Editorial

HOLOCAUSTO SEM PREÇO

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira, Missionária, I Secretaria da IPB, Professora do STB, SWM e EBD

Porque não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que me não custem nada. Esta foi a pronunciação de Davi, quando Arauna ofereceu os bois, os trilhos, e o aparelho dos bois para a lenha. Davi enfrentava uma situação de culpa e humilhação diante de Deus e de Israel. Na sua hora de desespero, ao ver 70.000 homens morrerem por causa do seu próprio pecado, a voz de Deus através do vidente foi: Sobe, levanta ao Senhor um altar. Parece um paradóxo que nas horas mais cruciais de nossas vidas, quando nossos planos falham, quando nosso orgulho é atingido, quando perdemos a nossa própria confiança, quando vemos nosso trabalho retroceder, é a hora que Deus nos pede para levantar um altar. Davi reconhecia seu pecado e estava disposto a pagar o preço necessário por ele. Porém, o pedido de Deus demandava um holocausto, uma oferta, um sacrifício. Não existe uma vida de vitória se não houver um preço. Não existe uma chamada, um ministério, se não houver um preço a ser pago. Não existiria uma Igreja santa e imaculada, se não houvesse um preço, e este foi pago com o sangue de nosso Jesus. A Bíblia declara que de todas as ofertas levíticas, a única em que o sacrifício (animal) era completamente queimado, era a oferta de holocausto. Esta era uma dedicação completa ao Senhor, e geralmente feita quando se fazia uma consagração ou dedicação à Deus. Amados da Igreja do Senhor, nossas vidas, nossos planos, nossas famílias, nossas decisões, nossos sentimentos, devem estar sobre o altar de holocausto. Devem ser consumidos completamente pelo fogo do Espírito Santo, a fim de que Ele tenha preeminência em nós. Não aceitemos o convite do inimigo de entregarmos um holocausto ao Senhor sem preço, sem um sacrifício de nossa parte. Ou uma oferta que seja o resultado de nossa ganância humana. Que Deus nos guarde de todo espírito de avareza. Que possamos a cada dia aprender a dar, a ofertar, a compartilhar, pois o maior exemplo nos foi dado na cruz. O Diabo tem buscado enganar a Igreja, para que ela fique atrofiada e dependente na busca dos bens e valores humanos que são tão pequenos e temporais. Porém a Palavra inerrante e infalível de nosso Deus nos ensina: Façais tesouros nos céus... porque já temos sido abençoados em lugares celestiais. Façamos as palavras do Apóstolo Paulo as nossas: “Eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício”. Lembrando-nos que fomos comprados por bom preço; glorifiquemos pois a Deus no nosso corpo, e no nosso espírito, os quais pertencem a Deus. Sim amados, paguemos nossos holocaustos com alegria!

Glossário

SUMO-SACERDOTE

Manuela Barros Guimarães Estados Unidos

Brasileira, I Tesoureira da IPB, Deã Academica do STB, Professora da EBD e Divisão de Mídia

O sumo sacerdócio era o cargo religioso mais alto entre o povo israelita, pois este os representava diante do próprio Deus. Arão foi o primeiro designado a este cargo, depois da proclamação do pacto no Sinai, e da ordem de construir o Tabernáculo (Ex 27.21; cap. 28). Depois de realizada a construção do Tabernáculo, Arão foi então consagrado a sumo sacerdote. Ele e seus filhos foram purificados, ungidos e vestidos com suas vestiduras sacerdotais e então foram consagrados (Lv 8). Depois de haver oferecido sacrifício por si mesmo, por sua casa e por Israel, Arão solenemente abençoa o povo, e a glória do Senhor aparece a todos pois saiu fogo de diante do Senhor que consumiu todo o holocausto (Lv 9). O sumo sacerdócio deveria ser um cargo hereditário (Ex 28.43), dado ao primogênito do vigente sumo sacerdote com exceção dos casos de enfermidade ou mutilação previstos pela Lei (Nm 3.1-13; Lv 21.16-23). No caso da família de Arão, como o primogênito Nadabe, e seu sucessor Abiú foram mortos por levarem fogo estranho diante de Deus, Eleazar sucedeu o sumo sacerdócio (Nm 20.25,26). A função mais importante do sumo sacerdote era de, uma vez ao ano (Dia Anual da Expiação), fazer sacrifícios de expiação pelos pecados de toda a nação. Neste dia o sangue do sacrifício traspassava o véu do Lugar Santíssimo e era oferecido à Deus diante da arca do concerto.(Lv 16). Fazia também parte o ofício do sumo sacerdote, a supervisão geral do santuário, dos que exerciam o serviço e do tesouro. Mais tarde também lhe cabia presidir o Sinédrio nas questões religiosas (Mt 26.57). O sumo sacerdote distinguia-se dos demais na sua vestidura composta de: uma túnica de linho branco (como dos demais sacerdotes); o peitoral, onde estavam doze pedras preciosas nas quais estavam inscritos os nomes das doze tribos de Israel; o Urim e Tumim, pedras com as quais eles consultavam a Deus localizadas no interior do peitoral (Ex 28.30; Nm 27.21); o éfode e o manto do éfode; e finalmente a mitra, um turbante com a inscrição SANTIDADE AO SENHOR (Ex 28). A princípio a função de sumo sacerdote era vitalícia, mas Herodes e por conseguinte os romanos os designavam e os destituíam como bem entediam. Nos tempos de Jesus, os Saduceus proclamavam ser descendentes de Zadoque, um sumo sacerdote da família de Arão. Eles presidiam os rituais do templo em Jerusalém e contavam com o número majoritário no Sinédrio. O sumo sacerdócio constituiu-se num tipo de Cristo, sendo Melquisedeque o tipo perfeito (Hb 6.20). Jesus não só traspassou o véu que separava o homem de Deus, mas tem por tarefa, interceder pelos seus (Hb 7.25).

Esboço

CRISTO É SUPERIOR A ARÃO E À ORDEM LEVÍTICA

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira, Missionária, I Secretaria da IPB, Professora do STB, SWM e EBD


Texto de Memorização
"Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão." (Hebreus 4.14)
Texto da Lição
Hebreus 4.14-16; 5.1-14 Hb 4.14 - Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. 15 - Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. 16 - Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. 5.1 - Porque todo o sumo sacerdote, tomado dentre os homens, é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados; 2 - E possa compadecer-se ternamente dos ignorantes e errados; pois também ele mesmo está rodeado de fraqueza. 3 - E por esta causa deve ele, tanto pelo povo, como também por si mesmo, fazer oferta pelos pecados. 4 - E ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão. 5 - Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho,Hoje te gerei. 6 - Como também diz, noutro lugar: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque. 7 - O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia. 8 - Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu. 9 - E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem; 10 - Chamado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque. 11 - Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes para ouvir. 12 - Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. 13 - Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. 14 - Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.
    1. AS FUNÇÕES MINISTERIAIS DO SUMO SACERDOTE
  1. Interceder pelo povo: Lv 9.22,23; Nm 6.22-26; 1Cr 23.13; Hb 5.1; 7.25; Rm 8.34
  2. Administrar os sacrifícios: Lv 9.22,23; Hb 5.1; Ex 28.1; Nm 18.8; Ed 6.20; Hb 8.3
  3. Instruir o povo na Lei: Dt 24.8; Lv 10.11; Ne 8.8,9,13; Ed 7.10; 2Cr 17.8,9; 1 Sm 12.23
    2. OS LIMITES DO SACERDÓCIO ARÔNICO
  1. Sujeitos ao pecado: Lv 10.1,2; 9.7,8; Hb 8.3; 9.6,7
  2. Ofereciam sacrifícios contínuos: Ex 29.38,41,42; 30.10; Nm 28.1-3
  3. O efeito da expiação era temporário: Hb 10.1-4; 9.9,10
    3. A SUPERIORIDADE DO SACERDÓCIO DE CRISTO
  1. Superior em sua origem: Hb 5.5-6; 7.22-24,28; 9.11
  2. Superior em seu ministério: Nm 20.24; Hb 4.15; 7.26; 8.1,2,6
  3. Superior em sua oferta: Hb 7.27; 9.12-15,25-26