Semeador Title 

 

Fort Lauderdale, Flórida, 19 de Fevereiro de 2012 Ano XX  Lição Nº 08


 

DESAFIO MISSIONÁRIO

Cleonice Botelho Brasil

Brasileira, missionária, articulista, professora

O maior conquistador de todos os tempos foi Genghis Khan. Durante sua vida e a vida de seu filho, Kublai, mais terras e reinos foram conquistados do que em qualquer outra época da história. Em 1264, a China tornou-se parte do Império Mongol e Pequim era a capital. Cinco anos depois, Venice, o pai de Marco Polo, seu tio Maffeo e Niccilo Polo chegaram a Pequim, China. O Grande Khan, Kublai, recebeu-os de braços abertos. Um ano mais tarde, o Grande Khan enviou através deles uma carta em turco, endereçada ao Papa Clement IV pedindo que enviasse 100 homens estudados para ensinar seu povo sobre o Cristianismo e a ciência ocidental. Kublai entendeu que precisava alguma coisa que pudesse manter unido seu império em expansão. Sua intenção era enviar esses 100 missionários pelo seu reino estabelecendo para tornar seu império cristão. Três anos mais tarde, esses irmãos chegaram à Itália e por dois anos tentaram recrutar esses 100 missionários. Somente dois responderam ao seu apelo e em 1271 os dois irmãos, Marco Polo e os dois missionários, partiram para Pequim, os dois missionários seguiram para Beijing. Logo depois da partida, os dois missionários começaram a ficar desencorajados diante dos desafios da viagem através de territórios perigosos e voltaram para casa. Nove anos depois do pedido de Kublai Khan, os irmãos Polo voltaram somente para dizer ao imperador que haviam falhado em sua missão. Kublai então enviou aos budistas o mesmo pedido. Eles responderam enviando 400 monges. Kublai então os enviou com sua bênção e hoje, essa parte do mundo, tem uma forte presença budista. A China agora está aberta ao Evangelho. Seus corações estão abertos e respondem à mensagem da salvação mais do que em qualquer outro lugar no mundo. Esse é o momento Kairós de Deus ou tempo de colheita para a China. As Olimpíadas de 2008 em Pequim foram à arrancada desta grande porta que está aberta. Nós vamos perder essa oportunidade assim como os crentes nos dia de Marco Polo? Vidas estão na balança, oscilando entre o céu e o inferno. Deus está pedindo que inclinemos a balança em favor de Seu Reino. Você está disposto ir? Você está disposto a orar? Você está disposto a sustentar e enviar outros?

 

BA R G A N H A

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira, Missionária, Professora do SWM e Secretária Executiva da BPC -EUA


Trocar, negociar algo a fim de obter algum beneficio, vender com fraude, chantagear. A barganha como mola-mestre da Doutrina da Prosperidade, apóia-se na prática do determinismo e reivindicação das bênçãos de Deus sobre os crentes. Como foi no Éden; com os amigos de Jó; como foi no Monte da Tentação; e com Simão, o mágico, em Samaria; todos foram atingidos pela Velha Serpente em querer negociar com Deus, receber algo em troca por algum favor prestado à Divindade. Com o aumento de heresias e modismos nestes últimos dias da Igreja sobre a terra; uma multidão de crentes néscios e superficiais, sem nenhuma base doutrinária, mas como fantoches manipulados por um ventríloquo, são induzidos a usar a fé e a Bíblia para exigir algo de Deus. Tais praticantes negam a soberania de Deus; transformam a fé em uma mercadoria barata, onde os bens materiais estão acima dos espirituais; substituem a vida de oração e intimidade com Deus por fórmulas de fé e campanhas de interesse próprio. Isaias escreve: “Ai daquele que contende com o seu Criador! O caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? Ou a tua obra: Não tens mãos?” (Is 45.9). O próprio Diabo não poupou a pessoa de Jesus, ao mostrar-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles, dizendo: “Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares” (Mt 4.8,9). Ai está a armadilha que multidões têm caído nela... as pessoas estão buscando mais a glória do mundo, que a glória de Deus. O povo está buscando mais a fama humana, os poderes da terra, as riquezas do mundo que a glória de Deus. Porque para participar da glória e do Reino de Deus tem que haver submissão, transformação, morte do “eu”, abandono do pecado, e humilhação. Jesus deu a chave da vitória, e não uma técnica ou fórmula de fé: “Está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás” (Mt 4.10). Então, a Bíblia diz que o diabo o deixou, e chegaram os anjos, e o serviram. Mas como se pode vencer as tentações e barganhas diabólicas, se as pessoas não estão fundamentadas nas Escrituras? Se as pessoas querem sentar-se no lugar de Deus, e colocar Deus no lugar de servo? Paulo afirma: “Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro poder sobre o barro...?” (Rm 9.20). Que aprendamos a cada dia submeter-nos a Deus, buscando o seu reino e sua justiça, servindo-o e adorando-o na simplicidade do Evangelho esboçado nas Escrituras; então o nosso Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as nossas necessidades em glória por Cristo Jesus (Fp 4.19).

 

O PERIGO DE QUERER BARGANHAR COM DEUS

Manuela Costa Barros Estados Unidos

Brasileira, Primeira Tesoureira, professora da EBD, Deã Acadêmica do STB

 

Texto de Memorização
"Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefícios que me tem feito?" (Salmo 116.12).


  1. DEUS NÃO ACEITA BARGANHA, PORQUE:
  A salvação é dada pela graça de Deus: Ef 2.8,9
  Os dons são dados para edificação da Igreja: 1 Co 12.7
  As bênçãos são dadas por amor aos homens: Lc 7.13,14
  2. DEUS NÃO COADUNA COM A BARGANHA, PORQUE:
  O homem rouba a soberania de Deus: 1 Co 12.11
  O homem rouba a graça de Deus: At 8.20
  O homem rouba a justiça de Deus: Nm 23.18-21
  3. DEUS ABOMINA A BARGANHA, PORQUE:
  Gera uma fé corrompida: Fp 4.13
  Gera uma justiça comprometida: Rm 8.26
  Gera uma missão egoísta: Fp 3.19; 2 Tm 3.1-5



Mateus 4.1-11 (ARC)


1 - Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
2 - E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
3 - E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
4 - Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
5 - Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
6 - E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra.
7 - Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
8 - Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
9 - E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
10 - Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
11 - Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.



 

 

 

Adeus à Hong-Kong

Superintendente. Rev. Eronides DaSilva

Índice Anual

A Polêmica do Dízimo

Editoração. Vania DaSilva

Índice 2011

Imagem do Divino

Revisão. Manuela Barros

Índice 2012

 

home print top


©1996-2012 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved