Semeador Title 

 

Fort Lauderdale, Flórida, 28 de Novembro de 2010 Ano XVIII  Lição Nº 48


 

SABENDO INVESTIR

Marcos Amazonas   Portugal

Brasileiro, pastor, missionário e articulista.



"Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. Reparte com sete, e ainda até com oito; porque não sabes que mal haverá sobre a terra." (Ec 11.1-2) Todos nós já ouvimos falar de investimento de riscos. Investimentos que deixam alguns assustados e com medo de se envolverem porque pode perder tudo. Contudo, nossa vida é feita de investimentos. Investimos nas pessoas, no trabalho, nos estudos. Todos os dias corremos riscos e deles não podemos fugir. O nosso texto fala justamente sobre esta atitude, fala de investimentos. Mostra que devemos ter a coragem de investir nas coisas. Olhando para este texto encontro lições preciosas. Não quero falar na questão de resultados financeiros, mas sobre a vida. Este texto mostra-nos o seguinte: Na vida precisamos fazer investimentos. Não podemos ficar parados, com medo da vida. Não podemos ficar trancados dentro de casa com medo das pessoas. Precisamos viver, por isso, é preciso investir em relacionamentos saudáveis. Temos que investir em nós próprios e nos outros. Há pessoas que não vivem, apenas sobrevivem porque estão com medo de se envolver com outras pessoas. Estão isoladas para si mesmas. Na vida devemos desejar bons resultados dos nossos investimentos. Ninguém investe sem esperar um bom resultado. Ninguém gosta de ver um grande esforço se transformar em fracasso. Por isso, nosso investimento deve ser bem estruturado. Devemos esperar que ele dê bom resultado. É necessário trabalhar para que ele se transforme em algo extremamente gratificante. Na vida devemos investir mesmo sabendo que podemos ser atingidos pela tragédia. Alguém já disse que viver é um risco e eu concordo plenamente. O versículo dois diz que não sabemos qual o mal que virá sobre a terra. Por isso o investimento deve ser diversificado. Devemos investir em várias áreas, pois se houver uma tragédia, podemos contar com as outras áreas. Na vida devemos investir em várias pessoas, dedicar tempo, ensino e experiência, porque se tivermos uma decepção com alguma delas, podemos sempre contar com outras. Não tenha medo de dedicar-se a obra de Deus ou aos trabalhadores da obra. Dê o seu melhor, espere que no certo o bom resultado do seu investimento aparecerá. Não tenha medo das calamidades. Seja corajoso e faça os seus investimentos com a sábia liderança do Senhor.

 

VONTADE DE DEUS

Manuela Costa Barros Estados Unidos

Brasileira, Primeira Tesoureira, professora da EBD, Deã Acadêmica do STB


Ao se falar sobre a vontade de Deus, em seguida encontra-se o fato de que Deus é uma pessoa e, portanto, tem sua vontade própria. Deus em sua manifestação histórica ao homem, desde os primórdios no Éden, tem feito revelar sua vontade de maneira direta e clara. No tocante ao primeiro homem, Adão, Deus criou para ele um mundo perfeito e jamais quis que ele o perdera. Ele o criou perfeito em conhecimento e estatura (Ec 7.29). Foi o homem quem desobedeceu as regras divinas, pecou contra Deus e, portanto, foi o primeiro a sair da vontade de Deus. Em Abraão Deus chama para si uma nação, à qual também ditou regras (lei) nas quais estavam explícitas sua vontade: “agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu concerto, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos... E vós me sereis reino sacerdotal e povo santo” (Ex 19.5,6). E, por mais minuscioso que Deus fosse em declarar sua vontade, e por mais que sua vontade fosse para total bênção da nação de Israel, o seu povo instava em ir contra. A história de Israel é marcada pela constante manifestação do amor e paciência de Deus e pela constante desobediência do povo. Depois do tempo dos profetas, houve silêncio da parte de Deus por quatrocentos anos, silêncio este quebrado pela voz profética de João Batista, predecessor de Jesus, o Cristo, o Cordeiro perfeito que haveria de ser imolado pelo pecado da humanidade, e perdoar todo aquele que cresse. Jesus viveu, manifestou e pregou a vontade de Deus ao homem. Deus ainda presenteou a Igreja de Cristo com o ministério apostolar e ensinador de Paulo o qual afirma que Deus “...quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade” (1 Tm 2.4). Mais uma vez, Deus quer e o homem, em sua maioria se recusa. O apóstolo ainda exorta: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12.2) Palavras desafiantes principalmente para alguém que, como Paulo, sofria horrendas perseguições, dores, detrimentos, renúncias e incompreensões por obedecer a vontade de Deus para sua vida. Mas o fato é que a vontade de Deus é boa, porque Deus é bom (Sl 25.8a) e ama aos seus, e tem prazer de dar-lhes o que é bom. A vontade de Deus é agradável, talvez não ao homem natural ou carnal, mas ao espiritual (Rm 7.19; 1 Co 2.14,15). E por fim, a vontade de Deus é perfeita. Quando ela é obedecida o crente é completamente feliz, recebe a bênção das promessas que Deus lhe fez, e também é uma bênção para os que estão ao seu redor (1 Tm 4.16).
 

 

A ORAÇÃO E A VONTADE DE DEUS

Paulo Renato Damato Alves Estados Unidos

Presbítero, Diretor do Departamento de Jovens, Professor da EBD

 

Texto de Memorização

“Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito." (Jo 15.7).



  1. Oração eficaz que agrada a Deus
  Orar segundo Sua vontade: Mt 6:9,10; 7:21; 1 Jo 5:14,15
  Orar com Fé: Mc 11:24; 1 Jo 3:21,22; Hb 11.6
  Orar com perseverança: Mt 6:33, Ef 6:18; 3:20; Hb10:35,36
  2. Oração não respondida por Deus
  Uma oração hipócrita: Mt 6:5,6; Pv 11.9
  Uma oração egoísta: Tg 4:3; Sl 66:18
  Uma oração humanista: Mt 20:17-23; Ef 5:15-17; Rm 8:5-8
  3. Oração respondida por Deus
  Uma oração sábia - Salomão: 2 Cr 1:7-12; 1 Rs 8:22-24
  Uma oração de exaltação - Elias: 1 Rs 18:36-39; Tg 5:16-18
  Oração de arrependimento - Davi: Sl 51:1-4; At 13:22




João 14.13-17; 15.7
1 Jo 5.14-15 (ARC)



13 - E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
14 Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
15 Se me amais, guardai os meus mandamentos.
16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

15.7 - Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
1 Jo 5.14 - E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.
15 E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petiçöes que lhe fizemos.

 

 

 

Adeus à Hong-Kong

Superintendente: Rev. Eronides DaSilva

Índice Anual

A Polêmica do Dízimo

Editoração: Vania DaSilva

Índice 2009

Imagem do Divino

Revisão: Manuela Barros

Índice 2010

 

home print top


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved