Semeador Title 

 

Fort Lauderdale, Flórida, 6 de Novembro de 2011 Ano XIX  Lição Nº 45


 

SINAIS DA VINDA DE JESUS - PARTE 3: ISLÃ

Manuela Barros Estados Unidos

Brasileira, Primeira Tesoureira, professora da EBD, Deã Acadêmica do STB


O relato bíblico reconta que dois povos saíram dos lombos de Abraão. Isaque, o filho da promessa, por Sara, e Ismael, o filho de Agar, a serva egípcia. Ao filho de Agar, Deus prometeu que seira um povo numeroso, guerreiro e que habitaria diante da face de seus irmãos (Gn 16.10-12). Ismael é genealogicamente o pai do povo árabe. No séc. VII, os descendentes de Ismael já era um povo deveras populoso, enquanto os descendentes de Isaque, os judeus, estavam nesta época, dispersos por diversas nações, desde a diáspora causada pela destruição de Jerusalém pelos romanos em 70 d.C. Em 610, um jovem árabe, chamado Maomé, recebeu sua primeira revelação da parte de Alá (segundo ele o único Deus, mesmo dos judeus e cristãos). Essas revelações deram luz ao Alcorão ou Corão, o livro sagrado desta nova religião chamada islamismo. As revelações lhes eram trazidas, em sua maior parte, por um anjo chamado Gabriel. Vale destacar que neste tempo a humanidade já contava com a totalidade das Escrituras Sagradas, tanto o Antigo como o Novo Testamento. O Corão, possuindo relatos históricos destorcidos das Escrituras, levou Maomé a acusar os judeus e cristãos de falsificarem a Palavra de Deus, sendo assim necessário uma derradeira revelação fiél à Alá. O islamismo cresceu muitíssimo nos séculos seguintes pela força, e como vemos hoje, domina o Oriente Médio. Vejamos alguns importantes ensinos com base no Corão e no hadith (coleção literárica de tradição islâmica, escrito por seguidores de Maomé, em relação às suas palavras e ações):
• Paraíso é merecido pelas obras (Surah 36:54)
• Jihad – guerra santa pelo islamismo (Surah 8:16; 9:38,39)
• Infiéis devem se converter ou morrer (Surah 9:5)
• Os judeus foram rejeitados por Alá por sua incredulidade, seus pecados, sua ganância e suas heresias (Surah 5:78; 2:91; 2:75; 9:30)
• O islamismo deve e vai tornar-se a religião mundial (Surah 8:39)
• Todos os judeus devem morrer, e Israel não pode tomar a terra santa islâmica (Al-aqsa Mosque, Mesquita de Omar – Surah 17:1)
• O dia da ressurreição só virá depois que o último judeu for morto (Al Bukhari)
A formação do Estado de Israel em 1948 foi o estopin para os islâmicos. Tentaram promover guerras e perderam. Nasce a Muslim Brotherhood (Irmandade Islâmica) e a partir dela grupos de guerreiros do jihad (conhecidas no oeste como grupos terroristas) que querem derrubar os governos corruptos do Oriente Médio e substituí-los por governos puramente islâmicos. Israel é conhecido por eles como o pequeno Satã e os EUA como o grande Satã, os quais são inimigos do islã. Os islâmicos fora durante a história um império – Califado, substituido pelo Otomano. Hoje, islâmicos em todo o mundo propagam o renascimento do Califado, e conferências tem sido realizadas em todo o mundo, inclusive nos EUA. A Igreja Católica recém divulgou que já o número de mulçumanos suplantou o número de católicos. O que é ainda mais fascinante é a crença dos Xiitas (seita islâmica dominante no Irã) sobre os fins dos tempos. Eles estão esperando o reaparecimento do 12th Imam, conhecido por Mahdi, seu “messias”, um homem que governará o Império Mulçumano e os levará a dominar o mundo, para um mundo islâmico de paz e prosperidade. O presidente e o líder supremo do Irã é um exemplo vivo dessa fé, a qual ele, Ahmadinejad, tem declarado abertamente, inclusive em reuniões das Nações Unidas, em Nova Yorke. Mas o que é ainda mais traumático é que eles creem que podem apressar o aparecimento do Mahdi provocando cáos na humanidade, por isso, o Irã é relutante em adquirir bombas nucleares. Este Mahdi liderará os islâmicos na conquista do mundo, liderará o mundo por sete anos. A escatologia islâmica é uma cópia idêntica, mas revertida, da escatologia bíblica. O inimigo está preparando a estes fiéis islâmicos para apoiarem o Anticristo quando este se manifeste. Mas quem é o Irã na profecia bíblica? O primeiro aliado de Gogue – a Pérsia (Ez 38.3-5)!

 

ESDRAS

Delmy Ochoa Pereira Estados Unidos

Hondurenha, primeira fiel do tesouro, cooperadora, professora da EBD


Seu nome em hebraico, Ezra, significa auxilio. Era descendente de Judá (1 Cr 4.17). Foi sacerdote, escriba e o escritor do livro que levou seu nome. Foi um dos cativos de Babilônia, onde provavelmente naceu. Esdras era bisneto de Hilquias, sumo sacerdote e um dos grandes personagens no avivamento no tempo do bom rei Josias (2 Rs 22.8; Ed 7.1). Esdras era um homem de profunda humildade (Ed 9.10-15), um escriba versado na Lei, “este Esdras subiu de Babilônia; e era escriba hábil na Lei de Moisés, dada pelo Senhor, Deus de Israel; e, segundo a mão do Senhor, seu Deus, que estava sobre ele, o rei lhe deu tudo quanto lhe pedira.” (Ed 7.6). Era um líder piedoso, em tudo fiel às Escrituras, e as amava ardorosamente. Esdras foi quem conduziu o segundo grupo de exilados para Jerusalém (Ed 7,8) enviados pelo rei da Pérsia, Artaxerxes I, no ano 457 a.C. para fortalecer as mãos do povo que já estava lá. E Deus lhe usou para restaurar o povo espiritual e moralmente (Ed 9,10). “E Esdras louvou o Senhor, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém! Amém! -, levantando as mãos; e inclinaram-se e adoraram o Senhor, com o rosto em terra.” (Ne 8.6). Esdras foi quem revisou e editou as Sagradas Escrituras depois de regressar do cativeiro e, segundo a tradição dos Judeus, Esdras foi quem compilou todos os livros do A.T. e os reuniu numa só obra (o Cânon), dividindo os escritos em três blocos: Lei, Profetas e Hagiógrafos. Foi quem fez a compilação das Crônicas, sendo adicionados os livros de Neemias e o seu. Também instituiu a liturgia do culto na sinagoga dando ênfase à leitura e exposição da Palavra de Deus; e foi ainda quem fundou a grande sinagoga em Jerusalém. Segundo a tradição Esdras morreu na idade de 120 anos.

 

NEEMIAS LIDERA UM GENUÍNO AVIVAMENTO

Manuela Costa Barros Estados Unidos

Brasileira, Primeira Tesoureira, professora da EBD, Deã Acadêmica do STB

 

Texto de Memorização

"E Esdras, o sacerdote, trouxe a Lei perante a congregação [...] E leu nela [...] desde a alva até ao meio-dia, perante homens, e mulheres, e sábios; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da Lei"(Neemias 8.2,3).



  1. PELA MINISTRAÇÃO DA PALAVRA
  Ensina quem é Deus: Ex 10.1,2; 1 Pe 1.16; Mt 5.48; 1 Jo 4.8
  Ensina a Lei de Deus: Ex 20.13-16; Mt 5.38,39; Gl 5.14
  Ensina a vontade de Deus: Ex 20.20; At 3.19; 1 Tm 2.4
  2. PELA APLICAÇÃO DA PALAVRA
  Instrui o crente: Cl 3.16; Sl 119.98-100
  Exorta o crente: Gl 6.2,8,9; 2 Co 13.5a
  Consola o crente: 1 Ts 4.18; Is 51.3
  3. PELA REAÇÃO DA PALAVRA
  Gera arrependimento: Ed 10.1-3; 2 Co 7.9; At 2.38,41
  Gera entendimento: Ed 8.21-23; 2 Co 7.6,7; At 2.37
  Gera avivamento: Ne 8.6,10; 2 Co 7.13,15; At 2.41-43



Neemias 8.1-3,5,6,9,10 (ARC)


1 - E chegado o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da porta das águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o SENHOR tinha ordenado a Israel.
2 - E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres, e todos os que podiam ouvir com entendimento, no primeiro dia do sétimo mês.
3 - E leu no livro diante da praça, que está diante da porta das águas, desde a alva até ao meio dia, perante homens e mulheres, e os que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei.
5 - E Esdras abriu o livro perante à vista de todo o povo; porque estava acima de todo o povo; e, abrindo-o ele, todo o povo se pós em pé.
6 - E Esdras louvou ao SENHOR, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém, Amém! levantando as suas mãos; e inclinaram suas cabeças, e adoraram ao SENHOR, com os rostos em terra.
9 - E Neemias, que era o governador, e o sacerdote Esdras, o escriba, e os levitas que ensinavam ao povo, disseram a todo o povo: Este dia é consagrado ao SENHOR vosso Deus, então não vos lamenteis, nem choreis. Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da lei.
10 - Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porçöes aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força.



 

 

 

Adeus à Hong-Kong

Superintendente. Rev. Eronides DaSilva

Índice Anual

A Polêmica do Dízimo

Editoração. Vania DaSilva

Índice 2010

Imagem do Divino

Revisão. Manuela Barros

Índice 2011

 

home print top


©1996-2011 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved