Fort Lauderdale, Flórida, 14 de Março de 2004 Ano XII  Lição Nº 11


 

A Mentira Tem Pernas Curtas

Rev. Eronides DaSilva   Estados Unidos

Brasileiro, pastor, conferencista, articulista e professor.

A mentira tem pernas curtas, e cedo, a verdade que caminha mais veloz a alcançará. A justiça será inevitável! Cedo ou tarde, as conseqüências de maus atos terão que ser enfrentadas. Não há como escapar — “ainda que o mal junte mão a mão, não ficará sem castigo” (Provérbios 11.21). Martha Stewart, milionária, fundadora e presidente da Martha Stewart Living Omnimedia, sendo convocada para depor em juízo sobre uma suposta fraude, entrou na sala do jurado com um sorriso frio e calculado, defendendo sua pretensa verdade. Esta semana, por unanimidade, a Corte de Nova Iorque a deu como culpada das quatro ofensas acusada de extorquir ações da companhia, e poderá ser sentenciada, no mínimo, a vinte anos de prisão. A mentira não justifica. A verdade é gratificante. A alternativa leva o cúmplice a total frustração. Um dos grandes motivos para se praticar a verdade é que não precisamos nos lembrar de nossas mentiras, e sempre glorificarmos ao Deus, que nos instruiu sempre a falarmos a verdade! Podemos estar certos de que o resultado, ao final, será sempre bom. Podemos não realizar aquela venda tão almejada; não conseguir o documento de imigração tão necessário; realizar o casamento dos melhores sonhos; adquirir o imóvel para bem do nosso futuro e não alcançarmos a posição na empresa ou igreja merecida, mas teremos mantido nossa integridade. E melhor ainda, o auto-engano não nos assediará! O perigo de um discurso e ações desleais é que um dia nossos enganos serão descobertos e ficaremos indefesos e desmoralizados, como foi o caso da famosa Martha Stewart. Isto pode nos custar uma conta de negócios valiosa, a confiança de um associado de valor, nossos empregos, mesmo que você seja um executivo de destaque, e até mesmo nossa função eclesial, tanto querida por nós, almejada pela Igreja e planejada por Deus. Será que vale a pena? Lembremo-nos sempre: “O desejo do justo é somente o bem” (Provérbios 11.23). Racionalizar que uma ação específica é correta não a torna correta, pois devemos sempre fazer lembrar a nós mesmos que até o nosso coração pode nos enganar, pois "Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte" (Provérbios 14.12). Se quisermos fazer alguma coisa que sabemos ser errada, devemos lembrar que seremos escravos permanentes da mentira. Quer estejamos trapaceando com nossos impostos, com o tempo de trabalho, com as nossas obrigações honrosas da Igreja, ou com os nossos filhos, pais ou cônjuges, não importa o quanto finjamos que é direito ou justificável. Não importa o quanto neguemos, sabemos que nossas ações são erradas. Mais ainda, Deus sabe que elas são erradas e não vai aceitar desculpas. Todos teremos que responder a Ele ainda aqui na nossa peregrinação, e quando nos apresentarmos diante do Tribunal de Cristo. Algum dia teremos a sobeja recompensa de termos lutado pela verdade.

Missões

Dorcas Copque   Estados Unidos

Brasileira, professora e membro da Diretoria  da Igreja

Missões significa enviar ou ser enviado. Sabemos que missões nasceu no coração de Deus (Gn 3.15), e que Jesus foi o primeiro missionário. O que é, portanto fazer missões? É levar o Evangelho a todo o mundo; é espalhar a semente para expansão e crescimento da Igreja. E como faremos missões? Enviando missionários (Rm 10.14,15). Temos uma responsabilidade muito grande, que nos entregou o Senhor, o de ganhar as almas e levá-las a salvação, a tantos quantos queiram recebe-la. Missões é realizada através da Igreja. É ela quem envia e suporta os missionários. Deus deseja que todas as Igrejas estejam envolvidas em missões. Para que alcancemos o mundo não cristão, é necessário que a Igreja se empenhe na evangelização. Como podemos realiza-la? A través daqueles que são enviados. Um missionário deve ter chamada, caso contrário, sofrerá no campo para onde foi enviado. Para isto, temos exemplos bíblicos de servos do Senhor que renunciaram tudo para cumprir o Ide do Senhor. O exemplo claro foi o apóstolo Paulo, que teve por perda tudo o que sabia e possuia por amor do Evangelho (Fp 3.7,8). Também temos exemplos nas grandes eras missionárias como Hudson Taylor, William Carey, Moody, John Wesley e muitos outros que dedicaram suas vidas na salvação de almas, pois este é o cerne das missões, trazer as almas à salvação. Exemplos como o de Felipe, o qual foi enviado pelo Espírito Santo a pregar o Evangelho ao eunuco (At 8.29); Pedro quando foi enviado a Cornélio (At 10.5); ou mesmo Ananias para orar por Saulo (At 9.15); mostra-nos que todos eles tinham um mesmo objetivo, um mesmo ideal, o de ganhar as almas perdidas. Este deve ser o objetivo da Igreja através das missões. Quem ama missões se dedica em fazê-la; quem a faz, demonstra seu amor pelo Senhor e pela sua obra!

O BATISMO COM O ESPÍRITO E A OBRA MISSIONÁRIA

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira, Secretária da Igreja Pentecostal Betânia-Assembléia de Deus

 

Texto Áureo da Lição

 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. (Atos 1.8)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: IMPLORAMOS TEU PODER, número 155 da Harpa Cristã.

 
1. O ESPÍRITO PARTILHANDO A VISÃO MISSIONÁRIA
Visão da responsabilidade: Rm 1.14; at 1.8; 1Co 9.16; Is 6.8
Visão da necessidade: Mt 9.37,38; At 16.9,10; At 8.29-31
Visão das  almas perdidas: Mt 9.36; At 17.16; 2 Co12.15
2. O ESPÍRITO ULTRAPASSANDO AS BARREIRAS MISSIONÁRIAS
As Barreiras idiomáticas: At 11.20,21; 2.6; 22.1-2
As Barreiras culturais: At 11.2-7; Jo 4.9; 1Co 9.20-22
 As Barreiras religiosas: Jo 4.20-23; At 15.5,27-29; At 19.17-20; At 14.11-14
3. O ESPÍRITO IMPULSIONANDO A OBRA MISSIONÁRIA
Chamando os obreiros: At 13.2-4; At 9.15; At 20.24
Abrindo a porta da Palavra : At 18.9,10; Mt 10.19; 1Co 16.9; Cl 4.3.
Repartindo os dons e autoridade: At 4.29-31; At 19.11,12; 2Co 3.5-6; 1Co 12.11

 

Texto da Lição:

Atos 1.6-8; Romanos 1.14-17

 

Atos 1.6
Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?
7
E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu
próprio poder.
8
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.


Romanos 1.14
Eu sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes.
15
E assim, quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós que estais em Roma.
16
Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.
17
Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.

(ARC)