Fort Lauderdale, Florida, 10 de Dezembro de 2000 Ano VIII  Nº 50


 

Cansado de Teologia!

Rev. Walker da Cunha — Brasil

 Cansado de teologia. É assim que me sinto. Cansado de ver um povo enganado, iludido, declarando e profetizando prosperidade. Cansado de ver tanta gente bradando aos céus, exigindo e cobrando de Deus por promessas que o Todo Poderoso nunca fez. Durante nove anos vivi no meio de pessoas que exalavam fé. Uma fé sem resultados. Vi pessoas que não tinham dinheiro nem para pagar o ônibus que os levavam até à igreja. E foram essas mesmas pessoas que deram a seus líderes dinheiro suficiente para comprar carros blindados e mandar os filhos estudarem no exterior. Quanta incoerência! Enquanto esses líderes pregavam a tal teologia que os tiraria da crise financeira, as pessoas continuavam vivendo a mesma vida de dificuldades, e muitas vezes, com um certo ressentimento para com Deus, que não cumpria com aquelas promessas que saiam do púlpito. Vi gente preocupada em combater o gafanhoto, sem perceber que este se apresentava com a bíblia na mão sobre o altar. Em todos esses anos, vi uma teologia cheia de facilidades. Onde a porta larga conduzia ao céu e a estreita à perdição. Vi uma teologia onde o Espírito Santo fazia de tudo: fazia pessoas caírem no chão, rirem alucinadamente, falarem em línguas estranhas; só não fazia uma coisa: gerar arrependimento para santificação. Vi ainda apóstolos. Auto-entitulados. Vi homens se dizerem íntegros, mas eram corruptos e oprimidos! Conheci uma teologia que nos fez deuses. Que desgraça! Conheci uma teologia de mentiras, de palavras que voltam vazias, de profecias que não se cumprem nunca. Conheci uma teologia de emocionalismos. De música de fundo na hora da oração que leva a emoção; de voz trêmula para gerar o choro; de teatro, de frases mentirosas como: Eu sinto a presença de Deus, quando o que realmente se sentia era o desejo de manipular as pessoas. Conheci uma teologia de orgulho e soberba. Uma teologia de homens que se diziam ser donos da verdade. Conhecedores da revelação completa. Conheci uma teologia que subestima os reformadores e abomina os fundamentalistas atuais. Afinal, sua doutrina é superior. João 10:10 – “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância." Conheci a teologia criada pelos demônios, mantida pelo sistema religioso e e venerada pelos homens! A teologia que rouba o povo de Deus, mata os sonhos e destrói a confiança no Evangelho. O mais triste, é que eu fui mais uma vítima desta teologia. I Timóteo 4:1,2 - "Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência."
Deus me salvou dessa teologia! Hoje, vivo a Teologia do Pai Nosso, e do arrependimento diário. Vivo a Teologia que ao invés de buscar a bênção, busca o abençoador. Vivo a Teologia de Deus!

Anjos

Delmi Ochoa — EUA

A palavra anjo do grego (angelos) ou do hebraico (malak) quer dizer mensageiro, guardião, representante (Ap 1.20; Mt 18.10).A menção de anjos aparece em 34 livros da Bíblia 305 vezes. Os anjos em seu estado original foram criados em estatura, número e conhecimento pleno (Sl 148.2,5; Cl 1.16). Estes são seres asexuais (Mt 22.10), imortais (Lc 20.36) e com personalidade, ou seja, inteligência, volição e consciência moral (Lc 1.19,20). Os anjos são espíritos, porém suas aparições são geralmente em forma humana, masculina e jovial - forma teofânica (Gn 18.2), mas nunca como mulher. A designação de cada ser angelical refere-se ao seu ofício e não sua natureza. Como ofício, eles são anjos (mensageiros); como natureza, eles são espíritos. Com a rebelião de Satanás, a terça parte dos anjos que não guardaram seu principado, mas se rebelaram contra o seu Criador, foram expulsos dos céus (Jd 6; Is 14.12-15). Sendo assim, existem duas classificações de anjos: os anjos eleitos, os que permaneceram fiéis; e os anjos caídos, ou demônios, que se rebelaram. Os anjos eleitos são descritos na Bíblia como santos, escolhidos, poderosos, tementes, enviados por Deus para executar sua vontade, trazer mensagens, proteger e ministrar àqueles que irão herdar a  salvação (Hb 1.14; Jd 9). Como todo exército na terra, o do céu também obedece a uma hierarquia natural, não pelo valor pessoal, mas pelo seu trabalho. A hierarquia angelical no céu segue da seguinte forma: 1º Querubins — Guarda do trono, da santidade de Deus (Gn 3.24); 2º Serafins — Guarda da adoração (Is 6.2,3); 3º Arcanjos — Chefes dos Anjos; e Anjos — Mensageiros (At 10.3). A Bíblia menciona o nome de dois seres angelicais, anjo Gabriel (homem de Deus - Lc 1.19); e o Arcanjo Miguel (Quem é como Deus? - Jd 9). A palavra anjo aparece nas Escrituras com duas representações: 1º Aparição teofânica de Cristo como anjo do Senhor (Js 5.13-15); 2º Pessoas como mensageiros de Deus (Ag 1.3); 2º Anjos das Igrejas (Ap 1.20).

As Sutilezas e os Perigos do Culto aos Anjos!

Ev. Domingos Titu Sacatato — EUA

 

Texto Áureo da Lição: Cl 2:18

Ninguém vos domine a seu bel-prazer, com pretexto de humildade e culto dos anjos, metendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão.


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: SANTO, SANTO ÉS TÚ, SENHOR — 252 da Harpa Cristã.

 

 

1. A Natureza dos Anjos

  • São seres espirituais criados: Hb 1:14; Cl 1:16; Mc 12:25 e Sl 148:2,5.

  • São seres numerosos e poderosos: Mt 26:53; Dn 7:10 e 2 Rs 19:35.

  • São seres com personalidade: 2 Sm 14:20; Lc 1:35-36; 15:10 e At 10:3,4 .

2. A Classificação dos Anjos

  • As categorias originais dos anjos — quatro categorias: Cl 1:16
  • As classificações dos anjos eleitos — quatro classificações: 1Tm 5:21; 1Ts 4:16; Is 6:2 e Gn 3:24.

  • O agrupamento dos anjos caídosquatro grupos: Jd 6; 2 Pe 2:4; Ef 2:2 e 6:12.

3. As Responsabilidades dos Anjos

  • Os Querubins — guardam a santidade do trono: Jó 38:7; Ap 5:11,12; 19:10.

  • Os Serafins —  louvam à Divindade: Is 6:1-3

  • Os Arcanjos — executam os juízos divinos: Gn 19:12,13; Ap 20:1-3; Jd 9 e Mt 13:49,50 .

  • Os Anjos — ministram aos santos: Hb 1:14; Sl 34:7; Dn 6:22; e Sl 91:11.  

 

Texto da Lição:

 

 

Apocalipse 22:8,9

8 E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar. 9 E disse-me: Olha, não faças tal, porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.

 

Colossenses 2:16-18

16 Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, 17 que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo. 18 Ninguém vos domine a seu bel-prazer, com pretexto de humildade e culto dos anjos, metendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão, 19 e não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em almento de Deus.

(ARC)