Semeador Title 

 

Fort Lauderdale, Flórida, 18 de Setembro de 2011 Ano XIX  Lição Nº 38


 

ASSIM, VIVE ISRAEL!

Rev. Eronides DaSilva Brasil

Brasileiro, Pastor Fundador do SWM, da IPB e do STB, na Flórida – EUA


Os últimos dias que enegrece a nação israelita, faz qualquer cristão pasmar por dentro e por fora. Mal acabo de escrever esta nota, a mídia internacional informa, em tom irônico, que o enviado da Casa Branca, General Anthony Zinni, não pode negociar a paz a contento, pelo fato de que bombas humanas palestinas foram espetáculos nestes últimos dias em Jerusalém. Mas a história nos lega as principais razões deste sem fins de dores deste sofrido povo: em Levítico 26:33, o próprio Deus afirmou: "E vos espalharei entre as nações, e desembainharei a espada atrás de vós; e vossa terra será assolada, e as vossas cidades serão desertas". A história contemporânea registra esses sofrimentos: (a) Em 613, é decretada na Espanha a conversão compulsória dos judeus ao Catolicismo Romano. ( b) Nos anos 640, 721, e 873, os judeus do império bizantino são forçados a converter-se ao cristianismo. (c) Em 1084, ocorre o primeiro confinamento dos judeus numa cidade, em Speyer, na Alemanha. (d) Em 1906, os cruzados alemães exterminam diversas comunidades judaicas. (e) Em 1099, os judeus de Jerusalém são massacrados pelos cruzados. (f) Em 1113, ocorre o primeiro pogrom, ou massacre, da história, na cidade de Kiev, Ucrânia. (g) Em 1146 e em 1391, os judeus espanhóis são forçados a converter-se ao catolicismo. (h) Em 1266, o concilio de Breslau tenta implantar os guetos na Polônia. (i) Em 1348, a epidemia da peste negra, cuja causa foi atribuída aos judeus, marca o extermínio de numerosas comunidades judaicas na Europa. (j) Em 1355, 12 mil judeus de Toledo, na Espanha, são assassinados. (l) Em 1481, iniciam-se na espanha, os primeiros auto de fé da apelidada santa inquisição. (m) Em 1502, todos os judeus de Rodes são forçados a se converterem ao catolicismo, sob ameaça de expulsão e escravatura. (n) Em 1516, milhares de judeus são exterminados em Lisboa. Neste mesmo ano é criado o gueto de Veneza. (o) Em 1556, o papa Paulo IV estabeleceu um gueto em Roma. (p) Entre 1648 e 1650, duzentos mil judeus são massacrados na Polónia. (q) Em 1838, a comunidade judaica de Meshed é forçada a converter-se ao Islamismo. (r) Entre 1871 e 1921, em quase todos os municípios da Rússia os pogrons eliminaram centenas de milhares de judeus. (s) Em 1939, a Inglaterra proíbe a entrada de judeus na Palestina, por causa desta atitude foram mortos milhares de judeus. (t) Entre 1939 e 1945, 6 milhões de judeus são exterminados pelos nazistas em diversos campos de concentração. (u) Depois da criação do estado de Israel, em 1945, 700 mil judeus foram expulsos em massa dos países Muçulmanos. Sim, é uma verdade tangível de que Deus não se deixa escarnecer, é um fato peremptório que a justiça Divina não se compromete com o seu amor! Uma história que o mundo não deve esquecer, mas que a igreja de nosso Senhor Jesus Cristo deve sempre lembrar! Neste momento de dor para toda a família do verdadeiro Deus, devemos baixar nossas cabeças e orarmos, haja paz em Israel, pois ainda há esperança para uma árvore que foi cortada; devemos levantar os nossos olhos, e dizermos: ora vem Senhor Jesus! Esta é a nossa confiança: ”O senhor tornará a estender a sua mão para adquirir OUTRA VEZ, os resíduos do seu povo." (Isaías 11.11).

 

DOUTRINA CRISTÃ

Manuela Costa Barros Estados Unidos

Brasileira, Primeira Tesoureira, professora da EBD, Deã Acadêmica do STB


Doutrina é o ensino sistematizado das verdades encontradas na Bíblia Sagrada (Lições Bíblicas CPAD). Doutrina significa literalmente ensino normativo, terminante, como regra de fé e prática (Antônio Gilberto). No original hebraico, a palavra doutrina é definida como algo recebido, uma instrução mental, um apredizado, uma notícia difundida (Sepoangol World Ministries). Enquanto a Bíblia é um composto de história, poesia, prosa, profecia, canções, parábolas e narrações; há uma série de ensinos que permeiam esta variedade linguística. Estes ensinos podem ser agrupados em temas, o que faz a Teologia Sistemática que estuda sobre Deus, Salvação, Espírito Santo, anjos e demônios, escatologia (futuro), a Igreja (eclesiologia), o pecado (hamartiologia), entre outros. Agrupar os ensinos bíblicos é formar a doutrina bíblica. A verdade de Deus, revelada pelas escrituras e apresentada nas narrações, poesias e profecias bíblicas. Jesus ensinou doutrinas, comissionou seus discípulos a ensiná-las e deu-lhes poder para vivê-las. Cornélio não conhecia a doutrina da salvação, ainda que fôsse um homem piedoso, temente a Deus, e que orava muito. Deus não o salvou sem que conhecêsse a doutrina, pois a fé nasce do ouvir a Palavra, a doutrina. Pedro foi-lhe enviado neste intúito, e ao ensinar a doutrina, Cornélio, sua família, e seus convidados, creram e foram batizados no Espírito Santo (também doutrina bíblica – Atos 10). Portanto, este exemplo, entre outros prova que a doutrina bíblica é importantíssima, em verdade essencial para a vivência da Palavra, para a experiência da salvação e dos frutos da mesma. O desejo de Deus é que todos cheguem ao conhecimento da verdade, da doutrina, e sejam salvos, mas, fato é que muitos a rejeitam (1 Tm 2.4). A Bíblia diz que a igreja perseverava na doutrina dos apóstolos, a qual recebera de Jesus (At 2.42). Como a doutrina bíblica é a verdade bíblica, esta será sempre ameaçada pela mentira. Aparece então o termo bíblico: sã doutrina, em oposição à falsa doutrina. A milícia pela verdade é renhida, Jesus foi exemplo disto e os crentes seguem esta luta. Uns encorajam e exortam aos outros como fazia Paulo a Tito para viver, zelar, pregar, falar, preservar a sã doutrina (Tt 2.1,7,10). A igreja do Senhor Jesus é da mesma maneira comissionada a conhecer, viver e zelar pela sã doutrina. Ela é encontrada na Palavra, deve ser vivida por todos os crentes e não pode deixar de ser proclamada nos púlpitos. Em uma aplicação da parábola de Jesus, a sã doutrina é o trigo, mas se os trabalhadores dormirem, o inimigo virá e semeará o joio, a mentira, a falsa doutrina. Que Deus guarde sua igreja.

 

A INTEGRIDADE DA DOUTRINA CRISTÃ

Manuela Costa Barros Estados Unidos

Brasileira, Primeira Tesoureira, professora da EBD, Deã Acadêmica do STB

 

Texto de Memorização

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra."  (2 Tm 3.16-17).



  1. O CAMINHO PARA A INTEGRIDADE DOUTRINÁRIA
  O caminho natural – aprendizado: 2 Tm 1.13; 3.13-16; Jo 5.39
  O caminho teórico – hermenêutica: Mt 21.13; Jo 19.28
  O caminho espiritual – prática: 1 Co 2.4,5; Tt 2.1,7,8
  2. A PERMANÊNCIA NA INTEGRIDADE DOUTRINÁRIA
  Buscando a pureza do corpo: Rm 12.1; 1 Pe 1.15; Hb 12.14
  Buscando a renovação da alma: Rm 12.2; 1 Pe 1.22; Sl 66.9
  Buscando o discernimento de espírito: 1 Co 2.13-15; 12.10; 2 Tm3.13
  3. O AFASTAMENTO DA INTEGRIDADE DOUTRINÁRIA
  O passo do desvio: 1 Tm 1.6; 2 Pe 3.16; 2 Tm 2.18; Tt 1.16
  O passo da rejeição: 1 Tm 1.19; 2 Tm 3.8; 4.3,4; Mt 13.19
  O passo da apostasia: 1 Tm 4.1; Hb 6.4-6; 10.29




2 Timóteo 3.14-17
Tito 2.1,7,10 (ARC)



2 Tm 3.14 - Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,
15 - E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
16 - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
17 - Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

Tt 2.1 - Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina.
7 - Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade,
10 - Não defraudando, antes mostrando toda a boa lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador.



 

 

 

Adeus à Hong-Kong

Superintendente. Rev. Eronides DaSilva

Índice Anual

A Polêmica do Dízimo

Editoração. Vania DaSilva

Índice 2010

Imagem do Divino

Revisão. Manuela Barros

Índice 2011

 

home print top


©1996-2011 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved