Fort Lauderdale, Flórida, 14 de Abril de 2002 Ano X  Lição Nº 15


 

Lições de Oséias

Dr. Clair Schnupp Canadá

Canadense, conferencista e escritor.

No capítulo 3 de Oséias descobrimos um ato admirável de redenção. Segundo a Tradição, Gômer, esposa de Oséias, não apenas caiu nas mãos de um homem incapaz de prover suas necessidades. Ela agora caiu nas mãos de um homem que não queria provê-las. Evidentemente, esse homem decide vendê-la como escrava. Nos dias em que esta história aconteceu, a escravidão era institucionalizada. Alguns historiadores contam que quando uma mulher era oferecida num leilão de escravos, ela era despida de suas vestes e forçada a permanecer de pé diante da multidão curiosa. Foi evidentemente para esse lugar que Gômer fora levada e para lá Oséias fora chamado. Vocês podem imaginar o cochicho da multidão e o comentário que ia de boca em boca, quando esta viu Oséias? As pessoas diziam: "Ele veio para observar o que ela merecia. Ele veio para observar o seu castigo". Então começa o pregão. Alguém oferece dez peças de prata, outro oferece doze. E Oséias diz: "dou quinze peças de prata". Alguém mais diz: "dou quinze peças de prata e um feixe de cevada". Oséias diz: "dou quinze peças de prata e um feixe e meio de cevada". Soa o martelo e Oséias se apressa em redimir a esposa. "E comprei-a para mim por quinze peças de prata, e um ômer, e meio ômer de cevada" (Os 3:2). Enquanto a conduz para longe da multidão, o povo deve ter dito: “Por que não apenas deixou que ela fosse vendida como escrava? Por que pagar tanta prata por uma mulher que usou de falsidade?" Mas Oséias não comprou sua esposa a fim de puni-la, mas para redimi-la. "E ele lhe disse: Tu ficarás comigo muitos dias; não te prostituirás, nem serás de outro homem; assim também eu esperarei por ti" (Os 3:3). O que Oséias está sugerindo é : "o que você não faria de sua livre vontade, peço-lhe para fazer agora como uma possessão adquirida". Isso é o que depreendemos através de toda a Bíblia. Deus diz que nos ama e porque Ele nos redimiu, pede que O sirvamos. O apóstolo Pedro disse aos que estavam sob os seus cuidados: "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo" (1 Pe 1:18,19-a). O apóstolo Paulo escrevendo aos Coríntios, membros de uma igreja culpada de perversão sexual, disse-lhes: "Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus" (1 Co 6:20). A primeira lição de Oséias é esta: se você fosse servir a Deus, de hoje até o dia de sua morte, ele não o amaria mais do que o ama agora. Porque Deus não o ama por causa do que você faz. Deus o ama apesar do que você faz. Somos supremamente amados e porque temos sido tão amados, retribuímos com adoração, serviço, amor e louvor. A segunda lição talvez seja para homens e mulheres que absolutamente não conhecem a Deus e jamais colocaram sua confiança em Cristo. É uma lição para pessoas de corações partidos e lares desfeitos, com sonhos desfeitos e vidas destruídas. É uma lição para aqueles que das profundezas de suas almas clamam na escuridão da noite: "onde está Deus? Onde está Ele para que eu possa encontrá-Lo?" A resposta do livro de Oséias é: "Deus não está perdido, você é quem está" . Este é o Deus que foi à cruz do Calvário, e em busca dos homens, através do túnel de um túmulo vazio. Sempre e sempre Ele os procura para trazê-los de volta até Ele. Quando os homens gritam: "onde está Deus?" A resposta é sempre a mesma. Deus está aqui mesmo. Ele está esperando por você. Ele pede que você venha até Ele. Ele o espera para enlaçá-lo com o Seu amor. Ele o apressa a vir pela fé, a fim de conhecê-Lo e conhecer a significação do amor na verdadeira profundidade do seu coração.

Oséias

Marcello Zorzi Inglaterra

Brasileiro, professor e membro honorário da Igreja.

Seu nome significa salvo ou salvação. Filho de Beeri, que foi profeta do Senhor nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias (reis de Judá) e nos dias de Jeroboão II, Zacarias, Salum, Menaem, Pecaías, Peca e Oséias (reis de Israel). As datas destes reinados mostram que Oséias deve haver vivido aproximadamente 120 anos e era um contemporâneo dos profetas Amós, Isaías e Miquéias. Seu ministério estendeu-se por volta do ano 770 a 725 a.C. Oséias era cidadão do Reino do Norte, ou de Israel, e vivia em Samaria. Suas experiências pessoais foram designadas por Deus para serem como exemplo para a nação de Israel, e como simbologia do que Deus sentia pelo seu povo naquela época. Deus ordenou que Oséias tomasse uma mulher de prostituições a fim de ilustrar a infidelidade espiritual de Israel (Os 1.2). Sua esposa se chamou Gomer, filha de Diblaim (Os 1.3). Desta união, três filhos foram concebidos: Jizreel, Lo-Ruama e Lo-Amí (Os 1.4,6,9). Segundo seus nomes, esses filhos sentiriam vergonha por causa da perversão em que vivera sua mãe (Os 2.1-5). Isto representava muito claramente a situação do povo de Israel: eles haviam traído o Senhor, pervertendo-se com o culto aos ídolos, servindo-os com suas maldades. Porque a nação de Israel era como que a esposa, unida ao Senhor seu Deus; mas depois essa nação se desviou vergonhosamente e foi após os falsos deuses e suas próprias maldades. A Oséias foi revelado a queda do Reino do Norte nas mãos da Assíria, como a Jeremias foi revelado a queda do Reino do Sul nas mãos da Babilônia. Oséias foi a última voz profética antes da Assíria levar as dez tribos para o cativeiro no ano 722 a.C. O ministério de Oséias seguiu-se logo depois do ministério de Amós que, embora fosse de Judá, profetizou à Israel. Tanto Oséias como Amós são os únicos profetas do Antigo Testamento, cujos livros foram dedicados inteiramente ao Reino do Norte, anunciando-lhe a destruição iminente. Oséias foi vocacionado por Deus a profetizar ao Reino de Israel, que desmoronava espiritual e moralmente, durante os últimos quarenta anos de sua existência. Quando Oséias iniciou o seu ministério, durante os últimos anos de Jeroboão II, Israel desfrutava de uma temporária prosperidade econômica e de paz política. Passados quinze anos da morte do rei, quatro de seus sucessores foram assassinados. Decorridos mais quinze anos, Samaria foi incendiada, e os israelitas deportados à Assíria, e posteriormente dispersos entre as nações.

O PROFETA OSÉIAS

Paulo Renato Alves Estados Unidos

Brasileiro, presbítero, professor e diretor dos jovens.

Texto Áureo da Lição

E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso coração (2Pe 1:19)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: GRAÇA, GRAÇA, 205 da Harpa Cristã.

  Ouça a Mensagem da Semana no Púlpito

1. Características do Profeta Oséias
Como esposo -  foi traido: Os 2:5.
Como profeta - foi perseguido: Os 9:7,8.
Como libertador - foi desprezado: Os 6:1,2,3,4.
2. Simbolismo da vida do Profeta Oséias
Seu casamento - o amor de Deus: Os 6:1,2,3,4.
Sua esposa - a relação de Deus: Os 2:16,19,20.
Seus filhos - a ira de Deus:Os 1:4,6,8,9; 3:4.
3. Visão do Profeta Oséias
O exílio de Israel: Os 9:3;11:5.
O castigo de Israel: Os 2:6; 13:7-9.
A restauração de Israel: Os 1:10,11; 14:4-6.
 

 

Texto da Lição:

 

Oséias 1.1-9

 Oséias 1.1 Palavra do SENHOR que foi dita a Oséias, filho de Beeri, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, reis de Judá, e nos dias
de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel.
2 O princípio da palavra do SENHOR por Oséias; disse, pois, o SENHOR a Oséias: Vai, toma uma mulher de prostituições e filhos de prostituição; porque a terra se prostituiu, desviando-se do SENHOR. 3 E foi-se e tomou a Gomer, filha de Diblaim, e ela concebeu e lhe deu um filho.
4 E disse-lhe o SENHOR: Põe-lhe o nome de Jezreel; porque daqui a pouco visitarei o sangue de Jezreel sobre a casa de Jeú e farei cessar o reino da casa de Israel. 5 E será, naquele dia, que quebrarei o arco de Israel no vale de Jezreel.
6 E tornou ela a conceber e deu à luz uma filha; e ele disse: Põe-lhe o nome de Lo-Ruama; porque eu não me tornarei mais a compadecer da casa de Israel, mas tudo lhe tirarei. 7 Mas da casa de Judá me compadecerei e os salvarei pelo SENHOR, seu Deus; pois não os salvarei pelo arco, nem pela  espada, nem pela guerra, nem pelos cavalos, nem pelos cavaleiros.
8 E, depois de haver desmamado a Lo-Ruama, concebeu e deu à luz um filho. 9 E ele disse: Põe-lhe o nome de Lo-Ami, porque vós não sois meu povo, nem eu serei vosso Deus.

(ARC)