Fort Lauderdale, Florida, 27 de Maio de 2001 Ano IX  Nº 22


 

Holocausto Sem Preço!

Vania DaSilva E.U.A.

Brasileira, missionária, professora e membro da Diretoria.

Porque não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que me não custem nada. Esta foi a pronunciação de Davi, quando Arauna ofereceu os bois, os trilhos, e o aparelho dos bois para a lenha. Davi enfrentava uma situação de culpa e humilhação diante de Deus e de Israel. Na sua hora de desespero, ao ver 70.000 homens morrerem por causa do seu próprio pecado, a voz de Deus através do vidente foi: Sobe, levanta ao Senhor um altar. Parece um paradóxo que nas horas mais cruciais de nossas vidas, quando nossos planos falham, quando nosso orgulho é atingido, quando perdemos a nossa própria confiança, quando vemos nosso trabalho retroceder, é a hora que Deus nos pede para levantar um altar. Davi reconhecia seu pecado e estava disposto a pagar o preço necessário por ele. Porém, o pedido de Deus demandava um holocausto, uma oferta, um sacrifício. Não existe uma vida de vitória se não houver um preço. Não existe uma chamada, um ministério, se não houver um preço a ser pago. Não existiria uma Igreja santa e imaculada, se não houvesse um preço, e este foi pago com o sangue de nosso Jesus. A Bíblia declara que de todas as ofertas levíticas, a única  em que o sacrifício (animal) era completamente queimado, era a oferta de holocausto. Esta era uma dedicação completa ao Senhor, e geralmente feita quando se fazia uma consagração ou dedicação à Deus. Amados da Igreja do Senhor, nossas vidas, nossos planos, nossas famílias, nossas decisões, nossos sentimentos, devem estar sobre o altar de holocausto. Devem ser consumidos completamente pelo fogo do Espírito Santo, a fim de que Ele tenha preeminência em nós. Não aceitemos o convite do inimigo de entregarmos um holocausto ao Senhor sem preço, sem um sacrifício de nossa parte. Ou uma oferta que seja o resultado de nossa ganância humana. Que Deus nos guarde de todo espírito de avareza. Que possamos a cada dia aprender a dar, a ofertar, a compartilhar, pois o maior exemplo nos foi dado na cruz. O Diabo tem buscado enganar a Igreja,  para que ela fique atrofiada e dependente na busca dos bens e valores humanos que são tão pequenos e temporais. Porém a Palavra inerrante e infalível de nosso Deus nos ensina: Façais tesouros nos céus... porque já temos sido abençoados em lugares celestiais. Façamos as palavras do Apóstolo Paulo as nossas: “Eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício”. Lembrando-nos que fomos comprados por bom preço; glorifiquemos pois a Deus no nosso corpo, e no nosso espírito, os quais pertencem a Deus. Sim amados, paguemos nossos holocaustos com alegria!    

Avareza

Dorcas Copque E.U.A.

Brasileira, secretária de Missões e membro da Diretoria.

Desejo ou amor desenfreado pelas riquezas. A avareza também é chamada na Bíblia de rapina e torpe ganância. Jesus em seu Sermão do Monte exortou aqueles que o ouvia de não serem deixados levar pela avareza, pois este é um pecado comparado ao da idolatria. Quando o homem é tomado pelo espírito de avareza, ele torna-se egocêntrico e insensato. O homem se torna incapaz de ver e atuar para com as necessidades alheias, levando-o a uma cobiça insasiável pelos bens terrenos, pelo dinheiro e pelo seu bem estar. A avareza também leva o homem ao pecado da autolatria e auto-suficiência (Lc 12.19), fazendo-o perder o temor e dependência de seu Criador, colocando assim, sua confiança no material, no terreno, no palpável. O homem avarento se torna abominável diante de Deus, não só pela colocação de um ídolo em seu coração, mas pelo fato que Deus é um Deus que dá e nos ensina a dar: “Dai de graça, o que de graça recebestes”... “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito.”... “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto...”.  O espírito de avareza leva o homem também a injustiça, fazendo-o cobiçar e se apossar do ilícito, a fim de saciar seu vício, tornando-o corrupto, desobediente, prevaricador, traidor, opressor e assassino (Pv 27.20). Deus estabeleceu muito claro no Decálogo: “Não cobiçarás...” a cobiça é a porta que chama o homem à avareza. A Bíblia nos exorta a estarmos satisfeitos com aquilo que Deus nos dá. Jesus repreendeu severamente aos fariseus pela sua avareza (Lc 16.14), mostrando ao discípulos quão difícil é um rico entrar no céu. Em sua analogia ele afirma: É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha, que um rico entrar no céu. Vemos várias advertências no Novo Testamento contra este terrível pecado Paulo escreve aos Romanos, mostrando-os a perversidade dos gentios, e como Deus os entregou ao seu próprio pecado (Rm 1.27,29); Ele exortou aos Coríntios que preparassem uma oferta abençoada, e não avarenta; Aos Colossenses exortou a andarem em santidade, e não se deixassem levar pelo pecado da avareza (Cl 3.5); E o escritor aos Hebreus (Hb 13.5) exorta o povo a não ter costumes avarentos. Em Israel, um homem trouxe a derrota para toda a nação por sua avareza, porque cobiçou dinheiro, roupa e um objeto, desobedecendo o mandato do Senhor. No mesmo dia, Acã e sua família pereceram (Js 7.21). Em toda a Escritura vemos que uma das classificações para o obreiro ser usado no ministério e na casa de Deus é que ele deve estar livre de avareza (Ex 18.21; I Tm 3.3). Que possamos a cada dia buscar sabiamente o Reino de Deus e sua justiça, e o nosso Pai que é bondoso, saberá acrescentar todas as demais coisas que precisamos.

O Uso dos Bens Materiais

Adriana DaCosta Canada

Canadense, professora  e membro da Diretoria

 

Texto Áureo da Lição

"Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam"  (Mt 6.20).


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: A FORMOSA JERUSALÉM — 26 da Harpa Cristã.

 

1. O Crente e os Seus Bens Materiais

  • Na vida social: 1Rs 3:13; Jo 12:3.
  • Na vida familiar: Gn 31:41-42; Jó 1:5.
  • Na vida espiritual: Mc 12:42-44; Fp 2:3-5; Ml 3:10; At 5:3-5.

2. O Perigo dos Bens Materiais

  • Cria uma prosperidade falsa: Mt 6:19,24; Ec 5:10; 1Tm 6:17; Lc 12:19.

  • Traz o espírito de avareza: Lc 12:15; Mt 7:17-23; Jr 6:12-15.

  • Enfraquece a fé: Lc 18:24-25; 1Tm 6:10.

3. A Verdadeira Riqueza do Crente

  • Ser abençoado por Deus: Lc 19:8-10; Fp 4:19; Hb 3:5; Ef 1:7; 1Rs 3:11-12.
  • Ter uma morada no céu: Jo 14:2; Ef 2:19; Hb 13:14.
  • Viver na vontade de Deus: Lc 16:10; Mt 19:21-22; At 21:13.

Texto da Lição:

Mateus 6:19-25,31-34

 19 Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam.
20 Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam.
21 Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
22 A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz.
23 Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes 
serão tais trevas!
24 Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. 
Não podeis servir a Deus e a Mamom.
25 Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem 
quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta?

31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos?
32 (Porque todas essas coisas os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas 
coisas;
33 Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.
34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
 
  (ARC)