Fort Lauderdale, Florida, 15 de Outubro de 2000 Ano VIII  Nº 42


 

Uma Carta Aberta!

Públios Lentulus —  Itália

 

O governador da Judéia, Públios Lentulus, ao César Romano (A descrição abaixo foi traduzida de  uma carta de Públius Lentulus, predecessor de Pôncio Pilatos como governador da Judéia, a César Augusto, Imperador de Roma): “soube ó César, que desejavas informações acerca desse homem virtuoso que se chama Jesus, que o povo considera um profeta, e seus discípulos, o filho de Deus, criador do céu e da terra. Com efeito, César, todos os dias se ouvem contar dele coisas maravilhosas. Numa palavra, ele ressuscita os mortos e cura os enfermos. É um homem de estatura regular, em cuja fisionomia se reflete tal doçura e tal dignidade que a gente sente obrigado a amá-lo e temê-lo ao mesmo tempo. A sua cabeleira vem até as orelhas, a cor das nozes maduras e, daí aos ombros tingem-se de um louro claro e brilhante; divide-se uma risca ao meio, à moda nazarena. A sua barba, da mesma cor da cabeleira, e encaracolada, não longa e também repartida ao meio. Os seus olhos severos têm o brilho de um raio de sol; ninguém o pode olhar em face. Quando ele acusa ou verbera, inspira o temor, mas logo se põe a chorar. Até nos rigores é afável e benévolo. Diz-se que nunca ninguém o viu rir, mas muitas vezes foi visto chorando. As suas mãos são belas como seus braços, toda gente acha sua conversação agradável e sedutora. Não é visto amiúde em público e, quando aparece, apresenta-se modestissimamente vestido. O seu porte é muito distinto e belo. Se o queres conhecer, ó César, como uma vez me escreveste, repete a tua ordem e eu te o mandarei. Se bem que nunca houvesse estudado, esse homem conhece todas as ciências. Anda descalço e de cabeça descoberta. Muitos riem, quando ao longe o enxergam; desde que porém se encontram face a face com ele, tremem e admiram-no. Dizem os hebreus que nunca viram um homem semelhante, nem doutrinas iguais às suas. Muitos crêem que ele seja Deus, outros afirmam que é teu inimigo, ó César. Diz-se ainda que ele nunca desgostou ninguém, antes se esforça para fazer toda gente venturosa.”

Mamom

Pb. Paulo Renato Alves 

Esta palavra aparece nos escritos como a transliteração do termo aramaico mamônâ. No original enontra-se somente em Mateus 6:24 e Lucas 16:13, e significa riqueza ou lucro. Mamom é usado também de um vocábulo babilônico mimma, que significa riquezas de origem iníqua, bens terrenais valiosos —“riquezas injustas.”  — mencionados por Jesus em Lucas 16:19. À luz da Palavra de Deus, servir a mamom, identificado como senhor da riqueza, constituía uma forma iníqua e egocêntrica do coração do homem alienado de Deus. Encontramos como exemplo em Lucas 12:18,19, uma parábola proposta por Jesus a uma multidão que o seguia: a parábola do rico insensato. A herdade de um homem rico tinha produzido em muita abundância, e encontrava-se seguro sob seus bens, e dizia que sua alma tinha todo o descanso necessário. Logo Jesus enfatizou: “assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.”  E, ele mesmo acrescenta: “ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar outro, ou se dedicara a um e desprezará a outro. Não podeis servir a Deus e a mamom!”

Mamom — O Deus do Dinheiro!

Clemilda Siqueira Ângelo — EUA

 

Texto Áureo da Lição: 1 Tm 6:10

Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se transpassaram a si mesmos com muitas dores.


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: JESUS COMPROU-ME — 13 da Harpa Cristã.

 

1.  A Vida do Cristão

  • Sua vida de mordomia: 1 Tm 6:19; Mt 25:14 e 1 Co 12:7.

  • Sua vida de fé: Fp 4:19; Lc 8:43-47 e Mt 8:5-10.

  • Sua vida de abundância: Is 55:1,2; 2 Co 8:9 e Pv 14:24.

2. Os três tipos de Riquezas 

  • As riquesas terrenais: 2 Cr 9:1-28; 1 Rs 10:23 e Lc 12:16-18.

  • As riquesas pessoais: 1 Rs 10:4; 1 Co 1:20 e Ec 1:14.

  • As riquesas celestiais: Jo 3:16; Ap 21:9-11 e Ef 3:8.

3. Os Enganos das Riquezas

  • Aprisiona o homem - cobiça: 1 Tm 6:10; Jr 17:11; 1 Tm 6:17 e Lc 12:18-20.

  • Aliena o homem - materialismo: Mc 10:21,22; Tg 5:1-4 e Ec 10:19.

  • Arruina o homem - avareza: Mc 10:22; Pv 11:28 e Ec 5:13,14.

 

Texto da Lição:

Marcos 10:17-15

17 E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? 18 E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus. 19 Tu sabes os mandamentos: Não ladulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falsos testemunhos; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe. 20 Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade. 21 E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, e vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me. 22 Mas ele, contrariado com essa palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades. 23 Então, Jesus, olhando ao redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no Reino de Deus os que têm riquezas! 24 E os discípulos se admiraram destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no Reino de Deus! 25 É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino de Deus.  (ARC)