Fort Lauderdale, Florida, 18 de Março de 2001 Ano IX  Nº 12


 

É Bom Crer na Bíblia!

Rev. Eronides DaSilva E.U.A.

Brasileiro, Pastor, Professor, Escritor e Conferencista.


“Se vir que a praga se estendeu nas paredes da casa, ele ordenará que arranquem as pedras, em que estiver a praga, e que as lancem fora da cidade num lugar imundo: e fará raspar a casa por dentro ao redor, e o pó que houverem raspado lançarão fora da cidade num lugar imundo.” (Lv. 14:39-41). Os críticos da Bíblia no início do século dezenove passaram um bom período ridicularizando algumas das leis de saúde ordenadas pelo código mosaico — entre elas, a prática de remover o reboco das casas de pacientes leprosos; o porquê não comer carne de porco; e o tabu do casal não ter relação sexual quando a mulher estivesse no seu período menstrual! Embora não tenhamos todas as respostas para o porquê desses regulamentos, hoje não mais ouvimos esse tipo específico de zombaria, particularmente à lei da remoção do reboco, e com uma única razão. Há cerca de 100 anos, antes que a teoria de Pasteur sobre os germes fosse claramente entendida, os cientistas observaram que os cirurgiões que realizavam amputações no Hospital Bellevue, no Estado de Nova Iorque, estavam perdendo um número alarmante de pacientes para as infecções. Observaram também que os mesmos cirurgiões, que realizavam o mesmo tipo de cirurgia no mais moderno Hospital Roosevelt, no mesmo Estado, obtinham uma elevada taxa de convalescenças bem sucedidas. A partir das estatísticas, os cientistas concluíram que, embora se tomasse muito cuidado com a esterilização dos instrumentos cirúrgicos e com a própria sala de cirurgia, de algum modo o reboco e o assoalho do velho prédio do hospital deviam estar abrigando germes. Estes faziam caminho até às feridas dos amputados, causando o desenvolvimento de sepsia. Como consequência, o Dr. Sands introduziu uma resolução segundo a qual dali em diante nenhuma cirurgia grande fosse realizada no Hospital Bellevue. A ciência posteriormente confirmou a lei levítica de Moisés. Hoje, alguns dos germes que se tornaram resistentes aos antibióticos, como o staphylococcus aureus, continuam a ser uma ameaça aos pacientes porque eles se instalam no reboco e no piso dos hospitais. Que podemos aprender de tudo isso? Que, embora não saibamos dar uma explicação racional para tudo o que a Bíblia diz, não devemos procurar ser mais sábios do que aquilo que está escrito, legando a Deus, como tesouro de todo o conhecimento, sempre a última resposta dos assuntos que só a Ele pertence (Deuteronômio 29:29 e 2 Coríntios  4:6). O futuro da ciência física e teológica, ainda poderão trazer descobertas adicionais que comprovem, mais uma vez, a autenticidade da Bíblia Sagrada, cujas doutrinas todos os crentes sinceros e piedosos nunca tiveram dificuldades em entender e aceitar como verdadeiras, pois, como afirma a Hermenêutica Bíblica, ela é a Palavra de Deus!

O Arrebatamento

Clemilda Siqueira Angelo E.U.A.

Brasileira, Missionária Indicada para a Austrália.

A palavra arrebatamento significa tirar, arrancar, levar, afastar. A Bíblia nos fala de dois homens que Deus os tomou para si: Enoque foi trasladado para não ver mais a morte (Hb 11.5) e Elias foi tomado diante de Eliseu (2Rs 3.9-11). Desta mesma forma a Igreja (os santos preparados), também será tomada deste mundo, na vinda súbita de nosso Senhor Jesus Cristo, que virá num abrir e fechar de olhos para cumprir a sua promessa tão esperada por aqueles (os fiéis) cujas vestes foram lavadas pelo seu sangue do Cordeiro. "Na casa do Pai há muitas moradas...virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver, estejais vós também." (Jo 14.2,3) , é a esperança de todo crente nascido de novo! Há duas etapas ou fases da Segunda Vinda de Cristo: a primeira, é a designada pelo grego comoEpiphanéia, uma manifestação súbita, transcendente e espiritualmente visível para os crentes (1Tm 6:14). Esta vinda será  para os que creram pela fé em Cristo, desde Adão até os fiéis contemporâneos. A segunda, é conhecida como Parousia, ou uma manifestação visível e pessoal a todo olho, e nesta então Jesus virá já com a igreja (1Ts 3:13). Dar-se-á no final da Grande Tribulação, para os remanescentes de Israel que procederão de todos os povos, tribos e nações, o quais aceitarão a Cristo como o Messias. Os participantes do arrebatamento da primeira fase da Segunda Vinda, serão: os mortos em Cristo (1Co 15.51,52) e os crentes preparados. "Depois nós os que ficarmos vivos, seremos arrebatados" (1Ts 4.17); "nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados." (1Co 15.51). O arrebatamento da Igreja se dará de surpresa (Mt 24.41), quando os nossos corpos serão transformados (1Co 15.53,54), e trata-se de um acontecimento iminente (Ap 22.12). "E o Espírito e a Esposa dizem vem", e que todos os crentes que têm esta esperança devem manter-se salvaguardados do efeito pernicioso do pecado no mundo, “...e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1Ts 5:23).

O Arrebatamento da Igreja

Maria Aparecida Ghigliotty E.U.A.

Brasileira, Seminarista e Professora da EBD.

 

Texto Áureo da Lição

E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, donde eu estiver, estejais vós também. (João 14:3)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: NOSSA ESPERANÇA — 300 da Harpa Cristã.

 

1. A Epifaneia do Noivo amado

  • Para levar a Noiva do Cordeiro: Mt 24:44; 1Co 15:52; 1Ts 4:16-17; 1Tm 6:14.

  • Para recompensar os salvos: 2Co 5:10; 2Tm 4:8; Ap 22:12.

  • Para realizar as Bodas e Ceia do Cordeiro: Mt 25:10; 2Co 11:2; Ap 19:7,9

2. A Parousia do Rei Eterno

  • Para a salvação nacional de Israel: Zc 14:4; 1Ts 3:13; 2Ts 2:8; Ap 19:19-11.

  • Para o julgamento das nações benevolentes: Mt 25:31-33; Ap 19:11-15.

  • Para o estabelecimento do Milênio: Is 65:20-25; Zc 14:9; Ap 20:4.

3. Os eventos subseqüentes ao Arrebatamento

  • A formação da Nova Ordem Mundial: 1Ts 5:3-6; Ap 6:1-8.

  • O estabelecimento total de Israel: Dn 9:24; Ap 12;1-6.  

  • A ratificação do Anticristo: 2Ts 2:2-4; Ap 13:1-8.

Texto da Lição:

 

1Tessalonicenses  4:13-18

 13  Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. 14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele. 15 Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. 16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; 17 depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. 18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

  (ARC)