Fort Lauderdale, Flórida, 30 de Maio de 2004 Ano XII  Lição Nº 22


 

O Caminho e os Caminhantes

Oswaldo Molarino Filho   Brasil

Brasileiro, pastor, professor e articulista.

A gratidão é um atributo de quem realmente espera em Deus. Não se agradece o que se quer receber, mas aquilo que Deus ofereceu por meio das condições adversas. Nem tudo é proveitoso segundo nossa perspectiva, mas se olharmos para o futuro e crermos na presença de Deus, então o que semeamos hoje pela palavra de Deus terá a seu tempo colheita - “assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei”. Assim, temos que cultivar uma esperança persistente e uma paciência histórica e não simplesmente emocional ou psicológica. A paciência do cristão tem raízes na esperança da vitória de Jesus Cristo. Não se alcança a vitória por nossos próprios méritos ou por nossas ações bem planejadas e executadas. O Senhor da história está presente nos acontecimentos e Ele é o Autor da própria esperança e Consumador da própria fé. Não demonstramos esperança quando somos guiados pela ansiedade na missão do reino de Deus. O que se espera do cristão é a paciente expectativa de caminhar com seus irmãos para a realização da vontade de Deus. Quando somos caminhantes velozes e ágeis no caminho precisamos, por um gesto de amor e fé, aguardar aqueles que, apesar de caminharem lentamente, precisam de nossa ajuda para continuar a jornada da fé. Como prosseguir no caminho sabendo que deixamos irmãos para trás? Será como correr inutilmente para alcançar um prêmio que já não existe mais. Apesar de todo o cansaço que a jornada cristã produz naqueles que caminham é preciso persistir com a esperança de que Cristo permanece conosco. Ele tem demonstrado o quanto é tolerante com a nossa falta de fé, falta de compromisso, falta de discernimento, falta de amor, falta de respeito pelos demais, falta de crença no trabalho dos outros, falta de tolerância com os fracos, e tantas outras faltas. O que seria de nós se Jesus não tivesse tanta paciência conosco? Precisamos desenvolver a tolerância pela paciência na história do povo de Deus. Reconhecer de que a ação de Deus acontece na trajetória do seu povo e é preciso aguardar o desfecho da realização da vontade do nosso Deus e não se deter em sintomas dos acontecimentos. Digamos assim, não se pode dizer onde está o formigueiro quando se segue apenas uma formiga, mas deve-se olhar toda uma legião em movimento para se saber a direção do formigueiro. Da mesma forma é preciso saber acompanhar as necessidades e fragilidades do povo que caminha. Devemos com paciente amor estar prontos para acolher todos e sermos a presença de Jesus em todo o momento oportuno.

Afeto

Mbaxi Cabral  Estados Unidos

Angolano, professor e diácono na Igreja Pentecostal Betânia.

Palavra proveniente do latim “affectione” que quer dizer simpatia, amizade ou amor. O contexto bíblico, da lição em pauta, visa três aspectos fundamentais do amor familiar: (1) Amor Ágape, revelação do amor de Deus para com a humanidade, ao oferecer seu Filho Unigênito, para morrer por nossos pecados, na cruz do calvário. Por esta razão, o apóstolo Paulo recomenda aos maridos, a amarem sua própria mulher como Cristo amou a Igreja (Ef 5:25). O amor Ágape é o único que não perece, por isso todo o cônjuge deve amar a alma um do outro, zelando, e orando pelo mesmo (1 Cor 13, Ef 5:28, Tt 2:4). Portanto, o marido deve ser o sacerdote do lar, sendo responsável pela intercessão continua, e pela vida espiritual de sua família. (2) Amor Fraternal ou Phileo, fala de harmonia, amizade e concórdia entre os familiares. A bíblia enfatiza, que a mulher deve ser adjuntora de seu esposo em sua vida marital diária (Gn 2:18), uma amiga bem chegada. No caso da família, os pais devem amar a seus filhos, tornando-os seus melhores amigos,  gastando tempo com eles no âmbito de aprimorar sua educação; porque os “filhos são herança do Senhor” (Sl 127:3, Pv 22:6). (3) O amor Eros, entretanto, é a relação intima entre dois cônjuges, no intuito de frutificar (Gn 1:28). A bíblia aborda determinados exemplos, como o de Jacó que não teve nenhum relacionamento com Raquel até o dia do seu casamento, o que simboliza respeito e pureza. Trabalhando sete anos para Labão, ele conheceu a Raquel, mais tarde sua esposa, consumando o amor Eros entre eles. (Gn 29: 18, 28-30). É importante realçar que o amor é antagônico a paixão. A paixão é baseada numa atração física passageira e emocionalmente desajustada, já o amor é um sentimento maduro, que procura as virtude interiores do seu cônjuge, querendo o melhor para ele. Para que este sentimento seja mantido, deve ser alimentado constantemente esse tríplice amor, Ágape - Fileo - Eros, e mantida uma boa relação através do dialogo, submissão mútua, humildade, oração, e dependência do Senhor.

A FAMÍLIA E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Manuela Costa Barros Estados Unidos

Brasileira, professora, diretora do Evangelismo e membro da Diretoria.

 

Texto Áureo da Lição

 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. (1 João 2.16)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: CONSAGRADO AO SENHOR, número 432 da Harpa Cristã.

 

1. O DESENVOLVIMENTO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Um avanço para a sociedade: Gn 11.3; Dn 12.4.
Um desafio para o homem: Gn 11.4,6; Ec 3.10,11.
Um perigo para o crente: Sl 101.3; I Tm 6.20,21; I Jo 2.14-17.
2. O ALCANCE DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Nas crianças — alienando: Lc 6.45; 2 Rs 11.2,3; 12.4.
Nos jovens — seduzido: Lc 15.13; Ec 6.7,9; 11.9
 Nos adultos — massificando: Gl 1.6-8; At 17.19-21.
3. AS MAIORES VERTENTES DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
O consumismo: 1 Tm 6.8-11; Hb 13.5.
A imoralidade: Gn 19.5-8; II Sm 12.2,4.
O ocultismo: 1 Sm 28.7-14; II Co 11.14,15; Jr 3.9.

 

  

Texto da Lição:

Salmos 128.1-6



1 Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos!
2 Pois comerás do trabalho das tuas mãos, feliz serás, e te irá bem.
3 A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos, como plantas de oliveira, à roda da tua mesa.
4 Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR!
5 O SENHOR te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida.
6 E verás os filhos de teus filhos e a paz sobre Israel.

(ARC)