Semeador Title 

 

Fort Lauderdale, Flórida, 11 de Outubro de 2009 Ano XVII  Lição Nº 41


 

TIRANDO VANTAGEM DA DESVANTAGEM

Rev. Eronides DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, Pastor da Igreja Pentecostal Betânia - AD

Uma certa vez quando Santo Agostinho fraseava o Evangelho de João, argumentou: “A compreensão é a recompensa da fé. Portanto, não procure entender as coisas para ter fé, mas tenha fé para que possa entendê-las!” O oráculo do filho de Amós, “e te darei os tesouros da escuridade, e as riquezas encobertas”, ao imperador Ciro, um gentio, pasmou os mais simples Judeus que jamais poderiam imaginar a Divindade se movendo naquela direção! Um princípio simples, porém, histórico, é que até das desvantagens Deus tira vantagem - Ele é soberano! O fato mais alarmante da história dos israelitas foi como eles reagiram face o relato dos dez espias enviados por Moisés a expiar Canaã. Uma nação inteira se rebelou contra Deus! Mas por que? O relato bíblico é vívido e explícito: “Então levantou-se toda a congregação, e alçaram a sua voz: e o povo chorou naquela mesma noite”. Mas como é que Deus levanta um imperador impuro para salvar uma nação santa; como Deus escolhe uma nação infestada de bárbaros e homicidas pagãos para servir de berço para um povo escolhido que caminhou quarenta anos no deserto em busca de uma terra prometida? Deus é soberano e pode até de uma pedra suscitar filhos a Abraão! Significando que ele opera quando quer, como quer e por quem quer. Pois operando ele quem impedirá? Enquanto Moisés e Arão estavam com rosto prostrados em terra, dois homens afloraram do meio da multidão e fizeram uma declaração que permitiram os seis milhões questionarem qual estava sendo a verdadeira razão que os motivavam sua ida à terra prometida - se eles estavam indo somente para comer e beber, ou defender uma herança legada graciosamente por Deus! Sim, Josué e Calebe já avançados de idade, pela fé, conseguiram ver através dos escombros da imoralidade, da barbárie e do paganismo dos cananeus, que havia abundância na terra para si e para seus filhos! Na sua eloqüente defesa eles emudecem a multidão enfastiada, e quebrantou o coração de Deus: “Se o Senhor agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-las dará: terra que mana leite e mel” Por isso querida Família de Deus, Embaixadores dos Céus aqui na terra, não há noite tão negra que o Altíssimo não a possa torná-la em uma nívea luz; não há dor tão profunda que o Consolador não possa torná-la num final suave e feliz, pois ele chama as coisas que não são, como sendo patentes aos seus olhos! Destarte, tenhamos para podermos compreender todos os fatos que porventura no momento se desenrolam em volta de você, da sua família e da sua Igreja!

 

GOLIAS

Sokoloko Bangu Cabral Estados Unidos

Angolana, membro do Shabach, Professora da EBD

Seu nome do hebraico significa exílio. Ele foi descendente dos refains, um povo alto e aborígene que vivia na região de Amom na Transjjordãnia, dos quais depois de haverem sido espalhados pelos Amorreus (Dt 2.20,21; 2 Sm 21.22) se refugiaram entre os Filisteus. Golias, segundo a narrativa Bíblica tinha seis côvados e um palmo de altura de altura. Um côvado é equivalente a 66cm e a medida de um palmo é reconhecida como de 22cm. Golias então tinha a estatura total aproximadamente de 4,18 metros Com o uso do capacete, Golias tinha uma superior aparência. O calçado de Golias tinha que ter medida mínima de 10cm de expessura para suportar o seu peso, com medida de apoio no calcanhar de pelo menos 20cm. Golias era um homem guerreiro. Sua armadura era toda feita de bronze (1 Sm 17.4-7). Na cabeça, ele trazia um capacete de bronze e vestia um couraça de escamas de bronze e era o peso da couraça de 5 mil siclos, equivalentes à 60 quilos. Tinha também grevas de bronze (parte da armadura que cobria a perna, do joelho para baixo) estas cobriam os seus pés. Entre os ombros trazia um escudo de bronze. Na sua mão trazia uma lança com uma haste como orgão de tecelão e o ferro da sua lança pesava 600 siclos de ferro, equivalentes a sete quilos. Golias foi um gigante da cidade de Gate que servia no exército filisteu (1 Sm 17.4). Os filisteus eram inimigos do povo de Israel. No tempo do sacerdote Eli; eles venceram aos Israelitas e tomaram a Arca de Deus (1 Sm 4 e 5). No reinado de Saul, Golias desafia o exército Israelita, pedindo um homem para lutar com ele. O rei e o povo temeram e ninguém se apresentou. Tomado de uma ousadia e zelo pelo Deus de Israel, Davi se dispõe para lutar com o gigante (1 Sm 17.23). Confiando no Deus que o livrou da mão do urso e do leão (1 Sm 17.37), sai Davi a enfrentar Golias, com uma funda de pastorzinho e cinco pedras. Golias o despreza por sua aparência: ruívo e franzino. “Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos de Israel a quem tens afrontado. Hoje o Senhor te entregará na minha mão...e toda terra saberá que há Deus em Israel” (1 Sm 17.45,46). Golias foi morto por Davi em Efes-damim, no vale do carvalho (1 Sm 21.9). Depois de morto com uma pedra encravada na testa, Davi corta a cabeça com a própria espada de Golias que depois foi guardada no santuário de Nobe; e é dada a Davi pelo sacerdote Aimeleque, quando este estava fugindo de Saul para exilar-se com o rei de Gate.

 

DAVI ENFRENTA E VENCE O GIGANTE

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira, Missionária, membro da Diretoria da Igreja

 

Texto Áureo da Lição

Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. (1 Samuel 17.45)

 
1. AS TÁTICAS DE GOLIAS CONTRA O POVO DE DEUS
  Desmoralizando a fé: 1 Sm 17.42,43; 2Rs 18.29,30; Ne 4.1-4
  Amedrontando com aparência:1 Sm 13.5; 17.4-7; 2 Cr 20.12,15
   Lançando dúvidas contra Deus: 1 Sm 17.16,23; Gn 3.1; Sl 78.40-42
2. A VITÓRIA DE DAVI SOBRE GOLIAS
  Defendeu o nome do Senhor: 1 Sm 17.45,46; 1 Rs 18.36-39; Nm 25.11-13
  Confiou no livramento do Senhor: 1 Sm 17.37,47; 2 Sm 7.15,16; 2Cr 14.11
  Usou de ousadia no Senhor: 1 Sm 17.48; Hb 13.6; Sl 60.12
3. a SOBERANIA DE DEUS SOBRE DAVI
  Deus não se deixa ser afrontado: 1 Sm 17.45; Dn 3.15,17; Is 37.17,33-35
   Deus não se deixa ser burlado: Gl 6.7; 2 Rs 2.23,24; 2 Sm 12.13,14
   Deus não se deixa ser tentado: Dt 6.16; Sl 78.18-21,56; At 5.9; 1 Co 10.6

Texto da Lição

1 Samuel 17.43-49


1 Sm 17.43 - Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cäo, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi.
44  Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo.
45  Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.
46  Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mäo, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel;
47  E saberá toda esta congregaçäo que o SENHOR salva, näo com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mäo.
48  E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu.
49  E Davi pós a mäo no alforge, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra.

(ARC)  

©1996-2009 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved