Fort Lauderdale, Florida, 28 de Janeiro de 2001 Ano IX  Nº 05


 

Os Oitenta e Um Sacerdotes!

  Maria Aparecida Ghigliotty E.U.A.

Brasileira, Coordenadora das Missões Nacionais

 

O entristecer, o cansar, o cambalear faz parte da natureza humana; para essas ocasiões Deus prometeu estar conosco. Manter acesa a chama do Espirito, da chamada ministerial, da salvação é uma responsabilidade individual. Lançar as necessidades aos pés de Jesus é a solução  mais sábia. Uma das maiores funções de um crente é fazer diferença no seu meio ambiente ou por onde quer que ele passe. A posição, o salário, a amizade podem comprometê-lo! Ser crente hoje parece ser apenas outro estilo de vida.  Habacuque exclamou: “Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica”. Primeiramente o temor de Deus está em escassez, e para avivar a Palavra na vida dos homens em nossos dias se faz necessário obreiros valentes. Certa vez um jovem de apenas dezesseis anos foi coroado rei sobre Israel, tudo foi bem no seu reinado enquanto ele buscou, dependeu e obedeceu a  Deus. Mas depois que se tornou forte se julgou na posição de sacerdote. E ao entrar no templo para queimar incenso lhe apareceu o sacerdote Azarias, com oitenta outros mais, e lhe disseram: “A ti, Uzias, não compete queimar  incenso perante o Senhor... Sai do santuário, porque transgrediste.” É desses tipos de sacerdotes que a igreja de hoje  precisa ter na liderança. Disse Deus a Josué: “esforça-te, tão somente esforça-te e tem mui bom animo, porque tu farás  a este povo herdar a terra. Tenha o cuidado  de fazer conforme a toda lei ... Ainda há sete mil que não dobraram seus joelhos a Baal.” Sempre haverá aqueles que farão abominações diante dos olhos de Deus, mas eles receberão a devida recompensa. O Apóstolo João afirma: “E conhecereis a verdade é a verdade vos libertará. Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” Quando Ele sara, sara, quando cura, cura! O sangue de Jesus tem poder, o nome de Jesus tem poder, a Palavra de Deus tem poder. Por acaso já houve  alguém nessa terra que pregasse, anunciasse e ensinasse a verdade mais do que Jesus? Não, não houve e nem haverá! No entanto, Ele foi caluniado, abandonado, fria e calculadamente assassinado pelo seu próprio povo. Por que com os crentes seria diferente? Então devemos orar assim: aviva, ó Senhor, a tua palavra no coração da igreja. Poderemos cantar aquele hino: um dos tais, um dos tais podes tu dizer também sou um dos tais? A humanidade precisa do puro evangelho; simples, porém eficaz. Aquela palavra que desce como um raio vinda diretamente do trono de Deus e penetra mais profundo que espada de dois gumes, cortando por dentro e por fora, e não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos seus olhos. Como escaparemos nós, se não atentarmos  para  uma tão grande salvação? Se Deus é por nós, então, quem será contra nós? Quem poderá contra o braço forte do Senhor? Que Deus nos ajude para sermos partes dos oitenta e um sacerdotes da igreja militante atual de Cristo!

A Pessoa dos Anjos

Paulo Renato Alves E.U.A.

Brasileiro, Presbítero e Fiel do Tesouro

 

A palavra "anjo" no hebraico malak e no grego angelo, significa mensageiro. Os anjos são mensageiros ou servidores celestiais, na qualidade de assistentes de Deus, criados por ele antes de existir a terra. Todos os anjos foram originalmente criados bom e santos. Encontramos em Colossences 1.16 a originalidade da classificação angelical, com evidência que esses seres angelicais se diferem em categorias e posições, que Deus distribuiu entre eles, são elas: Tronos, Domínios, Principados e Potestades. Encontram-se em lugares celestiais, onde está a morada de Deus (At 7.49). A Bíblia revela que os anjos são organizados e classificados obedecendo uma hierarquia, e como seres espirituais também exercem atividades dispensacionais, a serviço do seu Criador como:  guardas do Trono, honrando a divindade (Querubins); guardas da adoração (Serafins); chefes dos anjos (Arcanjos) e mensageiros (Anjos). Os anjos são criaturas racionais inteiramente espirituais, sem capacidade de procriação, mas dotados de poderes para o exercício de múltiplas funções nos céus e na terra. Os anjos foram criados com estatura, número e conhecimento plenos; possuem personalidade e portanto Deus os deu o livre arbítrio. Tendo os anjos vontade própria, a Bíblia nos revela um ser angelical rebelde que tinha como nome Querubim Ungido, este por  ambicionar ser igual ao seu Criador, perdeu sua virtude de sabedoria, sua perfeita formosura e sua posição celestial, e com este pecado teve que deixar o céu sendo lançado sobre a terra. Este rebelde, agora chamado Satanás, também levou à sua mercê um terço dos seres angelicais que o apoiaram em sua rebelião. Constituiu-se assim duas classes de anjos que são caracterizados como anjos bons ou eleitos (I Tm 5.21) e anjos maus ou caídos (Ef 6.12).

Anjos, Sua Natureza e Função

Rev. Eronides DaSilva E.U.A.

Brasileiro, Pastor, Professor, Escritor e Conferencista 

 

Texto Áureo da Lição

porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele (Cl 1:l6).


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: ANJOS AOS MILHARES — 416 da Harpa Cristã.

1. Natureza dos Seres Angelicais

  • São seres espirituais criados: Hb 1:4; Sl 148:2,5; Cl 1:16.

  • São seres pessoais e imortais: 1 Pe 1:12; Lc 20:36; Gn 18:2.

  • São seres plenos e assexuais: Ap 5:11; Hb12:22; Mt26:53.

2. Organização dos Anjos Eleitos

  • Querubins — Tronos (Guarda do Trono): 2 Rs 19:15; Gn 3:24; 1 Cr 13:6; Is 37:16.

  • Serafins — Domínios (Guarda da Adoração): Is 6:3; Cl 1:16.

  • Arcanjos — Principados (Chefes dos Anjos): Ap 12:7; Dn 10:13; 12:1.

  • Anjos —  Potestades (Mensageiros): Lc 1:19,26; Gn 16:7; At 10:3.

3. Atividades Escatológicas dos Anjos Eleitos

  • Na vida cotidiana do povo de Deus: Hb 1:14; Dn 12:1; Mt 18:10.

  • Na partida do crente deste mundo: Lc 16:19-26.

  • No arrebatamento da igreja: 1 Ts 4:13-17.

  • Na vida e manisfestação de Cristo: Mt 24:27; 1 Co 15:52; Jd 14.

  • Na consumação dos séculos: Mt 25:3, 32; Ap 5:2; 18:21

  • No Reino Milenial de Cristo: Mt 19:28; 20:4; Lc 22:30; 1 Co 6:1-3

Texto da Lição:

Hebreus 1:1-8;13,14

 1 Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho, 2 a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. 3 O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade, nas alturas; 4 feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. 5 Porque a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, e ele me será por Filho? 6 E, quando outra vez introduz no mundo o Primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. 7 E, quanto aos anjos, diz: O que de seus anjos faz ventos e de seus ministros, labareda de fogo. 8 Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos, cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. 13 E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés? 14 Não são, porventura, todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação? (ARC)