Fort Lauderdale, Flórida, 31 de Março de 2002 Ano X  Lição Nº 13


 

Assim, continua Israel!

Rev. Eronides DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, pastor, professor, conferencista e escritor.

A Cimeira dos grandes do petróleo — a Liga Árabe, realizada  esta semana em Beirute, deixou muitos pasmos e outros conscientes de que a palavra de Deus dita à Abraão não voltaria vazia: “Mas também do filho desta serva farei uma grande nação... e a tua semente possuirá a porta dos seus inimigos” (Gn 21:13). Os últimos dias que enegrece a nação israelita, com o ataque de uma bomba-humana palestina aos civis judeus durante a festa da Páscoa, em Jerusalém, provou que não existem muitas alternativas para a solução imediata deste conflito. O espírito contrário aos judeus com que inundou as diplomacias e as mentes da Comunidade Européia, das Nações Unidas, da Liga Árabe e dos democratas americanos, faz qualquer cristão pasmar por dentro e por fora.  Israel mais uma vez está sozinha! Mas a história nos lega  as principais razões deste sem fim de dores do povo de Deus: Em 613, é decretada na Espanha a conversão compulsória dos judeus ao Catolicismo Romano. Nos anos 640, 721, e 873, os judeus do império bizantino são forçados a converter-se ao cristianismo.Em 1084, ocorre o primeiro confinamento dos judeus numa cidade, em Speyer, na Alemanha.Em 1906, os cruzados alemães exterminam diversas comunidades judaicasEm 1099, os judeus de Jerusalém são massacrados pelos cruzados.Em 1113, ocorre o primeiro pogrom, ou massacre, da história, na cidade de Kiev, Ucrânia.Em 1146 e em 1391, os judeus espanhóis são forçados a converter-se ao catolicismo.Em 1266, o concilio de Breslau tenta implantar os guetos na Polônia.Em 1348, a epidemia da peste negra, cuja causa foi atribuída aos judeus, marca o extermínio de numerosas comunidades judaicas na Europa.Em 1355, 12 mil judeus de Toledo, na Espanha, são assassinados.Em 1481, iniciam-se na espanha, os primeiros "auto de fé" da apelidada santa inquisição.Em 1502, todos os judeus de Rodes são forçados a se converterem ao catolicismo, sob ameaça de expulsão e escravatura.Em 1516, milhares de judeus são exterminados em Lisboa.Neste mesmo ano é criado o gueto de Veneza.Em 1556, o papa Paulo IV estabeleceu um gueto em Roma.Entre 1648 e 1650, duzentos mil judeus são massacrados na Polônia.Em 1838, a comunidade judaica de Meshed é forçada a converter-se ao Islamismo.Entre 1871 e 1921, em quase todos os municípios da Rússia os pogrons eliminaram centenas de milhares de judeus.Em 1939, a Inglaterra proíbe a entrada de judeus na Palestina, por causa desta atitude foram mortos milhares de judeus.Entre 1939 e 1945, 6 milhões de judeus são exterminados pelos nazistas em diversos campos de concentração.Depois da criação do estado de Israel, em 1948, 700 mil judeus foram expulsos em massa dos países Muçulmanos.  Neste momento de dor para toda a família de Deus, devemos orar: haja paz em Israel, pois O senhor tornará a estender a sua mão para adquirir outra vez os resíduos do seu povo." (Isaías 11:11).

Santidade

Domingos Tito Sacatato Estados Unidos

Angolano, evangelista e professor no STB.

 

O vocábulo santo deriva-se do hebraico kadosh ou do grego hagios, e significa aquele que se aparta do mal, que se dedica ao serviço divino. O fato fundamental indicado por esta palavra é a santidade do próprio Deus. Ele é santo, o santo de Israel (2Rs 19:22). A única maneira do homem tornar-se santo é através da remissão do sangue de Jesus, o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (Jo 1:29).  Este processo tem como base a Palavra de Deus. A Bíblia requer santidade a todos que são dele (Lv 11:44,45). Santidade é a única forma que o homem tem de relacionar-se com Deus enquanto em vida se encontrar Lv 20:7; Jz 3:5), e o modo de viver diário do crente como noiva esperando seu noivo ( Hb 12:14). No Novo Testamento Jesus fala de si próprio como sendo aquele a quem o Pai santificou (Jo 10:36), isto é, a quem o Pai consagrou, separou para a obra da redenção; e  a si mesmo santificou-se para que os seus discípulos ou seguidores fossem santificados na verdade (Jo 17:17,19). No ensino dos Apóstolos, a palavra santificar tem o sentido não só de pôr à parte ou consagrar, mas também o de purificação e direção do homem pela obra do Espírito Santo (2Ts 2:13): “mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porque escrito está: sede santos, porque eu sou santo” (1Pe 1:15-16).

EDIFICADOS NA SANTÍSSIMA FÉ

Maria Aparecida Ghigliotty Estados Unidos

Brasileira, seminarista e professora da EBD.

Texto Áureo da Lição

Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente e fortalecei-vos (1 Co 16:13)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: DEUS NOS GUARDE NO SEU AMOR, 247 da Harpa Cristã.

  Ouça a Mensagem da Semana no Púlpito

1. A santíssima fé proveniente de Deus
Foi consumada por Jesus: Jo 10:16-18,25; 14:31; 19:30 .
Foi entregue aos santos: Jd 3; At 6:7; Rm 12:3 .
Deve ser conservada, exercitada: 1Tm 1:19; Hb 10:35-38; 2Jo 8.
2. A santíssima fé no Velho Testamento
Nos antigos homens de Deus: Hb 11:2,13; 2Pe 3:2a.
Em Israel, o povo de Deus: Ex 35:21,29; Lv 6:24,25; 9:1-5,22-24.
Nos reis temerosos à Deus: 1Re 2:1-3; 2Cr 30:18-27; 33:12-16.
3. O homens edificado na santíssima fé
Ama e defende a palavra de Deus: 1Tm 4:16; 2Tm 3:14,15; 1Jo 3:24 .
Aguarda vigilante a volta do Senhor: Mt 24:36; Lc12:37-40; 2Tm 4:8.
Dá testemunho do poder de Deus: Mc 5:18-20; 1Pe 1:9; 2:9,10.
 

 

Texto da Lição:

 

Jd 1:20-25

 

 Judas 1:20 Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, 21 conservai a vós mesmos na caridade de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna. 22 E apiedai-vos de alguns que estão duvidosos; 23 e salvai alguns, arrebatando-os do fogo; tende deles misericórdia com temor, aborrecendo até a roupa manchada da carne. 24 Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória, 25 ao único Deus, Salvador nosso, por Jesus Cristo, nosso Senhor, seja glória e majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, agora e para todo o sempre. Amém!

(ARC)