Editorial

ORIGEM DO PECADO

Rev. Eronides DaSilva EUA

Brasileiro, Pastor Fundador do SWM, da IPB e do STB, Presidente da Regional Sudeste – CONFRADEB, na Flórida, EUA

O terceiro capítulo da Bíblia Sagrada descreve objetivamente a introdução do pecado na raça humana. Ao ser submetido à uma prova, que deveria capacitá-lo ao exercício pleno de sua liberdade moral e intelectual, o homem falhou, não resistindo ao ataque inimigo. Isto provocou uma alteração em seu estado de vida físico, social, psíquico, moral e espiritual. Sua natureza foi abalada seriamente e suas relações pessoais com Deus foram imediatamente interrompidas. Foi uma tragédia que se abateu e se espalhou sobre toda a raça. O pecado introduziu um elemento novo na personalidade humana, pois os que vieram depois dele, nasceram com o estigma dessa natureza pecaminosa, da qual somente se podem libertar mediante a aspersão do sangue de Jesus (Jo 1.29; 1Pe 1.19). Toda a raça ficou comprometida com o pecado (Gn 2.15-17; Sl 14.1-3; Rm 1.20-24). Em consequência do primeiro pecado, o homem tornou-se inerentemente mau e rebelde, dependente e tímido, destituído da glória de Deus. Adão e Eva não foram criados seres pecadores, senão pecáveis. Seu pecado foi voluntário e consciente. Não caíram por acaso, pois a fonte do pecado era de natureza externa. Mas, pelo fato de haverem pecado, motivados por um agente externo (Satanás), Deus os considerou dignos de perdão. Isto distingue o pecado do homem, do pecado de Satanás, que por haver pecado em seu próprio coração, sem atenção externa, jamais terá direito a qualquer tipo de perdão (Isaías 14.12-15 e Ezequiel 28.13-17). A realidade da existência de Satanás, dos demônios e do pecado é comprovada muito naturalmente nas Escrituras Sagradas (Sl 51.5; Rm 5.12). O pecado não é uma deformação psicológica, mas sim um ato voluntário de rebeldia e desobediência do homem contra o seu Criador. O pecado consumado, provocou a separação do homem do seu Criador (Rm 3:23); a perda da sua imagem original moral (Tg 3:9); e a morte eterna (Rm 5:12). A desobediência, na maioria das vezes, está latente, escondida no coração. A transgressão sempre está patente e exposta. Isto significa que toda a ação contra Deus, seja escondida ou revelada, é pecado. O pecado como uma enfermidade hereditária, passou de Adão a todos aqueles que nasceram após ele (Rm 5.12), com a única excepção de Jesus, que foi gerado pelo Espírito de Deus (Mt 1.20). A este pecado universal, foi dado uma condenação universal (Rm 6.23), mas a esta condenação um perdão universal. “Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um, muitos serão feitos justos” (Rm 5.18-19). A universalidade do pecado é manifestada em duas formas distintas: o pecado congênito - mortal (nascido com o homem): Sl 51.5; 139.15-16; Hb 6.4-6; e o pecado ativo - venial (praticado pelo homem): 1Jo 1.9; 2.1; Ez 18.4.

Glossário

ABORTO

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira, Missionária, Secretária Executiva da IPB and SWM e Professora do STB, SWM

Ação ou efeito de expulsar prematuramente do útero o produto da concepção - embrião ou feto. É a interrupção dolosa e anormal de uma vida que está em fase de desenvolvimento. Existem dois tipos de aborto: o natural (miscarriage) e o induzido (abortion). O aborto natural sucede com mulheres que tem dificuldades biológicas em reter o feto no seu útero, e o expelem do seu corpo, contrário à sua vontade. O aborto induzido é aquele que é realizado com o concentimento prévio da mãe, geralmente efetuado por um médico e com ajuda de aparelhos e métodos para matar, aspirar e expelir a vida que está no ventre da progenitora. O aborto induzido, apesar de aceito em muitos países como um procedimento legal, é no entanto, contrário a lei de Deus. As leis do Antigo Oriente (babilônicas e assírias) castigavam o individuo que maltratasse a uma mulher grávida, tendo diferentes tipos de penas, de acordo com a consequência do dano sofrido pela gestante. O Código de Hamurabi (dos babilônicos) castigava o aborto com uma sanção econômica de acordo com o grau social da mulher. Nas leis assírias quem causasse o aborto, além da multa financeira, receberia 50 açoites, trabalharia 50 dias para o rei, e se a grávida morresse, a pessoa culpada receberia a pena de morte também. O povo de Israel não fugia deste parâmetro, pois a nação era consciente de que Deus era o doador da vida (1Sm 2.6), e que ela começava no momento da concepção. Por isso, o salmista escreve: "Os teu olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia" (Sl 139.16). O Código Criminal de Israel constituia de Leis contra a religião, contra a sociedade, contra a moral, contra o individuo e contra as propriedades. Os crimes de homicidio, aborto, violação e rapto estavam baixo as leis contra o indivíduo, e havendo morte, o culpado pagaria com sua própria vida. No caso do aborto, uma mulher que fosse ferida e abortasse sem haver morte, o culpado seria multado conforme a quantia imposta pelo marido da gestante. Esta multa deveria ser paga diante dos juízes de Israel. Caso houvesse morte (da mulher ou da criança), o culpado pagaria com sua própria vida, segundo a lei: Vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé ( Ex 21.22-24).

Esboço

ÉTICA CRISTÃ E ABORTO

Sokoloko Cabral Estados Unidos

Angolana, Professora da EBD, Midia e STB e SWM


Texto de Memorização
"Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia." (Salmo 139.16)
Texto da Lição
Salmos 139.1-18 Sl 139.1 - SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. 2 - Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. 3 - Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. 4 - Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces. 5 - Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão. 6 - Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir. 7 - Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? 8 - Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. 9 - Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, 10 - Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. 11 - Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. 12 - Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa; 13 - Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe. 14 - Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. 15 - Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. 16 - Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. 17 - E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles! 18 - Se as contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo ainda estou contigo.
    1. CONCEITO GERAL DO ABORTO
  1. Definição: significa privação do nascimento: Jó 3.16; Sl 58.8
  2. Divisão: pode ser provocado ou espontâneo: Ex 21.22; 23.26
  3. Aceitação: é permitido em algumas sociedades: 1 Sm 2.6
    2. ETAPAS DA VIDA HUMANA NA GESTAÇÃO
  1. Primeira: Fecundação - Na concepção (primeiro dia): Ec 11.5; Jr 1.5
  2. Segunda: Embrião - No desenvolvimento (1 à 8 semanas): Sl 139.16
  3. Terceira: Feto - Na formação (8 à 40 semanas): Sl 139.15
    3. ABORTO À LUZ DAS ESCRITURAS
  1. Deus é o autor e dono da vida: Gn 2.7; Ec 12.7; Jó 12.9,10
  2. A vida começa no concepcão: Ec 11.5; Jr 1.5; Ez 37.5,6
  3. A Bíblia condena o ato voluntário: Ex 20.13; Am 1.13.14