Semeador Title 

 

Fort Lauderdale, Flórida, 09 de Janeiro de 2011 Ano XIX  Lição Nº 02


 

PROCURA-SE UM IGREJA QUE TENHA PÚLPITO

Wagner Antonio de Araújo  Brasil

Brasileiro, Missionário, Pastor da Igreja Batista Boas Novas - São Paulo



Procura-se uma igreja que use a Bíblia Sagrada do jeito que era usada no passado não muito distante. Que use a Bíblia como revelação de Deus. Aliás, uma boa bíblia tradicional e fiel, e não as publicações à la carte (bíblia para idosos, para jovens, para gays, para empresários, para prosperidade, para casais). Não importa que tenha capa preta e letras de tipos antigos. Não importa que uma ou outra palavra precise ser consultada no dicionário. Afinal, a Bíblia deve servir também para aprimorar os conhecimentos de seus leitores, como foi na tradução da Versão do Rei Tiago, que enriqueceu o inglês britânico. Que use a Bíblia acreditando nela. Confiando em seus escritos, linha por linha, letra por letra. Que creia em sua inerrância e em sua total confiabilidade. Que a use no púlpito, não por pretexto para eventos sociais, políticos ou comerciais, mas como Palavra de Deus, revelação divina para todos os povos. Procura-se uma igreja que tenha púlpito. Sim, porque o tablado das igrejas tem abrigado toda sorte de coisas, menos um púlpito. Lá encontram-se baterias, guitarras, pandeiros, atabaques, porta-microfones, câmeras, luzes, castiçais de Israel, óleos de Jerusalém, cartazes comerciais, links ao vivo para a tv e internet, mas dificilmente se encontra um púlpito. Para aqueles que não estão familiarizados, púlpito é aquele móvel que os pastores antigamente usavam para colocar as suas bíblias e pregar a Palavra de Deus. Usualmente era colocado no centro da plataforma, numa disposição que alcançasse a todos os presentes, ou mesmo em um dos lados, no alto. O lugar era mais ou menos aquele onde estão os levitas ou os animadores do auditório gospel. Encontram-se muitos desses móveis antigos nos museus eclesiásticos. Procura-se uma igreja com templo. Não precisa ser um grande templo, nem um pequenino templo. Não precisa ter torre, relógio e cruz, nem tampouco ter um órgão de tubo e um vestíbulo. Apenas um templo, um lugar reservado para adoração a Deus, um lugar onde as pessoas se consagrem para a oração, a meditação, o respeito e a dedicação a Deus. Geralmente encontram-se ex-templos onde hoje estão casas lotéricas, açougues, mercados ou agências bancárias, porque as igrejas que os usavam acabaram por alugar grandes auditórios, cinemas, fábricas, pizzarias ou ginásios esportivos. O templo tornou-se tão obsoleto quanto a adoração tradicional bíblica. O templo não era adequado para a atual aeróbica cristã, que faz com que os participantes suem tanto quanto uma boa aula de ginástica. Procura-se uma igreja que tenha um templo, seja de tijolos, de barro ou de bambus, mas que seja Casa de Oração, lugar de adoração, de reverência, de alegria espiritual, de encontro com Deus. Se for grande, muito bom. Se for pequeno, bom também. Se tiver ar condicionado, ótimo. Caso contrário, não haverá problema, desde que o povo tenha consciência de que "a minha casa será chamada Casa de Oração".

 

ATOS DOS APÓSTOLOS

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira, Missionária, Professora do SWM e Secretária Executiva da BPC


Atos dos Apóstolos é o quinto livro do Novo Testamento o qual foi escrito pelo Doutor Lucas e endereçado a Teófilo (At 1.1). Ele foi cognominado pelos Pais da Fé, como Atos do Espírito Santo. O livro é um relato da história da Igreja Primitiva, após a ascensão de Jesus aos céus até o princípio do ministério de Paulo em Roma, no ano 63. Seu título em grego é Praxes Apostolon, e é um dos mais enfáticos livros da Bíblia, porque aborda um fator muito importante – a Igreja planejada, destinada, destinada, revelada e finalmente inaugurada. O Livro de Atos cobre um período de aproximadamente 33 anos e foi escrito provavelmente em Acaia ou Roma. Como seu próprio título indica, Atos é um livro de ações, de trabalho, de movimento contínuo, o que identifica a natureza da Igreja. Lucas tem pelo menos dois propósitos ao nomear o começo da Igreja: 1º Demonstrar que o Evangelho impactou o mundo judaico e gentílico, apesar da oposição e perseguição; 2º Revelar a missão do Espírito Santo fazendo uma retrospectiva da Igreja no dia de Pentecostes. A essência da pregação do Livro de Atos é a mesma do princípio ao fim: A ressurreição de Cristo, testificada por mais de 500 testemunhas oculares, por um espaço de 40 dias. Por isso Paulo escreve: “Se Cristo não ressuscitou é vã a nossa pregação”. O avivamento causado pelo Espírito Santo se fez sentir de maneira tal que até mesmo a sombra de Pedro, e os aventais e lenços que eram tirados de Paulo, curavam os enfermos. Este avivamento não ficou só em Jerusalém, mas alcançou as regiões de Judéia, Galiléia e Samaria; como também toda Ásia Menor, Grécia, Roma e partes da África. O Livro de Atos traz-nos uma perspectiva mundial. Nele está listado 30 países, 39 cidades, consta o batismo nas águas de mais de 3,020 novos crentes, a conversão específica de 10 almas, 9 viagens missionárias, o nome de 57 pessoas associadas como o ministério de Paulo, a ocorrência de 21 milagres, 15 pregações e 12 orações. Atos é denominado algumas vezes como o Quinto Evangelho, e cita 25 referências do Antigo Testamento, 28 títulos de Cristo, 11 títulos de Deus Pai e 4 do Espírito Santo. Quatro palavras descrevem o Livro de Atos: Poder, Pregação, Perseguição e Progresso. Atos é a continuação da obra de Cristo e do Espírito Santo através dos seus servos. O Livro de Atos não tem conclusão, pois ainda hoje os Atos dos Apóstolos de Jesus em todo o mundo, seguem sendo a evidência desta Igreja viva e verdadeira, “coluna e firmeza da verdade”.

 

 

A ACENSÃO DE CRISTO E A PROMESSA DE SUA VINDA

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira, Missionária, Professora do SWM e Secretária Executiva da BPC

 

Texto de Memorização

“Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir." (Atos 1.8).



  1. A DOUTRINA DA ASCENSÃO DE JESUS
  Sua ressurreição e ascensão corpórea: Lc 24.36-39, 51; Jo 20.27; At 1.9
  Sua glorificação: Mt 28.18; Fp 2.9,11; At 3.13; 2.36; 1 Pe 3.22
  Sua posição à destra do Pai: Mc 16.19; At 2.33; 7.56; Hb 10.12; 12.2
  2. A ESPERANÇA VIVIDA PELA ASCENSÃO DE JESUS
  Esperança de sua presença: Mt 28.20; Jo 14.16,18-19
  Esperança do seu regresso: At 1.11; Jo 14.1-3,28; Tt 2.13
  Esperança de sua atuação: Rm 8.34; Hb 7.25; 1 Jo 2.1
  3. A PERSPECTIVA ESCATOLÓGICA DA ASCENSÃO DE JESUS
  Corpos transformados: 1 Co 15.51-52; 2 Co 5.1-4; 1 Jo 3.2; Rm 8.18
  Encontro nos ares: 1 Ts 4.16,17; At 1.9
  Assentar no trono: Ap 3.21; Mt 19.28; Jo 17.24



Atos 1.4-11  (ARC)


4 - E, estando com eles, determinou-lhes que näo se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.
5 - Porque, na verdade, Joäo batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, näo muito depois destes dias.
6 - Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?
7 - E disse-lhes: Näo vos pertence saber os tempos ou as estaçöes que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.
8 - Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
9 - E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.
10 - E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco.
11 - Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.


 

 

 

Adeus à Hong-Kong

Superintendente: Rev. Eronides DaSilva

Índice Anual

A Polêmica do Dízimo

Editoração: Vania DaSilva

Índice 2010

Imagem do Divino

Revisão: Manuela Barros

Índice 2011

 

home print top


©1996-2011 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved