Fort Lauderdale, Florida, 31 de Dezembro de 2000 Ano IX  Nº 01


 

É Hora de Haver Mudanças!

Rev. Eronides DaSilva  —  EUA

 

À medida que se aproxima o início do Terceiro Milênio, uma explosão de seitas e movimentos ocultistas, todos contraditórios às Escrituras se alastram por todo o mundo ocidental, causando uma paranóia religiosa tão grande que famílias se dividem e não são poucos os fanáticos que se suicidam e matam física e espiritualmente. É tão grande a confusão nesta área, que a verdade parece não existir, ou pelo menos fica a impressão de que ela é relativa, não havendo absolutos. É o que entendemos ser a "crise da fé" e o crivo dos “sete mil que não dobraram seus joelhos à Baal!” Cremos que a Igreja, através do poderoso evangelho de Cristo, deve servir, em meio a esse vendaval, como divisor de águas, um farol e um porto seguro para os náufragos à deriva, neste mundo em convulsão. Como Igreja devemos nos posicionar neste início de ano em assim dizer: não podemos mudar o mundo sozinhos, mas podemos terminar esta árdua tarefa iniciada pelos santos Apóstolos. Vejamos como exemplo próximo o nosso querido e sofrido Brasil: Ele é o maior país espírita do mundo com 95 milhões de praticantes. Ele é o terceiro país em número de Testemunhas de Jeová, e que cada casa já foi visitada pelo menos uma vez por seus adeptos ensinando falsas doutrinas aos nossos vizinhos, que nunca foram evangelizados. Os mórmons consideram seu crescimento no Brasil um dos seus maiores sucessos. Eles cresceram para 250.000 nos últimos dez anos. As religiões orientais, como o islamismo e o budismo, já atraíram mais de 2 milhões de brasileiros de todas as classes sociais e continuam se expandindo como uma peste de gafanhotos. O islamismo já conta com quase 300 mesquitas em todo o Brasil, e o budismo que recebeu recentemente seu maior missionário o Dalai-Lama, está construindo no Rio Grande do Sul o maior monastério budista da América Latina, e tem conquistado na classe artística seus maiores simpatizantes e discípulos. Os cultos afro-brasilleiros, como candomblé, umbanda, quimbanda e outros mais também se espalham por todo o território nacional como religião alternativa. Além de tudo isso, as heresias e manias eclesiásticas mais absurdas têm achado em nosso meio evangélico, terreno fértil para se reproduzirem, causando na maioria das vezes males irreparáveis na família de Deus! Doutrinas tais como Confissão Positiva, Teologia da Prosperidade, Legalismo, Teologia Imediatista, Benção de Toronto têm tomado conta do arraial dos Santos! Também o misticismo, a astrologia, a cartomancia, enfim, têm conseguido enorme espaço nos meios de comunicação, como nunca antes. São videntes, magos, noviças, com colarinhos clericais ou não, dizendo que através das fadas, gnomos, duendes, cristais, trajes, azeites santos, água benta, podem fazer até o impossível. É a febre esotérica da Nova Era, no Brasil, nos Estados Unidos e no mundo. A verdade é uma só: ninguém pode escapar das malhas dos falsos ensinos religiosos, nem mesmo os mais inteligentes, independentemente do nível social, econômico e cultural. Apenas os que conhecem a verdade, a inerrante Palavra de Deus, e que estão debaixo do poder do Sangue do Cordeiro, é que têm condições de saírem ilesos dessa guerra espiritual. Portanto, amados irmãos leigos ou doutos no Evangelho, conhecereis a verdade e ela vos libertará! A todos os meus companheiros de jornada evangelística, e de preparação de obreiros, desejo os augúrios de um feliz Ano Novo e próspera entrada do Novo Milênio!

Doutrina

Miss. Vania DaSilva — EUA

 

Doutrina é o corpo, a coluna vertebral, a base, as verdades fundamentais da Bíblia dispostas em forma sistemática de todo ensinamento cristão (2Tm 3.16). A doutrina cristã é da fé que professamos como corpo de Cristo; é a confissão viva daquilo que cremos não importando o meio cultural em que vivamos. Apesar dos povos, culturas e línguas mudarem e se contextualizarem no decorrer dos anos, no entanto, Deus e sua Palavra permanecem imutáveis e infalíveis. A teologia é chamada ciência porque consiste em fatos relacionados com Deus e com as coisas de ordem divina, apresentadas de uma maneira lógica e ordenada. A teologia é o conhecimento acerca de Deus. Doutrina é a revelação da verdade como se encontra nas Escrituras; dogma é a declaração do homem acerca da verdade quando apresentada em um credo. 

As doutrinas fundamentais estão classificadas em oito grupos: 1º Teologia Exegética (Estudo por interpretação crítica das Escrituras); 2º Teologia Histórica (Desenvolvimento da teologia na história eclesiástica); 3º Teologia Bíblica (Estudo ético, doutrinário, histórico e textual da Bíblia); 4º Teologia Dogmática (Estudo fundamental das doutrinas eclesiásticas); 5º Teologia Natural (Estudo da revelação divina através da natureza); 6º Teologia Pastoral (Estudo do Ministério bíblico e suas implicações); 7º Teologia Contemporânea (Estudo da Teologia no desenvolvimento ético-cultural); 8º Teologia Sistemática (Conjunto sistemático das doutrinas fundamentais).  A Bíblia obedece a um tema central. Mas existem muitas verdades relacionadas com o tema principal que se encontram nos diversos livros da Bíblia. Sendo assim, a Teologia Sistemática está sub-dividida em nove estudos: Teologia Teísta (sobre Deus); Cristologia (sobre Cristo); Paracletologia (sobre o Espírito Santo); Angelologia (sobre os anjos); Antropologia (sobre o homem); Hamartiologia (sobre o pecado); Soteriologia (sobre a salvação); Eclesiologia (sobre a Igreja) e Escatologia (sobre o porvir).

O Poder das Escrituras

Miss. Vania DaSilva  — EUA

Texto Áureo da Lição: Hebreus 4:12

Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e inten­­ções do coração.


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: A PALAVRA DE DEUS É UM TESOURO — 306 da Harpa Cristã.

1.  A Inspiração das Sagradas Escrituras

  • Sua inerrância: Sl 119:151,160; Jo 17:17; I Rs 17:24.

  • Sua infabilidade: Is 55:11; 34:16; Ez 12:28; Js 21:45.

  • Sua imutabilidade: Mt 24:35; Is 40:8; I Pe 1:23,25.

2. A Autoridade das Sagradas Escrituras

  • Poder para salvar: Rm 1:16; 1Co 1:19; Hb 8:12.

  • Poder para transformar: Sl 119:25; Is 41:18; Ez 37:3-5; Jó 14:7-9.

  • Poder para santificar: Jo 17:17; 15:3; Sl 119:9; Is 1:18.

3. A Mensagem das Sagradas Escrituras

  • Revelando o caráter de Deus: Jo 4:24; Sl 90:2; Tg 1:17; Hb 4:13.

  • Revelando a condição do homem: Ef 2:1-3; I Co 1:18; 1Pe 2:10; Rm 3:10-12.

  • Revelando o plano de salvação: Jo 5:39; At 4:12; 1Tm 1:15.

Texto da Lição:

Isaías 30:8

8 Vai, pois, agora, escreve isto em uma tábua perante eles e aponta-o em um livro; para que fique escrito para o tempo vindouro, para sempre e perpetuamente.

 Isaías 34:16

16 Buscai no livro do SENHOR e lede; nenhuma dessas coisas falhará, nem uma nem outra faltará; porque a sua própria boca o ordenou, e o seu espírito mesmo as ajuntará.

 Lucas 4:17-20

17 E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: 18 O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, 19 a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor. 20 E, cerrando o livro e tornando a dá-lo ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. 

2 Pedro 1:20,21

20 Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação; 21 porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.  (ARC)