Fort Lauderdale, Flórida, 07 de Março de 2004 Ano XII  Lição Nº 10


 

A Mentira Tem Pernas Curtas

Rev. Eronides DaSilva   Estados Unidos

Brasileiro, pastor, conferencista, articulista e professor.

A mentira tem pernas curtas, e cedo, a verdade que caminha mais veloz a alcançará. A justiça será inevitável! Cedo ou tarde, as conseqüências de maus atos terão que ser enfrentadas. Não há como escapar — “ainda que o mal junte mão a mão, não ficará sem castigo” (Provérbios 11.21). Martha Stewart, milionária, fundadora e presidente da Martha Stewart Living Omnimedia, sendo convocada para depor em juízo sobre uma suposta fraude, entrou na sala do jurado com um sorriso frio e calculado, defendendo sua pretensa verdade. Esta semana, por unanimidade, a Corte de Nova Iorque a deu como culpada das quatro ofensas acusada de extorquir ações da companhia, e poderá ser sentenciada, no mínimo, a vinte anos de prisão. A mentira não justifica. A verdade é gratificante. A alternativa leva o cúmplice a total frustração. Um dos grandes motivos para se praticar a verdade é que não precisamos nos lembrar de nossas mentiras, e sempre glorificarmos ao Deus, que nos instruiu sempre a falarmos a verdade! Podemos estar certos de que o resultado, ao final, será sempre bom. Podemos não realizar aquela venda tão almejada; não conseguir o documento de imigração tão necessário; realizar o casamento dos melhores sonhos; adquirir o imóvel para bem do nosso futuro e não alcançarmos a posição na empresa ou igreja merecida, mas teremos mantido nossa integridade. E melhor ainda, o auto-engano não nos assediará! O perigo de um discurso e ações desleais é que um dia nossos enganos serão descobertos e ficaremos indefesos e desmoralizados, como foi o caso da famosa Martha Stewart. Isto pode nos custar uma conta de negócios valiosa, a confiança de um associado de valor, nossos empregos, mesmo que você seja um executivo de destaque, e até mesmo nossa função eclesial, tanto querida por nós, almejada pela Igreja e planejada por Deus. Será que vale a pena? Lembremo-nos sempre: “O desejo do justo é somente o bem” (Provérbios 11.23). Racionalizar que uma ação específica é correta não a torna correta, pois devemos sempre fazer lembrar a nós mesmos que até o nosso coração pode nos enganar, pois "Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte" (Provérbios 14.12). Se quisermos fazer alguma coisa que sabemos ser errada, devemos lembrar que seremos escravos permanentes da mentira. Quer estejamos trapaceando com nossos impostos, com o tempo de trabalho, com as nossas obrigações honrosas da Igreja, ou com os nossos filhos, pais ou cônjuges, não importa o quanto finjamos que é direito ou justificável. Não importa o quanto neguemos, sabemos que nossas ações são erradas. Mais ainda, Deus sabe que elas são erradas e não vai aceitar desculpas. Todos teremos que responder a Ele ainda aqui na nossa peregrinação, e quando nos apresentarmos diante do Tribunal de Cristo. Algum dia teremos a sobeja recompensa de termos lutado pela verdade.

Línguas Estranhas

Manuela Barros   Estados Unidos

Brasileira, professora, diretora Evangelismo e tesoureira da Igreja

Língua ou idioma é o conjunto de palavras ou expressões usadas por um povo, uma nação. Segundo a Bíblia Sagrada há línguas dos homens e língua dos anjos, do Grego glossa (1 Co 13.1). A língua dos homens única em sua origem, difundiu-se no conhecido acontecimento da destruição da Torre de Babel pelo próprio Deus, fazendo com que os então viventes divergissem entre si em seus idiomas (Gn 11.5-9). A língua dos Anjos não foi manifestada à humanidade até o Dia de Pentecostes, quando uma nova dispensação da Igreja se inaugurava. A comunhão perdida no Éden e reiniciada pela encarnação do Verbo (Jesus) fora concretizada pela já prometida descida permanente do Espírito Santo para estar com a Igreja (Jl 2.38,39; Lc 24.49; At 1.8). O sinal do revestimento do crente da virtude do Espírito Santo, o transbordar de sua excelsa presença nos corações, foi denominada por Deus como Batismo (imersão) no Espírito Santo - experiência distinta da regeneração do pecador (Mt 3.11 e Jo 3.3). A manifestação notória aos olhos humanos, que fez-se por sinal deste batismo, foi o falar em línguas estranhas, línguas não humanas, concedidas por intervenção direta do Espírito Santo (At 2.4). Uma segunda maravilha foi-se feita notória naquele dia, foi a transcodificação das línguas estranhas espirituais faladas pelos apóstolos em línguas humanas, de todo o mundo (At 2.5), as quais não eram do conhecimento lógico dos que as falavam (At 2.7). Porém, as línguas estranhas que marcam o Batismo no Espírito Santo não são entendidas ou decifráveis pelos homens, a não ser pela manifestação de outro Dom do Espírito, o de Interpretação de Línguas (1 Co 12.10; 14.5). Realidade esta vastamente exemplificada no livro dos Atos dos Apóstolos (Cornélio, em Samaria e em Éfeso), e explicada pelo apóstolo Paulo em 1 Coríntios 14. E como não podia ser diferente, a Igreja do presente século, segundo a promessa de At 2.39, segue a receber esta dádiva de Deus, manifestada pela elocução das línguas estranhas, as quais trazem edificação espiritual para cada crente, bem como um acesso íntimo e direto a Deus em mistérios (1 Co 14.2, 14).

O FRUTO DO ESPÍRITO É O AMOR

Rev. Eronides DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, pastor da Igreja Pentecostal Betânia-Assembléia de Deus

 

Texto Áureo da Lição

 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e a caridade, estas três; mas a maior destas é a caridade.  (1 Co 13.13)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: TEU ESPÍRITO VEM DERRAMAR, número 290 da Harpa Cristã.

 
1. A CLASSIFICAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES DO FRUTO
Manisfestação Imanente — amor gozo : Rm 5.5; 14.17; Hb 11.6
Manisfestação Transcedente — paz benignidade bondade: Cl 3.15
Manisfestação Patente — longanimidade mansidão temperança: Tg 5.7
2. A CLASSIFICAÇÃO DA MANISFESTAÇÃO DO AMOR
Amor divino — agape: 1 Co 13.4-7
Amor familiar — Fileo: Ef 6.1-4
 Amor pessoal — Eros: Gn 2.24
3. A FINALIDADE DO AMOR AGAPE
Amar a Deus: Dt 6.5
Amar a criatura de Deus: Lc 9.27
Amar a obra de Deus: 1 Co 9.17.

 

Texto da Lição:

Gálats 5.16-25


16 Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne.
17 Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis.
18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia,
20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
21 invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o
Reino de Deus.
22 Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
23 Contra essas coisas não há lei.
24 E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.


(ARC)