Fort Lauderdale, Florida, 08 de Outubro de 2000 Ano VIII  Nº 41


 

As Doze Perguntas ao Cardecismo!

Rev. Eronides DaSilva —  EUA

Allan Kardec, cujo nome real era Hyppolyte Leon Denizard Rivail, foi um educador Francês que iniciou pesquisas sobre fenômenos estranhos que ocorriam na França nos idos de 1850. Mais tarde foram desenvolvidos a doutrina kardecista e o evangelho conforme Allan Kardec, os quais, tornaram-se responsáveis pela heresia espiritista mais difundida no mundo. Vejamos, portanto, as doze verdades sobre o espiritismo: (1) Considerando que Allan Kardec recebeu instruções dos espíritos somente em meados do século 9, enquanto a Igreja Cristã tem mantido seus ensinos desde o primeiro século; (2) considerando que Allan Kardec ensinou que a promessa da vinda do Espírito Santo cumpriu-se no seu século, e que o Espírito prometido não era um só, mas um ser, enquanto a Bíblia mostra que o prometido Consolador veio estar com cristãos no dia de Pentecostes, 50 dias após a ressurreição de Jesus (Atos 2.16-17); (3) considerando que o espiritismo passou a ensinar que Adão se refere a várias pessoas, enquanto a Bíblia sempre mostrou que Adão foi o primeiro homem criado por DEUS e que a partir dele surgiu toda a raça humana (1 Cor 15:45 e Atos 17:26); (4) considerando que o espiritismo tem insistido em dizer que João Batista foi a reencarnação de Elias, enquanto o próprio João Batista negou tal crença (João 1.21); (5) considerando que o espiritismo tem sustentado que um espírito ao manifestar-se numa sessão mediúnica assume a sua última identidade corpórea, se assim fosse, e ainda que João Batista já estava morto (Lucas 9:9), quem deveria ter aparecido no Monte da Transfiguração (v.30) - Elias ou João Batista? (6) considerando que "vir no espírito de Elias" de Lucas 1:17, não é o mesmo que "vir com o espírito de Elias"; (7) considerando que "sobre Eliseu repousava o espírito de Elias", em 2 Reis 2:15, não quer dizer que Eliseu era Elias reencarnado, uma vez que ambos viveram juntos; (8) considerando que Elias não morreu, mas foi arrebatado (2 Reis 2.11); (9) considerando, ainda, que a identidade dos espíritos que manifestam nas sessões pode ser a de um espírito inferior, gerando dúvidas e incertezas; (10) considerando que Allan Kardec declarou que "o espiritismo e o Cristianismo ensinam a mesma coisa; (11) considerando que não pode haver duas verdades conflitantes sobre um mesmo assunto, pois, se uma estiver certa, a outra estará errada (Gálatas 1:8-9); (12) considerando, finalmente, que a própria literatura espírita reconhece que "no Cristianismo encontra-se todas as verdades"; onde você encontrará respostas para questões relacionadas com a sua vida espiritual? No espiritismo, que proclama um falso Evangelho, gerando dúvidas e incertezas; ou no Cristianismo bíblico que tem transformado vidas de milhões de pessoas ao redor do mundo, levando-lhes ao perdão dos pecados, paz e segurança eterna. Jesus disse: "Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará" (João 8:32); "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo." (Hebreus 9:27)!

Autolatria

Mbaxi Cabral

 

Deriva de uma conexão feita entre duas palavras oriundas do grego "Autos" e "Latria", que significa adoração a si mesmo, endeusamento do seu próprio ego, amor demasiado e entronizado a si. Ela também pode ser definida como egolatria ou alto-exaltação o que constitui um dos atos mais abomináveis ao Deus todo poderoso que diz em sua Santa Palavra "EU SOU".  A autolatria teve origem no coração de Lúcifer (querubim ungido) como nos contam as Escrituras (Ez 28.11-17). Em Gênesis vemos que Eva e Adão cederam a tentação do maligno, tendo o desejo de ser maior que o seu próprio Criador. No Novo Testamento Jesus dá-nos uma lição quando diz: "O que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado" (Mt 23:12). Por isso rendemos a Jesus toda honra e adoração, porque o seu nome está acima de todo o nome (Fp 2:9). O pecado de autolatria engloba: 1º Soberba (Tg 4:6, Ez 21:26, Pv 16:18); 2º Orgulho (Sl 10:4, Pv 21:4); 3º Auto-suficiência (Dn 4:30); 4º Vaidade (At 14:15, Pv 30:8, Sl 4:2) e 5º Altivez (Ec 7:8, Pv 16:18). Fazendo uma retrospectiva, podemos constatar que aproximadamente noventa porcento dos países do primeiro mundo tem sido afetados pelo espírito de autolatria., sendo os Estados Unidos da América o principal país em destaque. O sentimento de altivez que acompanha o materialismo, tem afetando a própria igreja na existência de atitudes e posturas, como a soberba espiritual e desprezo pela vontade de Deus. Nas Escrituras Sagradas encontramos alguns relatos de pessoas que foram atingidas e manifestaram o espírito de autolatria, mas receberam do Senhor o justo juízo, pois Deus não reparte sua glória com outrem: Nabucodonozor (Foi-lhe tirado o reino e passou a morar com os animais do campo até que reconheceu o Altíssimo e o glorificou); Herodes (Foi comido de bicho por não dar glória a Deus); Uzias (Foi atacado de lepra ao tentar queimar incenso no Lugar Santo, em lugar dos Sacerdotes). Devemos consagrar nossas vidas ao Senhor Jesus, no âmbito de resistir a todos os ataques vindos do adversário, sabendo que a Trindade Divina seja toda honra e toda a gloria.

Autolatria — a Iniquidade do Diabo!

Pr. Rogério da Silva Feital — Portugal

 

Texto Áureo da Lição: Sl 8:3,4

Quando vejo dos teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites.


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: SOLTA O CABO DA NAU — 467 da Harpa Cristã.

 

1.  A Oposição Original

  • A autolatria de Lucifer: Ez 28:16-19.

  • A autolatria na igreja: Rm 7:15; Gl 5:16,17 e Ef 6:12.

  • A autolatria e sua retribuição: 1 Sm 15:28 e Ap 20:10,15.

2. O Termômetro dos Perigos Atuais

  • O perigo do crescimento: 2 Tm 3:1-5.

  • O perigo da sutileza: Cl 2:4-8 e Cl 2:23.

  • O perigo da subsutituição de valores: Is 28:14-16 e Rm 1:23-32.

3. O Pecado da Autolatria

  • A autolatria escraviza o homem: Lm 5:5 e Lc 18:22-24.

  • A autolatria distancia o homem: Gn 3:24.

  • A autolatria destroi o homem: Lc 12:17 e Ap 3:17.

Texto da Lição:

Ezequiel  28:11-17

11 Veio mais a mim a palavra do SENHOR, dizendo: 12 Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro e dize-lhe: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Tu és o aferidor da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. 13 Estavas no Éden, jardim de Deus; toda pedra preciosa era a tua cobertura: a sardônia, o topázio, o diamante, a turqueza, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo, a esmeralda e o ouro; a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti; no dia em que foste criado, foram preparados. 14 Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. 15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti. 16 Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim protetor, entre pedras afogueadas. 17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.  (ARC)