Fort Lauderdale, Flórida, 12 de Outubro de 2003 Ano XI  Lição Nº 41


 

Um Pedido de Perdão Malfazejo!

Rev. Eronides DaSilva   Brasil

Brasileiro, pastor, professor, conferencista e articulista

Quem leu nas noticias estampadas nas primeiras folhas do maiores jornais dos Estados Unidos, presenciou o que foi de mais cínico: o Papa João Paulo II de joelhos e abraçado a uma estátua supostamente de Jesus, e a ela pedindo perdão! E a notícia pôs os adeptos do judaísmo de cabeça para baixo: Papa pede perdão pelos erros cometidos pela Igreja por mais de dois mil anos! Pelo que saiba e conte a história, a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo nunca se opôs nem  muito menos destruiu a nenhum judeu ou crente que porventura se opusesse a ela. Muito pelo contrário, os crentes da época pós-reforma, se ocuparam e tiveram como tarefa singular a da evangelizacão dos povos, independentes de sua religião, como foi o caso de São Patrício que alcançou toda Irlanda, batizando uma soma superior a de 150 mil convertidos ao Evangelho! Portanto é tempo de que alguns evangélicos comprometidos com a religião e descomprometidos com Deus parem de confundir a Igreja Católica Romana, com a igreja primitiva de Cristo, referendada em 1 Pedro 2:9! O Papa João Paulo II é um idólatra, Pedro nunca foi; os Papas tomaram parte direta nas mais atrozes excursões contra leigos evangélicos e cientistas sinceros, Paulo nunca tomou; os Papas abolem o que há de mais sagrado e litúrgico no sacrifício vicário de Cristo – seu sangue, a igreja militante atual nunca, pelo contrário, por ele ela vive e foi purificada!  Portanto, a Igreja Católica Apostólica Romana, por via de fato e regra teológica, não é a mesma Igreja fundada por Cristo e continuada por seus Apóstolos. De fato, o cristianismo teve origem ali, mas a partir de certo momento na história o Catolicismo começou a se desviar das verdades do evangelho, tornando-se uma igreja altamente desviada dos ensinos primados pelos Apóstolos. Pode-se datar que o começo desta aberração deu-se quando o Imperador Constantino (306-337 A.D.) convencido ao cristianismo (312 a.D.), publicou o edito de Milão (313 A.D.) obrigando todos a se tornarem cristãos.  Este fato colaborou para que, ao invés de conversões genuínas, houvesse um sincretismo feudal. Muitas práticas pagãs, tais como as festas para a adoração ao Sol Invicto e à deusa Eoster, fossem introduzidas nas comemorações do Natal e da Páscoa. A partir de então, a curva de desvio da Verdade acentuou e acelerou-se de forma violenta, a ponto de os séculos mais negros da história da Europa coincidiram com os anos em que a Igreja Católica reinou soberana: os mil anos de trevas espiritual e moral (500-1500)!

Oração

Dorcas Copque Estados Unidos

Brasileira, professora e membro da Diretoria

Orar significa suplicar, clamar, interceder. Orar é a forma que o crente tem de se comunicar com Deus, de maneira aberta, sincera e sem barreiras; abrindo o coração e mostrando a Deus exatamente quem é. Ao dirigir a oração ao Senhor, se deve em primeiro lugar pedir perdão dos pecados, exaltar ao Senhor e agradecer por todas as coisas. A Bíblia mostra o modelo de oração que deixou o Senhor Jesus para seus discípulos (Mt 6.9-13; Lc 11.2-4). O próprio Cristo ensinou como se deve orar. Uma oração sincera, sempre será recebida nos céus. Vários personagens bíblicos fizeram orações intercessórias, como por exemplo: Jó (Jó 22.27), Ana (I Sm 1.10), Daniel (Dn 9.23), e muitos outros. A Bíblia exorta que todo salvo deve orar sem cessar (I Ts 5.25). Uma vida de oração é necessário para manter a alma e não morrer espiritualmente. Quando o crente ora,  ele se fortalece no Senhor. Orar é uma das armas mais importantes para lutar contra o inimigo das nossas almas (Ef 6.18; Mt 17.21). Este privilégio só é dado àqueles que são lavados e remidos pelo sangue de Jesus. 

 

 A IMPORTÂNCIA DA MORDOMIA CRISTÃ

Manuela Barros Estados Unidos

Brasileira, diretora do Evangelismo, professora e membro da Diretoria.

Texto Áureo da Lição

 E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12.2)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: A ALMA ABATIDA, número 193 da Harpa Cristã.

 
1. A IMPORTÂNCIA DA MORDOMIA PARA O REINO DE DEUS
Como embaixadores de Deus - representando: Lc 2.48,49; Jo 2.13-17.
Como soldados de Deus - batalhando: 1 Sm 17.26,45; Ef 6.11,12.
Como servos de Deus - obedecendo: Lc 22.41,42; At 10.19-21.
2. A IMPORTÂNCIA DA MORDOMIA PARA A IGREJA
Conservando a Igreja, pelo zelo: 1 Tm 4.6,7,16; Gl 4.18,19.
Dinamizando a Igreja, pelo testemunho: Fp 1.12-14; Ef 4.11,12,16; Rm 12.4-8.
 Acrescentando à Igreja, pelo trabalho: At 2.46,47; 4.21,29-31.
3. A IMPORTÂNCIA DA MORDOMIA PARA O MUNDO
Oferecendo-lhe o exemplo da paz: Jo 14.27; Mc 4.37,38.
Oferecendo-lhe o exemplo do amor: At 2.44,45; Gl 6.6,10.
Oferecendo-lhe o exemplo da segurança: Sl 37.25; Lc 12.24; 1 Rs 17.5,6.

Texto da Lição:

Colossences  3.1-11

Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
2
Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra;
3
porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
4
Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, também vós vos manifestareis com ele em glória.
5
Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência e a avareza, que é idolatria;
6
pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;
7
nas quais também, em outro tempo, andastes, quando vivíeis nelas.
8
Mas, agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.
9
Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos
10
e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
11
onde não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos.
(ARC)