Semeador Title 

 

Fort Lauderdale, Flórida, 05 de Dezembro de 2010 Ano XVIII  Lição Nº 49


 

O TERCEIRO MANDAMENTO

Rev. Deidre Bobgan   Estados Unidos

Americano, pastor, missionário, articulista



Os cristãos estão vivendo tempos difíceis. Descontentamento, decepção, desconforto, desencorajamento, desespero, depressão, divórcio, discórdia, desdém, desgosto, dissensão e desobediência são bastante comuns entre os que foram chamados para dar testemunho da glória de Deus e para refletir a imagem de Cristo. Muitos cristãos têm buscado conselheiros profissionais e psicólogos para ajudá-los a resolver os problemas da vida, mas esses problemas parecem estar aumentando. Alguns cristãos vivem de crise em crise. Outros carregam um peso que parece ficar mais e mais pesado com o passar dos anos. Nunca houve tantos livros disponíveis para os cristãos na sua busca da família perfeita, do casamento perfeito e da vida perfeita. As pessoas estão perecendo por causa do amor – do amor a si próprias. Elas ouviram que, a menos que se amassem, elas não poderiam amar aos outros. Pregadores e outras pessoas bem-intencionadas fizeram ecoar as palavras: você precisa se amar! Ame-se, ocê merece! Cada vez mais essas tentações de autocomiseração ou exaltação do ego são sutís e facilmente aceitas pelas pessoas, pois o coração é enganoso (Jr. 17.9). Mas observe o que procede de pessoas que são amantes de si mesmas. Esses homens egoístas são: "avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus" (2 Tm 3.2-4). Uma rápida observação das palavras que seguem amantes de si mesmas revela um estado de vida bastante pecaminoso, assim como atitudes e atos pecaminosos. Tal amor a si próprio é tão poderoso que os amantes de si mesmos são "mais amigos dos prazeres que amigos de Deus". E isso está em profunda contradição com o Grande Mandamento: "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mt 22.36-39).Enquanto que os propagadores do amor a si próprio tentam ler um terceiro mandamento (ame-se a si mesmo) nessa passagem das Escrituras, Jesus deixou claro que estava falando de apenas dois mandamentos, pois disse: "Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas" (Mt 22.40). Não há nas Escrituras um mandamento para amar a si mesmo. Os homens são infelizes e sofrem com os problemas da vida porque se tornaram "amantes de si mesmos" e "mais amigos dos prazeres que amigos de Deus". A inclinação pecaminosa do ser humano é amar a si mesmo mais do que a Deus e às outras pessoas. Amar a si mesmo mais do que amar a Deus leva a uma perda espiritual, mas amar a Deus com todo o seu ser leva a negar o "eu" e faz com que o efeito mortal da cruz se faça sentir contra o velho homem, que deve ser considerado morto. Jesus disse: "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo?" (Lc 9.23-25).

 

INTERCESSÃO

Paulo Renato Damato Alves Estados Unidos

Presbítero, Diretor do Departamento de Jovens, Professor da EBD


Intercessão é o ato de interceder, e provêm do vocábulo grego Entygchano que significa apelo ou petição. A intercessão é contrastada com súplicas e ações de graças. Pode-se definir a intercessão como uma oração contrita e reverente, com fé e perseverança; mediante a qual suplicamos à Deus em favor de outras pessoas que extremamente necessitam da intervenção divina. Há muitas definições e ilustrações de intercessão no Antigo Testamento, como a de Abraão que suplicou por Ló em vista da destruição de Sodoma e Gomorra (Gn 18.23-33); a de Moisés que intercedeu pelo povo de Israel após haver feito o bezerro de ouro (Ex 32.31,32); a de Salomão que intercedeu contritamente pela a nação durante a inauguração do Templo (2 Cr 7.1-15; a de Daniel que orou pela a libertação do seu povo da cativeiro; e a oração ousada de Elias no monte Carmelo, quando desafiou os 400 profetas de Baal (1 Rs 18.36,37). Igualmente podemos encontrar vários exemplos de intercessão no Novo Testamento, sendo a do nosso Senhor Jesus a principal delas, quando orou pelos seus discípulos, e continua intercedendo a dextra de Deus pela Igreja (Rm 8.34; Hb 7.25). A Bíblia também declara que o Espírito Santo intercede com gemidos inexprimiveis a favor dos crentes. Paulo é um exemplo de constante intercessão pela Igreja do Senhor. A intercessão é o elo de ligação quando oramos e suplicamos, para recebermos as benções de Deus, do seu poder e cumprimento das suas promessas. A intercessão é uma arma poderosa nas mãos dos salvos; Deus intervem de maneira poderosa e muitas coisas sucedem no Seu reino através da intercessão do crente: “A oração do justo pode muito em seus efeitos” (Tg 5.16). A obra intercessora deve ser uma das prioridades na vida do cristão em favor de todos os homens, com o propósito de que eles cheguem ao conhecimmento da verdade e salvação em Cristo Jesus nosso Salvador. O apóstolo Paulo admoesta seu filho na fé Timóteo: “Admoesto-te, pois antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças em favor de todos os homens” (1 Tm 2.1).
 

 

O MINISTÉRIO DA INTERCESSÃO

Rev. Eronides DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, Pastor Fundador do SWM, da IPB e do STB, na Flórida – EUA

 

Texto de Memorização

“Orando em todo o tempo com toda a oraçäo e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, " (Ef 6.18).



  1. AS CARACTERÍSTICAS DOS QUE INTERCEDEM
  Intercedem com empatia: Jr 14.19-22; Gl 4.19; Lc 7.11-13
  Intercedem com fé: Hb 10.6; Tg 1.6; Rm 4.20
  Intercedem com perseverança: Gn 18.23-32; Mt 15.22-28; 1 Ts 5.17
  2. A PRÁTICA DA ORAÇÃO INTERCESSÓRIA
  No Antigo Testamento: Ex 32.11-14; 1 Sm 7.8,9; Dn 9.3-6
  Em o Novo Testamento: Jo 17.1-5; At 12.5; Ef 6.18
  Na igreja da atualidade: 1 Jo 5.16; At 20.35; Tg 5.16
  3. O PODER DA INTERCESSÃO CONGREGACIONAL
  Pelo mundo – na manutenção da graça: Gn 18.32; Jn 3.5-10; 1 Pe 2.12-17
  Por Israel – na manutenção da promessa: Et 4.15-17; Rm 9.1-5; Sl 122.6
  Pela igreja – na manutenção da comunhão: Jo 17.20; At 2.42; Tg 5.16



Gênesis 18.23-29; 32, 33 (ARC)


23 - E chegou-se Abraäo, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio?
24 - Se porventura houver cinqüenta justos na cidade, destruirás também, e näo pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que estäo dentro dela?
25 - Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Näo faria justiça o Juiz de toda a terra?
26 - Entäo disse o SENHOR: Se eu em Sodoma achar cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei a todo o lugar por amor deles.
27 - E respondeu Abraäo dizendo: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza.
28 - Se porventura de cinqüenta justos faltarem cinco, destruirás por aqueles cinco toda a cidade? E disse: Näo a destruirei, se eu achar ali quarenta e cinco.
29 - E continuou ainda a falar-lhe, e disse: Se porventura se acharem ali quarenta? E disse: Näo o farei por amor dos quarenta.
32 - Disse mais: Ora, näo se ire o Senhor, que ainda só mais esta vez falo: Se porventura se acharem ali dez? E disse: Näo a destruirei por amor dos dez.
33 - E retirou-se o SENHOR, quando acabou de falar a Abraäo; e Abraäo tornou-se ao seu lugar.

 

 

 

Adeus à Hong-Kong

Superintendente: Rev. Eronides DaSilva

Índice Anual

A Polêmica do Dízimo

Editoração: Vania DaSilva

Índice 2009

Imagem do Divino

Revisão: Manuela Barros

Índice 2010

 

home print top


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved