Fort Lauderdale, Florida, 05 de Novembro de 2000 Ano VIII  Nº 45


 

O Príncipe Deste Mundo!

Rev. Eronides DaSilva - EUA

 

“Agora será expulso o príncipe deste mundo”, aparece nas Escrituras em três formas questionáveis: a primeira, quando seria expulso este príncipe; a segunda, se este príncipe era um ser abstrato ou concreto, uma pessoa; a terceira, como seria expulso! Obviamente que a resposta é incontestável para os cristãos do presente Século, mas para os conteporâneos de Jesus, com certeza uma grande interrogação pairou entre eles. Até aquele momento esta linguagem  era muito comum para Jesus: “Já não falarei muito convosco; porque já se aproxima o príncipe deste mundo…”; “E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado”; ”…será expulso o prícipe deste mundo”. Para alguns ditos mestres das Escrituras, o príncipe é uma mera personificação abstrata do mal — do pecado, da miséria indulgente, da doença e dos desvios neuro-fisiológicos! Entretanto, comparando a teologia paulina, quando ele o designa de “Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos”; “Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar”! O Diabo não é e nunca foi uma força abstrata, porque a Bíblia nos manda o resistir; Jesus foi tentado por ele no deserto; ele foi expulso do céu; os crentes lutam contra ele. Ele é uma pessoa porque consiste de três características distintas: volição, intelecto e consciência moral; ele é uma pessoa, e não uma substância etera, porque é adjetivado como ladrão, mentiroso, velha serpente, dragão, enganador; e que Jesus veio desfazer as suas obras. Estes mestres apóstatas só descubrirão que ele é o que foi, e é o que é, quando se encontrarem com ele após a partida deste mundo! Ele é príncipe, no sentido mais lato da palavra, porque este mundo é um semitério – um sepulcro caiado; bonito por fora e apodrecido por dentro! Dele, ele é prícipe! A colocação agora, nos sugere na língua Grega, não neste exato momento, neste minuto, mas nestes próximos dias o príncipe deste mundo seria expulso, aleluia! Tomando as chaves da morte e do inferno das mãos de Satanás, esmagou permanentemente a sua cabeça, o seu domínio, a sua autoridade! Sim, seria na ascenção de Cristo que ele enviaria o Consolador para estar com a Igreja neste mundo, e seria expulso o príncipe deste mundo! Por milênios a terra ficou desolada e sob a sua égide; os homens enganando e sendo enganados; a criação gemendo com dores de parto! Porém chegou quem terminaria este domínio funesto sobre o homem. Hoje, graças ao nosso Salavdor, os crentes podem dizer: o pecado não terá domínio sobre nós; resistí ao diabo e ele fugirá de vós; brevemente nós, nascidos de novo, quando formos arrebatos, presenciaremos o que está vaticinado: “E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés.” (Rm 16.20).

Astrologia

André Luiz Mendes - EUA

 

A palavra astrologia é derivada de dois vocábulos gregos, e significa ASTRO (astros, estrelas); LOGIA (logos, conhecimento, estudo). Sua prática e desenvolvimento são de épocas muito remotas na humanidade, como encontramos relatos no Velho Testamento aonde na corte de Nabucodonosor haviam astrólogos (Dn 2:2). É uma pseudo-ciência que engana ao homem ao fazê-lo crer que os astros (estrelas), bem como os signos (constelações) e por conseguinte o Horóscopo (prognóstico) influem diretamente no destino, comportamento e caráter humano, pois a Bíblia nos diz que tal crença e prática são uma afronta à Divindade, porque acabam valorizando mais a criação do que o Criador (Rm 1:25). Há, porém, uma ciência denominada de Astronomia que explica e estuda os movimentos, as constituições e posições relativas dos astros e planetas e seu funcionamento, com os quais Deus posicionou e criou todo o Cosmos (universo). A ânsia do  coração do homem em busca de respostas e soluções o fazem sempre apelar para o místico e sobrenatural. Temos aqui nos Estados Unidos e quiçá mesmo em todo o planeta, já um mercado estabelecido, através dos Psychis - advinhos, com seus tarôs e cartomantes, suas pedras energizantes e aromas dos mais diversos, que exploram, enganam, alienam e sobremaneira não resolvem o problema de uma pessoa que no tem paz, nem Deus, nem salvação. Mas graças a Deus porque o mundo se choca e é impactado por uma igreja viva e atuante, que age com intrepidez exatamente como o profeta Daniel ao apresentar-se diante do Rei Nabucodonosor, quando este estava inquieto por um sonho que tivera e que muito o perturbara a alma, a igreja do Senhor Jesus Cristo proclama hoje ao mundo. “Respondeu Daniel na presença do rei: o mistério que o rei requer, nem sábios, nem encantadores, nem magos, nem advinhos o podem descobrir ao rei, mas há um Deus nos céus, o qual revela mistérios, Ele fez saber ao rei Nabucodonosor o que há de ser no fim dos dias...” (Dn 2:27-28).

A Maldição da Astrologia!

Manuela Barros — EUA

 

Texto Áureo da Lição: Jr 10:2

Assim diz o SENHOR: Não aprendais o caminho das nações, nem vos espanteis com os sinais dos céus; porque com eles se atemorizam as nações.


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: O SOL DA JUSTIÇA — 450 da Harpa Cristã.

 

1. O Homem e a Astrologia

  • Buscando conhecer o futuro: At 1:6,7; Mt 24:3 e 1 Sm 28:7,8.

  • Buscando conhecer o mundo espiritual: Gn 41:8; 1 Sm 28:13,14 e Dn 2:2,3.

  • Buscando conhecer a si mesmo: Jr 17:9 e Sl 139:23,24.

2. A Divindade e a Astrologia

  • Deus é o autor da Palavra: Hb 4:12,13; Sl 33:6 e Dn 2:27,28

  • Deus é o criador do homem: Rm 9:20; Gn 1:26 e Sl 139:14-16

  • Deus é o sustentador dos astros: Sl 19:1 e Gn 1:16.

3. O Cristão e a Astrologia

  • Deve conhecer suas armadilhas: Dn 4:7; Pv 16:25 e Rm 1:25.

  • Deve abominar seu conteúdo: 1 Tm 6:20,21e Ef 5:11.

  • Deve combater seus ensinamentos: 2 Tm 2:25,26 e 1 Jo 2:27.

 

Texto da Lição:

 

 

Dt 4:19

19 e não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus, e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o SENHOR, teu Deus, repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus.

 Dn 2:25-27 

25 Então, Arioque depressa introduziu Daniel na presença do rei e disse-lhe assim: Achei um dentre os filhos dos cativos de Judá, o qual fará saber ao rei a interpretação. 26 Respondeu o rei e disse a Daniel (cujo nome era Beltessazar): Podes tu fazer-me saber o sonho que vi e a sua interpretação? 27 Respondeu Daniel na presença do rei e disse: O segredo que o rei requer, nem sábios, nem astrólogos, nem magos, nem adivinhos o podem descobrir ao rei.

(ARC)