Editorial

TRIUNFANDO COM JESUS

Rev. José Kleber Fernandes Calixto Brasil

Brasileiro, pastor da Igreja Presbiteriana de Coromandel, Minas Gerais, Brasil

Alexandre, o grande rei na Macedônia, viveu três séculos e meio antes de Cristo. O que marcou a sua vida foi que ele conquistou o mundo aos 30 anos de idade, e depois chorou porque não havia mais mundo para conquistar. Alexandre, o Grande, foi bem sucedido como estrategista militar; ele foi altamente bem sucedido como rei. Mas a sua vida foi uma tragédia também. A vida de Jesus, do ponto de vista humano, foi uma tragédia, porque ele morreu nas mãos de homens que escarneciam dele. Quando pregado na cruz, as multidões que o contemplavam gritavam: “se és verdadeiramente o filho de Deus, desce daí”; “carpinteiro, faz o último milagre e nós creremos em ti”. Qual a diferença fundamental entre Alexandre e Jesus? A diferença é que Alexandre foi bem sucedido – JESUS FOI TRIUNFANTE. Há uma diferença fundamental entre alguém ser bem sucedido e ser triunfante. Alias, é possível um homem ser bem sucedido e ser um fracassado. E é possível, por outro lado também, o homem ser mal sucedido e ser triunfante. Nós vivemos em uma sociedade que endeusa, diviniza, e adora o sucesso. Nós cremos no sucesso, vivemos do sucesso, aplaudimos o sucesso, e até criamos úlceras em busca do sucesso e somos hipertensos por causa da busca do sucesso – nós somos escravos do sucesso! Sucesso é o sentimento generalizado de que apenas os mais bonitos, os mais ricos e os mais poderosos é que são mais felizes. Sucesso é aquele conceito que diz que os mais bem relacionados são que são os mais bem aceitos. Que os que têm mais diplomas e mais cultura, são os que se safam melhor na vida. Essa é a ideologia do sucesso, mas não a do triunfo. Quem pois é triunfante? (a) Triunfa aquele que não deixa as circunstâncias mudarem o rumo do seu coração. Jesus não deixou que a alegria tempestiva da vitória, ou as consequências funestas das derrotas mudassem os rumos do seu coração. Menos de uma semana atrás Jesus é aclamado rei: as multidões o aplaudem, as crianças têm palmas nas mãos, os idosos estão tirando as suas mantas e estão colocando no chão para Jesus passar por cima, e todos estão gritando: “Hosana, hosana ao que vem em nome do Senhor!”. Mas, em menos de uma semana, esta alegria tempestiva reverteu-se totalmente, e lá estava o mestre chorando, esmagado de tristeza num jardim solitário. Os seus amigos mais íntimos estão dormindo, e o peso e a sombra da morte estão sobre ele. Mas essa tristeza, bem como a alegria passada, não mudaram os rumos do coração de Jesus Cristo. Ele está triste, mas continua a dizer, sem vacilar: “não seja o que eu quero, e sim o que tu queres. Não a minha vontade, mas a tua vontade”. Ele não permitia que as circunstâncias alterassem os conteúdos, os propósitos de seu coração. (b) Triunfa Aquele que nunca se deixa derrotar antes do tempo, e sabe que Deus é Deus. “Orou, não estava bom ainda, orou outra vez”. Jesus está esmagado debaixo da pressão da hora, ele está esmagado pela pressão do momento, mas ele não fez o que você e eu às vezes temos vontade de fazer quando parece que não está dando certo: jogar tudo pelos ares e sair correndo. O homem que é triunfante é aquele que não se desespera antes da hora. É aquele que não se abate antes do momento. A alma de Jesus estava angustiada até à morte, e o que é que Jesus faz? Ele ora uma vez, duas vezes, três vezes. Ele espera em Deus. Você já notou que a maioria dos nossos problemas não têm razão de ser? Jesus não se deixava derrotar antes do tempo. O quadro era dramático, a hora era terrível. Mas Ele não estava derrotado. Ele estava em oração, esperando em Deus. Quer ser triunfante? Não se deixe abater antes da hora. Deus ainda é Deus. O Seu destino não estava nas mãos de Pilatos, o rumo de Sua vida não estava nas mãos de César. Nada havia mudado. Para Jesus tudo continuava debaixo do total e soberano controle de Deus. Se Deus vive como afirmamos, então podemos triunfar como ele triunfou!

Glossário

SALVAÇÃO

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira, Missionária, I Secretária da IPB, Professora do STB e SWM, Diretora de Missões

A palavra salvação provêm do vocábulo grego “Soteria” e do latim “Salvatio”, que quer dizer salvação, preservação ou libertação de um perigo eminente. João 3.16 nos diz que o amor de Deus é tão grande e sublime que ele enviou a seu filho unigênito Jesus em sacrifício, para que este mundo possa ser salvo. Na epístola do Apóstolo Paulo aos Efésios 2.8,9 nos diz: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” Com isso, podemos entender que a salvação não é por mérito ou por obras; mas sim é um dom gratuito que Deus nos tem dado, porque se fosse pelas obras, o mundo estaria cheio delas. Salvação não é algo qualquer, mas sim um assunto de vida eterna com Cristo ou perdição eterna no inferno. Jesus respondeu a Nicodemos, um doutor da Lei e conhecedor das Escrituras: “Em verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus (João 3.33). Entendemos que para alcançar a salvação, o homem deve sem nenhuma exceção, experimentar o novo e verdadeiro nascimento em Cristo Jesus. Deus não quer que ninguém se perca, porque este foi desde o principio o plano de Deus para a salvação de toda a humanidade. A Santa Palavra de Deus nos diz em Romanos 10.9: “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.” Não temos, e nem existe outro meio que possamos ser salvos (At 4.12). Existe um só caminho, um só Deus, uma só fé e uma só esperança. O Apóstolo Paulo em sua Segunda carta a Timóteo 4.7 escreve: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” Agora só lhe espera a coroa da justiça, a mesma que todos nós esperamos. Glorifiquemos a Cristo e guardemos nossa fé, pois só através de seu sangue precioso vertido na cruz foi que alcançamos salvação e perdão de nossos pecados (Rm 5.9).

Esboço

UMA SALVAÇÃO GRANDIOSA

Mbaxi Cabral Estados Unidos

Angolano, Presbítero, Professor da EBD, Diretor do Youth Alive, na Florida


Texto de Memorização
"Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos, depois, confirmada pelos que a ouviram." (Hebreus 2.3)
Texto da Lição
Hebreus 2.1-18 Hb 2.1 - Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas. 2 - Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição, 3 - Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; 4 - Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade? 5 - Porque não foi aos anjos que sujeitou o mundo futuro, de que falamos. 6 - Mas em certo lugar testificou alguém, dizendo:Que é o homem, para que dele te lembres?Ou o filho do homem, para que o visites? 7 - Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos,De glória e de honra o coroaste,E o constituíste sobre as obras de tuas mãos; 8 - Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés.Ora, visto que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que lhe não esteja sujeito. Mas agora ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas. 9 - Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos. 10 - Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles. 11 - Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos, 12 - Dizendo:Anunciarei o teu nome a meus irmãos,Cantar-te-ei louvores no meio da congregação. 13 - E outra vez: Porei nele a minha confiança. E outra vez: Eis-me aqui a mim, e aos filhos que Deus me deu. 14 - E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; 15 - E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão. 16 - Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão. 17 - Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo. 18 - Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.
    1. DIVISÃO HAMARTIOLÓGICA DA QUEDA HUMANA
  1. Suas definições – pecado é errar o alvo e transgredir a lei divina: Hb 2:1-3; Tg 4:17; IJo 3:1-5
  2. Suas classificações – pecado congênito e venial: Sl 51:5, Jo 8:34; Rm 5:12; I Jo 2:1
  3. Suas consequências - morte física, espiritual e eterna: Gn 3:1-19, Mt 23:27; Rm 3:23, 5:12
    2. TÍTULOS SOTERIOLÓGICOS E TIPOLÓGICOS DE CRISTO
  1. Libertador - Moisés tirou a Israel da escravidão: Ex 13:3, 20:2; Gl 5:1
  2. Remidor - Boaz comprou a Rute devolta: Rt 4:1-17; Gl 3:13; Cl 1:9-1
  3. Provedor - José saciou a fome de seus irmãos: Gn 42:1-26; Jo 6:35,51, 10:1
    3. ABRANGÊNCIA SOTERIOLÓGICA TRANSCULTURAL
  1. O batismo em Cristo alcançou a Cornélio - Romano: At 10:23-48
  2. O batismo nas águas foi a confissão do Eunuco - Etíope: At 8:25-40
  3. O batismo no Espírito Santo revestiu a Pedro - Judeu: At 2:1-18, 5:1-1