Semeador Title 

 

Fort Lauderdale, Flórida, 27 de Dezembro de 2009 Ano XVII  Lição Nº 52


 

CORTA A TUA MÃO!

Robison Monteiro Brasil

Brasileiro, Pastor da Igreja Presbiteriana de Itabaú


Histórias com alpinistas, aventureiros e esportistas de alto risco sempre são muito dramáticas, seja pelos perigos enfrentados, seja pelas manifestações explícitas das virtudes e defeitos da natureza humana quando se depara com seus limites. A mais recente envolveu Aron Ralston, o alpinista americano que amputou a própria mão no dia 30 de Abril de 2003, depois de ficar cinco dias preso numa rocha na região do Grand Canyon, no estado americano do Colorado. Pragmático, Ralston explicou a jornalistas atônitos na coletiva de imprensa, o porquê da sua atitude: "Eu fiz o que tinha que fazer". Após quebrar os dois ossos do braço à altura do pulso, usou um canivete para rasgar a pele, os músculos, tendões e enfim, separar a mão do restante do corpo. Frieza à parte, o episódio ilustra algumas verdades um tanto quanto esquecidas neste nosso mundo plastificado, confortável e hedonista. Primeiro, há valores que sobrepujam outros e se tornam prioritários e absolutos. Entre a vida sem mão - ou com uma prótese, como deve ser o caso - e a morte, a opção tornou-se óbvia. No dia-a-dia, você é levado constantemente a fazer opções não tão óbvias, mas igualmente dramáticas. O que é prioritário para você? O que é inegociável? O que vale a pena perder para se ganhar algo mais importante? Segundo, há decisões que são tão importantes que que devem ser tomadas solitariamente. No alto de um penhasco e há pelo menos 10 km de outra alma viva, todo o peso de decidir recaiu sobre ele e embora várias pessoas devem ter passado por sua mente naqueles momentos, em última instância, era uma questão eminentemente pessoal, mas não egoísta, pois decidir viver é uma decisão acima de tudo, altruísta. No dia de hoje, talvez você não esteja pendurado a um penhasco, mas a uma série de questionamentos e indecisões. Na aventura da vida é preciso coragem para fazer o que tem que ser feito. Ao mesmo tempo, há coisas que lhe prendem não pela mão, mas pelo coração em suas múltiplas paixões. Eu penso que foi isto que Jesus quis dizer ao afirmar: Portanto, se a tua mäo ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mäos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno. (Mateus 18.8).

 

LIVRO DOS SALMOS

Pedro Marques Pereira Estados Unidos

Português, Guitarrista, Auxiliar de Trabalho


O Livro dos Salmos é um conjunto de cânticos e louvores escritos para o culto de Israel, como se fosse um Hinário Nacional de Israel, do Antigo Testamento. Sua tradução no hebraico é "tehillim", que significa - louvores; e no grego "psalmoi", que deu origem ao termo Português Salmos, que significa - poemas adaptados à musica. Os principais autores do Livro dos Salmos são: Davi, Asafe, e a família de Corá, entre outros mais alguns deles anônimos. Algumas características especiais do Livro dos Salmos são: este é o maior livro da Biblia, com 150 capítulos; contém o capítulo 119, o mais extenso das Escrituras; também, contém o capítulo mais curto, o Salmo 117; é nele que está o versiculo central da biblia, Sl 118.8: "Melhor e confiar em Deus do que confiar no homem"; é o hinário e livro devocional dos hebreus, devido a sua profundidade espiritual, fazem com que sejam o mais lido do Antigo Testamento; o termo hebraico Alelulia, que significa "Louvai ao Senhor", aparece 28 vezes na Bíblia, sendo 24 destas neste livro; metade dos salmos são orações em tempos de tribulação e angústia; ele é o livro mais citado no Novo Testamento, com 186 citações; nenhum outro livro da Bílbia expressa tão bem a variedade de emoções, sentimentos e necessidades humanas em relação a Deus. Muito disto se deve ao seu principal autor, Davi, que teve na sua vida altos e baixos, viveu no palácio e em cavernas, passou pelo vale do desespero e pelo monte da vitória, teve amigos verdadeiros e inimigos altrozes que buscavam sua vida, foi respeitado e exaltado, e também foi perseguido e desprezado, conheceu o doce sabor da vitoria e o amargo da derrota, mas em tudo, e em toda a Biblia, não houve outro homem que tenha sido segundo coração de Deus. Este homem foi Davi!

 

DAVI, UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS!

Manuela Costa Barros Estados Unidos

Brasileira, Deã Acadêmica do Seminário Teológico Betânia

 

Texto Áureo da Lição

“E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coraçäo, que executará toda a minha vontade.” (Atos 13.22) 

 
1. EM RELAÇÃO AO PRÓPRIO DEUS
  Adorava a Deus: Sl 9.1 e 2; 2 Sm 6.14 e 15
  Consultava a Deus: Sl 16.7 e 8; 1 Sm 23.1-5
  Honrava a Deus: 1 Sm 17.26, 45-47; 2 Sm 22.1-4
2. EM RELAÇÃO A SI MESMO
  Foi um homem servidor: 1 Sm 16.12, 22 e 23; 17.15 e 20
  Foi um homem humilde: 1 Sm 16.17-19; 17.28 e 29; 2 Sm 6.20-22
  Foi um homem de fé: 1 Sm 17.32-37; 2 Sm 22.30
3. EM RELAÇÃO AO POVO DE DEUS
  Soube perdoar: 1 Sm 25.25, 28, 32 e 35; 2 Sm 22.30
  Soube amar: 2 Sm 6.18 e 19; 24.17
  Soube proteger: 1 Sm 17.32; 2 Sm 5.23-25

Texto da Lição

1 Samuel 13.13 e 14
1 Samuel 16.11 e 12
Salmos 89.20

 

1 Sm 13.13 - Entäo disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e näo guardaste o mandamento que o SENHOR teu Deus te ordenou; porque agora o SENHOR teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre;

14  Porém agora näo subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coraçäo, e já lhe tem ordenado o SENHOR, que seja capitäo sobre o seu povo, porquanto näo guardaste o que o SENHOR te ordenou.

1 Sm 16.11- Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto näo nos assentaremos até que ele venha aqui.

12  Entäo mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o SENHOR: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo.

Sl 89.20 - Achei a Davi, meu servo; com santo óleo o ungi.

Versão Almeida Revista e Corrigida - ARC

©1996-2009 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved