Fort Lauderdale, Florida, 27 de Agosto de 2000 Ano VIII  Nº 35


 

Um Estranho Livro

Pr. Rogério da Silva Feital - Portugal

Quando estávamos em um retiro espiritual com a juventude da Igreja fui interrogado por um jovem de uma forma muito directa. Ele dirigiu-se para mim com um parecer muito assustado, como alguém que precisava de um socorro,  sua idade, se consigo acertar, não passava dos 18 anos.  Em um curto período de tempo pensei em qual seria o seu problema, tirei algumas conclusões antecipadas, apesar de nunca ter estado com este jovem anteriormente. Assim que ele me viu, gritou, dizendo: “ei,  por favor posso lhe fazer uma pergunta?” “Claro que sim”, disse eu, enquanto ele com suas mãos para trás estava como quem segurando um objecto pesado, veio aos poucos trazendo para frente do seu corpo, e me disse : “o que o senhor pensa acerca deste livro?” Olhei para o título, e vi que se tratava de um livro espiritista, escrito por  São Cipriano, e com muita calma, fiz-lhe entender qual o objectivo daquele autor e sua diabólica inspiração. Ele, como satisfeito com a resposta, disse-me: “obrigado, mas ainda somente uma coisa: o que o senhor acha que devo fazer com este livro?” Lhe respondi com muita ênfase: “para seu bem e para que não venha corromper pessoas no futuro, o destrua.” Perguntei eu, “já lestes o livro ?” Ele respondeu: “ainda não!” Com um ar de conforto, o disse: “muito bem,  porque vou lhe oferecer um livro que vai mudar a sua vida.” Ainda no início de nossa conversa, lhe perguntei se conhecia alguma igreja Evangélica, o que ele disse que sim, mas não conseguia citar o nome. Dias mais tarde, este jovem assistiu  connosco um dos nossos cultos e levou consigo uma Bíblia oferecida pela nossa Igreja (uma Assembleia de Deus, em Oliveira do Hospital), e depois fiquei sabendo que ele queimou completamente aquele pernicioso livro. Como esse jovem há centenas em Portugal à deriva, indo à perdição eterna, sem Deus, sem paz e sem salvação. A Bíblia insiste connosco: “como ouvirão se não há quem pregue?” Talvez estejamos esperando o tempo, mas que tempo? Disse o amante das almas e consciente pregador, o Apóstolo dos Gentios: “ai de mim se não anunciar o Evangelho”, “pregues em tempo e fora de tempo.” Dou graças a  Deus, que a Igreja Pentecostal Betânia, como outras com a mesma visão missionária, tem preparado e enviado ao campo aqueles que, pela graça de Deus, tem visto a urgência e o imperativo divino da Grande Comissão!

Igreja

Neusa Maria Rocha

Duas palavras no Novo Testamento, traduzidas do hebraico para o grego, trazem o significado do vocábulo igreja, são elas: synagoge, reunir-se ou reunir e Ekklesia, congregação de cristãos ou assembléia cristã (At 5:11; 2 Co 11:18). A palavra igreja ocorre em apenas duas passagens dos Evangelhos, ambas dos lábios de Jesus (Mt 16:18; 18:17). A primeira passagem refere-se ao aspecto universal da igreja , abrangendo todos os salvos por Cristo que se dividem em igreja militante, composta de crentes que se acham vivos, e a igreja triunfante, dos que já estão com Cristo. Na segunda passagem vemos o aspecto da igreja local, observando o caso da disciplina que não está no âmbito da igreja universal. O vocábulo traduzido por igreja significa literalmente povo convocado. A igreja é o povo convocado por Cristo, formada daqueles que tendo ouvido e atendido ao chamado do Senhor, o confessam como seu Salvador (Rm 10:9). Como organismo, a igreja é uma, cujos membros trabalham uniformemente para o desenvolvimento deste corpo cuja cabeça é Cristo Jesus. A igreja é santa porque seu fundador a santificou (Ef 5:26), constituindo-a com pessoas santificadas, separadas para Deus. A igreja é católica, ou seja, universal, pois abrange os salvos de todas as raças, tribos e nações (Ap 5:9). A igreja é também apostólica, porque é edificada sobre o fundamento dos apóstolos (Ef 2:20). E finalmente, é simbolizada como Noiva de Cristo, a qual por ele é amada, cuidada, portanto destinada a casar-se com Cristo e com ele viver eternamente.

Plantando Igrejas Locais

Adriana Guimarães da Costa

Texto Áureo da Lição: 1 Co 3:6

Eu plantei, Apolo regou, mas Deus deu o crescimento.


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: 395 da Harpa Cristã.

 

 

1.  O Sublime Alvo na Implantação de Igrejas

  • O alvo de ganhar almas: Mc 16:15; At 13:47,48; 16:30,31.

  • O alvo de formar discípulos: At 14:21,22; Mt 28:19,20; At 5:42; 8:30,31.

  • O alvo de congregar os crentes: At 2:44,46; 9:31; 16:14,15,40; Hb 10:25.

 

2. Os Plantadores de Igrejas Locais

  • Os chamados por Deus: At 13:2; 9:15; 22:21; Ef 4:11,12; Mt 4:18-20.

  • Os preparados pela igreja: At 13:1,2; 18:25,26; 2 Tm 3:14-17; 2:1,2.

  • Os dispostos pela causa: At 20:24; 1 Tm 3:1; 2 Tm 4:6,7; 2 Co 11:25-27.

 

3. Os Cuidados com as Igrejas Locais

  • Para que sejam apascentadas: Jo 10:11; 21:17; Hb 13:17; At 20:28; Jr 3:15.

  • Para que sejam ensinadas: 2 Tm 4:1,2; Fl 4:8,9; 1 Tm 4:11-16.

  • Para que sejam protegidas: At 20:29-32; 2 Co 11:28; Ez 34:2-6.

Texto da Lição:

Atos 13:1-4

1 Na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé, e Simeão, chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo. 2 E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. 3 Então, jejuando, e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram. 4 E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.

Atos 14:20-28

20 Mas, rodeando-o os discípulos, levantou-se e entrou na cidade. E, no dia seguinte, saiu, com Barnabé, para Derbe. 21 E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio, e Antioquia, 22 confirmando o ânimo dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no Reino de Deus. 23 E, havendo-lhes por comum consentimento eleito anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido. 24 Passando depois por Pisídia, dirigiram-se a Panfília. 25 E, tendo anunciado a palavra em Perge, desceram a Atália. 26 E dali navegaram para Antioquia, onde tinham sido recomendados à graça de Deus para a obra que já haviam cumprido. 27 E, quando chegaram e reuniram a igreja, relataram quão grandes coisas Deus fizera por eles e como abrira aos gentios a porta da fé. 28 E ficaram ali não pouco tempo com os discípulos.

(ARC)