Editorial

A REFORMA NÃO É UMA OPÇÃO

Rev. Hernandes Dias Lopes Brasil

Brasileiro, Pastor, Professor e Articulista

A Reforma não é uma criação da velha estrutura religiosa, nem uma pele bronzeada para cobrir o esqueleto doente de uma teologia herege. A Reforma não é uma mudança epidérmica motivada apenas pela busca do novo. A Reforma é uma volta às Escrituras, um retorno à doutrina dos apóstolos, um compromisso inalienável com a verdade divina. Vamos, abordar três áreas na vida da igreja contemporânea que precisam de Reforma profunda, urgente e bíblica: 1. Precisamos de Reforma na Teologia - A teologia é a base, o alicerce e o fundamento da vida. A ética decorre da teologia e não esta daquela. A teologia determina o comportamento; a doutrina rege a vida. Se a teologia estiver errada, a vida não pode estar certa. A igreja cristã havia se desviado da doutrina dos apóstolos e acrescentado muitos dogmas estranhos e heréticos ao seu arcabouço doutrinário. A Reforma denunciou esses erros, eliminou-os e colocou a igreja de volta nos trilhos da verdade. Hoje, precisamos de uma nova Reforma. Há muitos desvios e muitos acréscimos absolutamente estranhos ao ensino bíblico presentes em algumas igrejas chamadas evangélicas. O liberalismo com sua falsa sapiência duvida da integridade da Escritura e tira dela as porções que lhe incomodam ou interpreta à revelia as partes que lhe convém. Se o liberalismo tira da Escritura o que nela está, o misticismo acrescenta à ela o que nela não está. Precisamos de uma Reforma não só para nos colocar de volta na vereda da verdade, mas também para mostrar-nos que o conhecimento das Escrituras não é contrário à piedade, mas sua essência. 2. Precisamos de Reforma na Liturgia - Se a teologia é a base da vida, a liturgia é a manifestação da teologia. Aquilo que cremos, professamos no culto. O culto é a manifestação pública da nossa fé. Uma das razões mais gritantes que evidenciam a necessidade urgente de uma nova Reforma é o esvaziamento da pregação nas igrejas evangélicas. Perdemos a centralidade de Cristo no culto e a primazia da pregação das Escrituras. Estamos nos capitulando à proposta do culto show. Em muitas igrejas o púlpito foi substituído pelo palco, a Bíblia pelo entretenimento e o choro pelo pecado pela encenação glamourosa. As músicas estão se tornando produto de consumo. As letras dessas músicas, com raras exceções, estão cada vez mais vazias de conteúdo bíblico e os cantores gospel cada vez mais populares. Precisamos de liturgia pura, que coloque Cristo no centro do culto em lugar do homem no centro. Precisamos de liturgia onde a mensagem não seja mercadejada, onde o evangelho não seja diluído para agradar a preferência dos ímpios. Precisamos de uma liturgia que glorifica a Deus, exalte a Cristo, honre ao Espírito Santo, promova o evangelho, edifique os santos e traga quebrantamento aos incoversos. 3. Precisamos de Reforma na Vida - A ortodoxia é insubstituível, porém, apenas doutrina certa não é suficiente se nós não a colocamos em prática. A ortodoxia morta mata tanto quanto o liberalismo e é tão nociva quanto o misticismo. Precisamos nos acautelar para não cairmos no laço de um intelectualismo vazio e de uma ortodoxia morta. Precisamos de luz na mente e fogo no coração. Precisamos ter cuidado da doutrina e também da vida. Precisamos crer na verdade e viver na verdade. Precisamos de uma Reforma que nos ponha de volta no caminho de uma vida cheia do Espírito Santo. Que Deus nos ajude a buscarmos essa Reforma da teologia, da liturgia e da vida!

Glossário

AS DUAS ALIANÇAS

Sokoloko Cabral Estados Unidos

Angolana, Secretária do STB, Professora da EBD

Aliança - do latin alligantia, ligar ou unir, ou seja, ato ou efeito de aliar. Em linguagem teológica, aliança é um contrato, ou mais conhecido por pacto ou concerto. É um ocordo solenemente realizado entre duas ou mais pessoas, ou entre Deus e o homem, o qual Ele faz promessa de abençoar aos que guardam os Seus mandamentos. No Antigo Testamento encontra-se mencionadas algumas alianças feitas entre dois seres humanos. Tais como: Abraão e Abimeleque (Gn 21.27), Labão e Jacó (Gn 31.34), Davi e Jônatas (1 Sm 18.13). Bem como aliança entre Deus e alguns homens: com Adão depois da sua queda; com Noé depois do dilúvio; com Abraão, o de dar uma terra para a sua descendência (Gn 15.18-21); com Davi, de quem descenderia aquele que inauguraria uma nova aliança. Deus é um Deus de alianças. Ele nunca falhou e jamais falhará com a sua parte, ainda que o homem falhe muitas vezes “Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa”. A Bíblia Sagrada revela duas importantes alianças: a do Velho Testamento (dispensação da lei) e a do Novo Testamento (dispensação da graça). A Antiga Aliança (da lei) foi entre Deus e o povo de Israel onde os mediadores eram homens falíveis que lideravam a nação: os sacerdotes e os profetas. Moisés foi quem inaugurou essa aliança, quando do Monte Sinai trouxe a lei para o povo, dos quais, os mais conhecidos são os 10 mandamentos que foram gravados por Deus em duas tábuas. A lei era severa “olho por olho, dente por dente” e mostrava o pecado e condenava à morte. Era baseada em obras, nas ofertas e sacrificios como foram vistas no tabernáculo. O objeto mais importante era “a arca do concerto”, aonde Deus manifestava a Sua glória, porém era transitória. O tabernáculo e tudo que nele havia, apontava para uma aliança vindoura que tem como base o amor divíno. Na plenitude dos tempos, Deus inaugurou uma Nova Aliança (da graça), superior a antiga; através de seu filho unigênito, Jesus Cristo, o único que cumpriu toda lei. Ele foi concebido sem pecado, por um maior e mais perfeito sacrificio, oferecido uma só vez (Hb 8.10-13). Esta aliança foi predita pelos profetas (Jr 31.33). Esta é agora, entre Deus e a Igreja, onde o Mediador é Jesus (Hb 12.24). Ela é eterna, porque não será substituída por outra (Hb 13.20), é infalível e perfeita. A glória desta é permanente. A santa ceia é parte da nova aliança, onde o cálice é o símbolo do sangue perfeito (1 Co 11.25) exigido nesta aliança, o qual erradica o pecado. Na antiga aliança somente Israel fazia parte, mas agora, todos quantos aceitarem a Jesus como Salvador podem fazer parte da nova aliança “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens” (Tt 2.11).

Esboço

UMA ALIANÇA SUPERIOR

Manuela Barros Guimarães Estados Unidos

Brasileira, II Tesoureira da IPB, Deã Acadêmica do STB, Professora da EBD e STB


Texto de Memorização
"Porque este é o concerto que, depois daqueles dias, farei com a casa de Israel, diz o Senhor: porei as minhas leis no seu entendimento e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo." (Hebreus 8.10)
Texto da Lição
Hebreus 8.1-10 Hb 8.1 - Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade, 2 - Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem. 3 - Porque todo o sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios; por isso era necessário que este também tivesse alguma coisa que oferecer. 4 - Ora, se ele estivesse na terra, nem tão pouco sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei, 5 - Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou. 6 - Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas. 7 - Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda. 8 - Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança, 9 - Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito;Como não permaneceram naquela minha aliança,Eu para eles não atentei, diz o Senhor. 10 - Porque esta é a aliança que depois daqueles diasFarei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo.
    1. UMA ALIANÇA SUPERIOR
  1. Um melhor Santuário: Hb 8.2,11; 9.24
  2. Um mehor Sacerdote: Hb 7.24-28; 8.1
  3. Um melhor Sacrifício: Hb 9.26; Jo 1.29; Is 53.5
    2. UM MINISTÉRIO SUPERIOR
  1. No Aspecto Posicional – Sacerdote-Rei: Hb 7.24,25; Lc 19.38
  2. No Aspecto Funcional – Único Sacrifício: Hb 9.12,14; Cl 1.14
  3. No Aspecto Cultual – Santuário Celestial: Hb 8.1,2; Ap 1.10,12,13
    3. UMA PROMESSA SUPERIOR
  1. De Natureza Interior: Hb 8.10; Jo 4.14; Rm 8.1
  2. De Natureza Universal: Hb 8.11; 10.19,20
  3. De Natureza Remidora: Hb 8.12, 9.17,18; Cl 1.14