Fort Lauderdale, Flórida, 18 de Abril de 2004 Ano XII  Lição Nº 16


 

O Casamento do Ano 2000

Dra. Maheli Caitano   Estados Unidos

Brasileira, professora, conferencista e socióloga.

O casamento é de origem divina. A pedra fundamental do casamento foi colocada por Deus, lá no jardim do Éden desde a criação do mundo. Depois de haver criado o mundo inclusive o homem, Deus olhou no coração de Adão e sentiu que ele necessitava de alguma coisa mais (Gn. 2:18). Foi assim, que decidiu criar Eva (Gn. 2:21-23). Desta forma iniciou-se o casamento. (Gn. 2:24, Mat. 19:5, Mar.10:7, Ef. 5:31). Deus deu Adão e Eva em casamento (Gn. 2:18-25). Ambos se aceitaram imediatamente sem questionamento. Ela a esposa ideal (ajudadora -v.18), ele o marido perfeito. Ambos se satisfaziam um ao outro. Na escolha de Deus dá-se a união total (espiritual, emocional e física). Para que haja um perfeito entrosamento entre o casal, é necessária a presença destes três elementos. Quando o físico é o elemento predominante, com o tempo a relação pode desgastar-se visto que, desde o início, o casamento foi realizado em um nível espiritual. O amor é um sentimento espiritual. Portanto, esta deve ser a base do casamento. Um casamento sob o controle do Senhor, só pode ser bem sucedido (Ef. 5:21). O Senhor disse: “não é bom que o homem esteja só...” (Gn 2.18). De acordo com a vontade de Deus, o propósito do casamento, é o de satisfazer a necessidade que o homem possue de companhia. Portanto, o primeiro propósito do casamento é o de acabar com a solidão do ser humano através da companhia. A constituição da família, através dos filhos do casal é uma conseqüência divina do matrimônio. O casamento, portanto, é um compromisso de fidelidade mútua. É um companheirismo de submissão mútua e voluntária. Deveres dos já casados:

A mulher deve reconhecer a autoridade do marido - (Ef 5:23)

A mulher deve manter o lar edificado - (Pv 14:1)

A mulher deve evitar contendas - (Pv 18:19, Pv 19:13)

A mulher deve ser prudente - (Pv 19:4; Pv 22:1, Ec 7:1a, Pv 25:11).

O homem deve amar sua esposa - (Ef. 5:25-28, Rm. 10:13) (I Col.3:1-7)

O homem deve ser honesto e carinhoso com sua esposa - (I Tm. 3:2-3)

O homem deve orientar sua casa - (I Tm. 3:4)

A chama do altar do lar, deve ser mantida acesa através da oração, da santificação e do culto doméstico. (1 Cr. 16:11, 2 Cr.7:14, Mt 7:7-8, Mt 6:33).

Casamento

Vania DaSilva   Estados Unidos

Brasileira, professora, missionária e Secretária da Igreja.

Ao criar Adão e Eva, Deus pronunciou uma ordenança: Crescei, e multiplicai, e enchei a terra (Gn 1.28). Ao unir este casal, Deus instituiu o casamento, o relacionamento mais fundamental de uma sociedade. Deus criou ambos, macho e fêmea, segundo a sua imagem, com responsabilidades distintas e que complementam um ao outro. O casamento une o homem e a mulher em uma só carne (Gn 2.24); trazendo-os a um relacionamento que Deus intencionou ser permanente, único e íntimo entre os dois. O casamento é mais do que um contrato entre duas pessoas visando seus benefícios mútuos; deve ser uma união de complementação marcada pelo companheirismo e amor. A Bíblia registra que Isaac tomou a Rebeca, e foi-lhe ela por mulher, e amou-a (Gn 24.67).  O casamento era de tal importância em Israel, que um homem desposado para com uma mulher, não deveria ir a guerra, para que não viesse a morrer, e cumprisse o seu desposório, casando-se com sua noiva (Dt 20.7). Após casados; o homem não deveria contrair nenhuma carga ou tarefa que o mantesse fora de casa, ou ir à guerra, por um período de um ano, a fim de alegrar sua mulher (Dt 24.5). O segundo fator, além do companheirismo (Gn 2.18), reservado exclusivamente ao matrimônio, é o do relacionamento sexual entre o homem e a mulher para procriação e deleite do casal (Ec 9.9; Pv 5.15-19).  A expressão bíblica “E conheceu a sua mulher”, é o termo discreto para conotar o ato sexual entre um homem e uma mulher (Gn 4.1,25). A Bíblia trata este relacionamento com dignidade, honra e pureza, quando consumado dentro dos parâmetros estabelecidos por Deus (Hb 13.4). De maneira alguma esta intimidade deve ser compartida fora do casamento ou para paixões lascivas e carnais, mesmo dentro do casamento, como é procedimento dos ímpios (1Ts 4.3-7). O leito do casal deve ser santo e venerado. A prostituição, o adultério, a homosexualidade, o incesto, a promiscuidade e a perversão são pecados abomináveis diante de Deus, que ferem a santidade para qual ele instituiu o casamento. Tal é a gravidade deste pecado, que as pessoas que tais atos praticassem, receberiam a pena de morte em Israel como resultado (Lv 18.22; 20.13; Dt 23.18; Rm 1.26-27; 1Co 6.9; 1Tm 1.10). Deus criou o homem e a mulher para ter um relacionamento monógamo. Apesar das Escrituras relatarem a poligamia entre alguns de seus personagens, no entanto, nunca foi plano de Deus ou da aceitação de Deus que o homem tivesse várias companheiras. Por isso a palavra de Jesus foi taxativa contra o divorcio... Moisés o fez, pela dureza do coração do povo (Mc 10.2-9; Mt 19.3-9). A Bíblia declara que Salomão, um homem tão sábio, foi corrompido pelas suas mulheres (1Rs 11.4). Mas o plano de Deus ainda baseia-se em Genesis 1.27 e 2.24.

NAMORO, NOIVADO E CASAMENTO

Rev. Eronides DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, professor e Pastor da Igreja Pentecostal Betânia - Assembléia de Deus

 

Texto Áureo da Lição

 E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. (2 Co 6.14)

 


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: JESUS, O BOM AMIGO número 198 da Harpa Cristã.

 
1. AS TRÊS FASES DO RELACIONAMENTO
O namoro - despertamento: Gn 24.63-66; 29.10.
O noivado - conhecimento: Sl 19.5; Ap 19.7.
O casamento - relacionamento: Gn 2.22-24; Mt 19.4-6.
2. O JULGO DESIGUAL DO RELACIONAMENTO
Diferenças pessoais — seu carácter: 1 Sm 25.17; Fl 2.15
Diferenças sociais: — sua cultura: Gn 24.3; 2 Co 6.14.
 Diferenças espirituais — sua religião: 1 Rs 11.1-41 Co 7.39.
3. AS TRÊS FASES DO CASAMENTO
A gêneses do casamento: Gn 2.24; 38.1-3.
O companheirismo do casamento: Gn 2.18; 1 Co 11.11.
A felicidade do casamento: Sl 128.2; Ec 9.9.

 

Texto da Lição:

 

Êxodo 34.14 Porque te não inclinarás diante de outro deus; pois o nome do SENHOR é Zeloso; Deus zeloso é ele;15 para que não faças concerto com os moradores da terra, e não se prostituam após os seus deuses, nem sacrifiquem aos seus deuses, e tu, convidado deles, comas dos seus sacrifícios, 16 e tomes mulheres das suas filhas para os teus filhos, e suas filhas, prostituindo-se após os seus deuses, façam que também teus filhos se prosti-tuam após os seus deuses.
 

2 Coríntios 6.14 Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 15 E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? 16 E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. 17 Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; 18 e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso.

(ARC)