a tentação sexual que pode distrair o solteiro de tal forma que não é mais capaz de servir o Reino "de corpo e alma". De fato, os desejos do corpo interferem com o trabalho com almas.  A implicação deste texto é que o normal no plano de Deus é o casamento, e que a maioria, por causa de desejos sexuais que Deus lhes deu, deve procurar casamento. Mas ao mesmo tempo existem alguns, que por chamado e dom de Deus tem uma capacidade sobrenatural de permanecer puro, no celibato. Estas pessoas têm grande vantagem, pois poderão se dedicar 24 horas por dia à causa de Deus. Embora talvez não tenham a mesma experiência de vida para um ministério focalizando casados e famílias, quem disse que a nossa autoridade baseia-se em experiência? Esta limitação é recompensada no tempo, energia, e recursos que o solteiro pode dedicar no serviço de Cristo em outras esferas. A dificuldade da solteirice está justamente neste período de descoberta se tem ou não este dom de Deus, e se não, como viver puro com os desejos sexuais, como achar a pessoa que Deus tem para você. Podemos afirmar o seguinte: 1) É possível viver sem sexo. Certamente Deus exige isso, durante várias fases de nossas vidas, e Ele não seria injusto para requerer o que também não capacita. Para isso torna-se necessário o jovem criar hábitos de vida que evitam ao máximo as situações de grande confrontação pessoal. 2) Neste interino, o jovem solteiro precisa orar muito pela vontade de Deus para sua vida, e confiar de todo o seu coração na soberania de um Deus bom, que há de suprir todas as nossas necessidades na hora devida. É absolutamente imprescindível fugir da mentira que diz que ficar solteiro é a pior praga que poderá acontecer na vida de alguém. É só olhar para a tragédia de um casamento infeliz (na maioria, hoje) para descobrir o que é pior—ficar "encalhado" para sempre, ou casar-se mal, e encontrar a verdadeira miséria. 3) O jovem-ainda-solteiro que acha que Deus quer que case também deve fazer a sua parte. Mais uma vez encontramos a soberania de Deus e a responsabilidade do homem lado a lado. Além de orar, o jovem "pescador" precisa ir ao mar. 4) Enquanto solteiro, o jovem deve prosseguir com seus planos de vida como se nunca iria se casar, mas ao mesmo tempo desenvolvendo qualidades de caráter e "beleza interior", comprometer a exterior também, para poder ser o melhor cônjuge possível, se Deus o permitir. Ser (ou estar) solteiro é uma praga? Creio que não! Pelo contrário, é um privilégio dado por Deus para a pessoa desenvolver cada vez mais um caráter lapidado pelo Espírito Santo, uma dependência total na soberania de Deus, e um compromisso integral para com a obra de Deus.

A Pessoa de Deus

Dorcas Batista Copque

Brasileira, Professora e Secretária de Missões

 

Seu nome significa princípio, ser supremo, infinito. Deus é o criador e conservador de todas as coisas, visíveis e invisíveis, e tudo se mantém por sua palavra (Cl 1.16). Como ser, Deus possui personalidade e atributos. As características de sua personalidade são: Inteligência, faculdade de conhecer, intelecto; Volição, faculdade de querer, determinação, vontade própria; e Consciência Moral, faculdade de sentir, sensibilidade. A Bíblia afirma que Deus ama (Ef 3.19; Jo 3.16). O ato de amar envolve o intelecto, a sensibilidade e a volição. Os atributos de Deus não equivalem simplesmente às meras atribuições humanas, mas são revelações que o próprio Senhor faz de si mesmo. Como pessoa, podemos destacar algumas de suas características: 1º Em nenhuma parte da Bíblia se procura provar a  existência de Deus; Ele é auto-existente (Sl 90.2). 2º Contrariamente ao dualismo de algumas religiões que ensinam que há dois seres supremos, um bom e outro mal, a Bíblia ensina que Deus tem a autoridade suprema mesmo sobre o mal; Ele é único (Dt 6.4; Is 45.6,7). 3º Deus é um ser que se relaciona com sua criação; Ele é imanente, isto é, está ligado à sua criação (At 17.26). É igualmente importante notar que Deus é transcendente, isto é, ele é superior ao universo e à sua criação (At 17.24). 4º Ele é atemporal e imparcial; o tempo nem o espaço o limita, pois Ele é Espírito (Jo 4.24; Mt 18.20). A Escritura é a revelação pessoal e mais conhecida de Deus. Entretanto, existem pelo menos sete outras maneiras da divindade revelar-se ao homem: a) Através da triunidade do homem (Gn 1.27); b) da natureza (Sl 19.1-6); c) da providência (Dt 30.1-10); d) da preservação (Cl 1.17); e) dos milagres (At 3.1-11); f) da comunicação direta (Gn 12.1); g) e da encarnação (Jo 1.14-18).

O Deus Que Conhecemos

Paulo Renato Alves

Brasileiro, Presbítero, Membro do Conselho Diretor

 

Texto Áureo da Lição

Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor (Dt 6:4).


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: EU TE LOUVO — 10 da Harpa Cristã.

1. A MANIFESTAÇÃO DIVINA

  • Como Criador — sua obra: Gn 1:1; Sl 19:1; Cl 1:16-17 e Ef 3:9.

  • Como Verbo — sua encarnação: Jo 1:14; Fp 2:6,7 e 1Tm 3:16.

  • Como Paracleto — sua intercessão: 1Co 2:9,10; Jo 14:16-17; 15:26 e At 1:8.

2. A ASSEIDADE DIVINA

  • Em seus atributos: Hb 4:13; Sl 139:3,7,8 e Ex 6:2,3.

  • Em sua auto-existência: Sl 90:2; Is 45:22 e Dt 6:4.

  • Em seu poderio: Jd 25; 2Rs 20:8-10; Mt 6:13 e Ef 1:19.

3. A REVELAÇÃO DIVINA

  • Através da natureza criada: Sl104:13,14; Gn 1:11-12 e Mt 6:26,28,29.

  • Através das Escrituras outorgada: Jo 5:39; Rm 1:16,17 e Sl 68:11.

  • Através dos escolhidos adotados: Is 43:10; Ex 3:13-14; Hb 1:1 e At 9:15.

Texto da Lição:

Atos 17:22-29

22 E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Varões atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos; 23 porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais não o conhecendo é o que eu vos anuncio. 24 O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens. 25 Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas; 26 e de um só fez toda a geração dos homens para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação, 27 para que buscassem ao Senhor, se, porventura, tateando, o pudessem achar, ainda que não está longe de cada um de nós; 28 porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração. 29 Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens.

(ARC)